Religiosidade em pauta: Iyalorisá Mariléia traz a fé para o debate de políticas públicas

A conversa é sobre religiosidade, intolerância e ativismo político com Iyalorisá Mariléia

Postado em: 04-07-2022 às 09h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Religiosidade em pauta: Iyalorisá Mariléia traz a fé para o debate de políticas públicas
A conversa é sobre religiosidade, intolerância e ativismo político com Iyalorisá Mariléia | Foto: Divulgação

Guilherme de Andrade 

Acontece hoje (04) a vigésima edição do Papo Xadrez com Mariléia Ferreira da Silva Lasprilla, também conhecida como Iyalorisá Mariléia de Òsùmàrè. O encontro previsto para essa semana era com o influenciador digital Nilson Neto, mas devido emergências pessoais ele precisou adiar o bate-papo. No lugar, vamos ter uma conversa sobre religiosidade, intolerância e ativismo político com Iyalorisá Mariléia. O episódio vai ao ar às 19 horas pelo canal Youtube Papo Xadrez.

Na direção do terreiro de candomblé Asé Dan Fé Èrò, da produtora Movimento Agô produções e do coletivo Movimento Agô, Mariléia une sua fé e religiosidade com a prática profissional e política. Com formação em administração, especialização em marketing e vendas, e 20 anos de atuação na indústria farmacêutica, chegou o momento em que Mariléia reestruturou sua jornada. Ela conta que “trabalhei durante 20 anos na indústria farmacêutica e hoje acredito na cura por meio do alinhamento e compreensão do corpo, da mente e do espírito”.

Continua após a publicidade

Nascida em Porto Velho, se fixou em Aparecida de Goiânia no início da década de 90. Com raízes criadas na cidade, Mariléia começou a se envolver e lutar pelas causas do espaço em que vive. Seja pelos projetos sociais que toca, seja no combate à intolerância religiosa ou no seu trabalho enquanto produtora, Mariléia se mostra comprometida com a cidade e com aquilo que acredita, e o defende de maneira pró-ativa. Do cotidiano no terreiro, passando pela rotina profissional, à sua candidatura à vereadora em 2020: a Iyalorisá ocupa os espaços que a cerca em defesa daquilo e daqueles em que acredita.

Nos últimos episódios

O podcast alcança a marca dos 20 episódios com a Iyalorisá Mariléia de Òsùmàrè, mas até aqui muitas histórias foram contadas nos estúdios do jornal ‘O Hoje‘. Seja o assunto o mundo da política e seus bastidores, ou seja ele a vida dos influenciadores: o ‘Papo Xadrez’ se consolida como programa que sempre traz assuntos variados tratados da forma mais respeitosa e envolvente possível. Da conversa com o jornalista e empresário Matheus Ribeiro, ao bate-papo com a ativista política Ludmila Rosa, as mais de 30 horas de transmissão seguem disponíveis pelo canal Youtube do Papo Xadrez.

Na última edição, despedida de Yago Sales da equipe, os apresentadores falaram com Ludmila Rosa, cientista política formada e ativista em seu cotidiano. Nesse encontro, muito se falou sobre os bastidores da política, foi feita uma reflexão filosófica sobre a participação do povo nesse processo, e também, claro, conhecemos a trajetória pessoal e profissional de Ludmila. A ativista resume o espírito de sua atuação profissional: “A política é um espaço que cada vez mais precisa convidar a sociedade civil, o cidadão comum, para participar”.

Veja Também