Quinta-feira, 28 de março de 2024

Ativismo em pauta: A cientista política Ludmila Rosa no ‘Papo Xadrez’

Participação da mulher e de jovens nas eleições são alguns dos temas que entram em discussão no próximo episódio

Postado em: 27-06-2022 às 10h03
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Ativismo em pauta: A cientista política Ludmila Rosa no ‘Papo Xadrez’
Participação da mulher e de jovens nas eleições são alguns dos temas que entram em discussão no próximo episódio | Foto: Divulgação

Guilherme de Andrade

 A décima nona edição do ‘Papo xadrez’ acontece com a cientista política e ativista goiana Ludmila Rosa, e vai ao ar nesta segunda-feira (27), às 19:30, no canal Youtube Papo Xadrez. Participação da mulher na política, sustentabilidade e iniciação política dos jovens são alguns dos temas que cercam o dia a dia profissional de Ludmila, e que vão entrar em pauta na transmissão desta semana. Essa discussão e muitas outras seguem disponíveis na íntegra pelo canal Youtube do podcast.

Ludmila é uma das líderes do movimento RAPS, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, e faz dessa pauta um dos guias de sua ação política. Com palestras Brasil afora, textos em jornais, ações em comunidades e entrevistas para a mídia, a ativista política leva a bandeira da sustentabilidade para a sua prática política cotidiana. Enquanto candidata a vereadora, a ‘causa verde’ era uma das propostas centrais em seu plano de governo. Trazer essa discussão com uma especialista vai render prato cheio para o podcast.

Continua após a publicidade

Outro segmento central na atuação política de Ludmilla está ligada à iniciação política de jovens. Envolvida com os programas Politizar e Parlamento Jovem, a ativista busca democratizar o acesso da população geral aos espaços públicos da política, através de instituições de ensino. Tendo participado de programas como esses enquanto aluna, e agora os tocando enquanto organizadora, além de já ter se lançado candidata, as vivências de Ludmila nos dão várias perspectivas de um ciclo completo da vida política.

Nos últimos episódios

Em dezoito semanas, o ‘Papo xadrez’ sempre se comprometeu em trazer discussões envolventes sobre diversos assuntos. Seja na política, ou no mundo da música, na produção cultural ou no mundo da moda: os apresentadores Felipe Cardoso e Yago Sales mostram domínio e tato ao lidar com todos convidados, e assim promovem os melhores ‘papos’ nos estúdios do Jornal O hoje. Da estreia com o jornalista e empresário Matheus Ribeiro até o último episódio com a cabeleireira e também empresária Bárbara Prado, o ‘Papo xadrez’ se consolida como o produto mais versátil e completo do grupo.

Na última transmissão, os estúdios do podcast receberam a empresária do ramo da beleza Bárbara Prado. Na gerência do Salão Illuminé, que fundou junto de sua irmã Bethânia, ela conta dos desafios do dia a dia nessa indústria. Falando um pouco da atividade do salão, ela conta que um dos cargos chefes do salão é a transição capilar. O número de pedidos de progressiva tem caído constantemente enquanto os processos de transição ao natural estão em alta. Bárbara fala sobre empoderamento feminino: “Elas têm que empoderar a beleza que elas têm”. 

Veja Também