Quinta-feira, 28 de março de 2024

Plano de Salvaguarda da Festa do Divino foi entregue à comunidade de Pirenópolis

Plano apresenta ações de preservação e manutenção da Festa

Postado em: 14-06-2022 às 09h22
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Plano de Salvaguarda da Festa do Divino foi entregue à comunidade de Pirenópolis
Plano apresenta ações de preservação e manutenção da Festa | Foto: Reprodução

O plano de salvaguarda da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO) foi entregue em meio físico aos detentores nesta última segunda-feira, (13), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O plano, disponibilizado também na versão digital, traz as demandas e sugestões levantadas pelas comunidades detentoras para a preservação da manifestação, sendo definidas durante encontros virtuais realizados em 2021.  

De acordo com a historiadora do Iphan-GO, Renata Galvão, as reuniões virtuais foram abertas para a participação da comunidade, e o intuito foi garantir uma elaboração dialógica e democrática do plano. “As políticas públicas referentes aos bens registrados em âmbito federal têm como finalidades consolidar a autonomia da produção e reprodução da manifestação cultural, bem como a sua sustentabilidade”, explica. 

O instrumento apresenta ações como a criação de um calendário anual de reuniões para a organização e planejamento da celebração da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis; a organização de um coletivo deliberativo de salvaguarda da Festa do Divino; o estabelecimento de um projeto de Educação Patrimonial contínuo nas escolas municipais e estaduais; a elaboração de um livro sobre a Festa do Divino Espírito Santo, para difusão do universo do bem cultural com ações educativas; e a organização de um Centro de Referência da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. 

Continua após a publicidade

O plano é uma política do Iphan que visa aumentar a participação democrática dos cidadãos na formulação, no planejamento e execução das políticas de preservação do patrimônio cultural. “Ele visa o apoio e o fomento para a continuidade e existência do bem cultural, propiciando a reprodução dos saberes e práticas associados a ele”, destaca do superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral. 

O retorno da Festa 

Após dois anos de pandemia de Covid-19, a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis retomou o seu formato original, acontecendo integralmente de forma presencial. O primeiro registro da manifestação é de 1819, realizada sempre no período de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. Reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2010, a manifestação é inscrita no Livro de Registro das Celebrações. Durante quase 30 dias, a comunidade pirenopolina se envolve em novenas, folias, alvoradas, apresentações e diversas outras celebrações nas zonas rural e urbana. 

Veja Também