Vereadora Aava Santiago no ‘Papo Xadrez’

A parlamentar fala da importância de se ocupar os espaços destinados a criação de políticas públicas

Postado em: 27-07-2022 às 09h04
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Vereadora Aava Santiago no ‘Papo Xadrez’
A fim de garantir às mulheres o pleno exercício dos direitos básicos a qualquer cidadão, Aava tornou- se parlamentar | Foto: Isabella Souza Lima

Guilherme de Andrade

O ‘Papo Xadrez’ alcançou sua 23° edição com a vereadora por Goiânia, Aava Santiago (PSDB). A parlamentar se tornou a primeira política profissional com mandato em andamento a vir no podcast. Contando de sua trajetória pessoal e política, a vereadora explica como suas experiências como indivíduo a levaram levantar as bandeiras que defende hoje. O episódio que foi transmitido ao vivo na última segunda-feira (25) segue disponível na íntegra pelo canal no YouTube ‘Papo Xadrez’.  

A fim de garantir às mulheres o pleno exercício dos direitos básicos a qualquer cidadão, Aava tornou- se parlamentar. Explicando sua missão enquanto vereadora, ela traz alguns dados que assustam. Aava conta que “mais de 50% das famílias que passam fome no Brasil, são chefiadas por mulheres”, ou seja, a fome crescente no País está socialmente concentrada nessa parcela da população. Ciente da importância do espaço que ocupa, ela afirma: “eu tenho que trazer mulheres como eu para ocupar esses espaços junto comigo”.

Continua após a publicidade

Sendo filha de pastores da Assembleia de Deus, o evangelho sempre esteve no cotidiano de Aava e ajudou a formá-la enquanto cidadã e pessoa pública. Lembrando de um projeto de alfabetização tocado pelos pais na favela do Sapo, no Rio de Janeiro, ela diz que “a igreja precisa sim se envolver com a política, mas sob a perspectiva da cidadania”. Falando da importância do evangelho em sua vida, ela lamenta que o espaço da igreja seja usado “de palanque para um projeto de poder que é a antítese de tudo que o evangelho prega”.

Uma das lutas cotidianas de Aava é garantir o respeito e o acesso de mulheres mães à política e ao mercado de trabalho. A parlamentar conta sobre os projetos que levou à câmara voltados a esse grupo: seja para garantir um pré-natal para jovens em situação de vulnerabilidade ou para facilitar o acesso dessas mulheres ao mercado de trabalho, a parlamentar traz sua experiência enquanto mãe para sua atuação profissional. Ela resume: “Não dá para a gente esperar a boa vontade de um gestor, homem, para a gente conseguir avançar nas pautas que são de sobrevivência das mulheres”.

Um comentário frequente para a vereadora é: “se você trabalha tantas pautas caras para a esquerda, por que você se filiou ao PSDB?”. A vereadora ressalta que a direita no Brasil foi ideologicamente esvaziada e que, por isso, pautas clássicas do liberalismo estão sendo associadas à esquerda. Além disso, e sobretudo, Aava rebate esses comentários com fatos: “Nenhum partido de esquerda com viabilidade eleitoral investiu suas fichas em uma candidatura de uma mulher sem sobrenome como eu”.

Na voz dos apresentadores

Sobre o encontro com a vereadora, o apresentador Felipe Cardoso comenta: “Acompanho o trabalho de Aava desde as eleições passadas e fico feliz que ela seja a primeira política com mandato em curso a vir no podcast”. Felipe destaca a importância das bandeiras levantadas pela parlamentar em sua atuação cotidiana. Ele reforça dizendo que “ficou claro para nós como as vivências dela (Aava) como indivíduo compõem seu exercício enquanto agente público”.  

Ananda Leonel, ao fim da transmissão, disse que “fico satisfeita em ver mulheres como Aava em posições de poder”. A apresentadora ressalta a importância de políticas públicas voltadas para a maternidade e para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ananda conta ainda que essas políticas só vão se concretizar da forma ideal pelas mãos de mulheres parlamentares, assim como a vereadora. “Espero que o exemplo seja seguido por muitas meninas, precisamos desse tipo de comprometimento nos parlamentos Brasil afora”.

Nos últimos episódios

A vereadora Aava Santiago é a primeira parlamentar com mandato em andamento a vir no ‘Papo Xadrez’. Na vigésima terceira transmissão do podcast, a conversa foi sobre a arena política profissional e como se dá a participação das mulheres nesse meio. O podcast se consolida como programa de versatilidade, engajamento social e, sobretudo, respeito. Esse episódio e todos os outros que já aconteceram até aqui seguem disponíveis na íntegra pelo canal no YouTube ‘Papo Xadrez’. 

Na última transmissão, os apresentadores Felipe e Ananda receberam o perito criminalista Antenor Pinheiro. Com mais de três décadas de experiência com investigações policiais, acidentes graves e mortes violentas, o perito trouxe um papo inédito no programa. Da trajetória profissional que se iniciou na juventude, passando pelos casos mais marcantes da carreira, até as críticas já consolidadas sobre o processo investigativo no Brasil: Antenor não deixa nada de fora.  O vigésimo primeiro episódio do ‘Papo Xadrez’ aconteceu com o influenciador e cantor digital Nilson Neto. O tiktoker veio aos estúdios do jornal ‘O Hoje’ e falou desde o início de sua carreira pública, ainda como cantor na infância, até o ‘boom’ em suas redes sociais que aconteceu durante a pandemia. O influenciador não se esquivou de nada: os boatos sobre o romance com Beca Barreto e os planos para o futuro de sua carreira foram revelados.

Veja Também