Romeiros ganham parque temático ás margens da BR-060

Paulo e Euardo da Cinq, ao lado da família do artista grego Ktenas, a viúva Zilma e sua filha Daphyne

Postado em: 01-07-2022 às 09h00
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Romeiros ganham parque temático ás margens da BR-060
Paulo e Euardo da Cinq, ao lado da família do artista grego Ktenas, a viúva Zilma e sua filha Daphyne | Foto: Divulgação

Quem passar pela rodovia dos Romeiros pelos próximos dias irá se deparar com uma novidade: esculturas de bronze foram instaladas no KM 10 da GO-060, no mais novo parque municipal Trindade, o Parque dos Romeiros. As obras prestam homenagens à tradição da romaria e contam com elementos da cultura sertaneja, como o tradicional carro de boi, o carreiro, uma família de romeiros e até um cachorro. 

O projeto é uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Trindade, o Parqville Quaresmeira e a Cinq Desenvolvimento Imobiliário. Com nove mil metros quadrados, o Parque dos Romeiros conta com área verde, estacionamento e calçada acessível. Além desta estação temática e uma área de convivência, que foi projetada para receber a barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que sempre presta suporte aos romeiros ao longo dos dez dias de festa. 

O parque é fixo e continuará instalado após as festividades ao Divino Pai Eterno deste ano. Na próxima etapa, no local também será feito um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros. O espaço agradou a população, que se sentiu representada pelas esculturas expostas. “Ficou muito bonito. Já estava sabendo da inauguração do parque, até estava ansioso, mas não sabia das esculturas. A família de romeiros e o carro de boi, me lembrou a minha infância”, afirmou José Carlos da Silva, de 34 anos, que mora próximo à rodovia. 

Continua após a publicidade

A ideia da Cinq foi prestar homenagem aos caminhantes que passam pela região todos os anos, durante a famosa celebração religiosa e fazer uma representação da cultura local. “O espaço é de acolhimento e conforto aos romeiros e a todos que passarem pela região. O nosso intuito maior foi prestar uma homenagem à Festa de Trindade e a cidade. E, ao longo do ano, servirá como um local de eventos, abrigando feiras livres e outras atividades voltadas à comunidade”, explica Eduardo Oliveira, sócio-diretor de negócios da empresa. 

O artista 

As estátuas de bronze instaladas no Parque dos Romeiros estão fixadas no solo e foram as últimas obras feitas pelo artista grego, Angelos Ktenas, que morreu em 2019. “O Ktenas havia feito os moldes das obras e nós mandamos executar. A família de romeiros e o carreiro são feitas em bronze e foram soldadas no chão. Já o carro de boi, o animal e o cachorro são feitos de fibra de vidro”, explica Eduardo. “Essas instalações também são uma homenagem póstuma a esse grande artista, que foi o Ktenas. Uma das maiores referências nesse sentido de arte em bronze”, afirma.

Radicado em Goiânia desde a década de 1950 e um dos fundadores da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelos Ktenas nasceu em Karyá, um dos pontos mais altos de uma das ilhas mais bonitas da Grécia. Ele se despediu do país aos 16 anos com destino ao Brasil. Com passagens por Minas Gerais e Pará, tornou-se conhecido por mais de 100 intervenções em parques e bosques da capital goiana. 

“Tem várias obras dele espalhadas por Goiânia, no Museu Histórico, da Praça Cívica, e no Sesc Cidadania, por exemplo”, conta Zilma Eterna Faleiro Ktenas, viúva do artista. Homenagear a procissão de fé e os devotos do Divino Pai Eterno seria o último trabalho dele, depois iria se aposentar ”, reforça ela. 

“Esse trabalho foi muito especial de ser feito, pois ele era um romeiro. Veio algumas vezes andando e quando já estava mais doente de carro.  O Angelos já tinha feito a modelagem artística (das esculturas) e ficou apenas faltando alguns detalhes, mas ele deixou tudo encaminhado, até especificado por escrito”, acrescenta.  “Ver as obras dele aqui é a realização de um sonho, dele e de toda a família”, conclui a viúva. Zilma explica que o término da homenagem ficou por conta de Antônio Carlos, mais conhecido como Toninho, artista plástico, amigo e ex-colaborador de seu marido.

Veja Também