Quinta-feira, 28 de março de 2024

Testagem gratuita para hepatite é oferecida em Goiânia

Hepatologista Patrícia Borges ressalta que a testagem em massa possibilita o diagnóstico precoce da hepatite

Postado em: 28-07-2022 às 09h17
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Testagem gratuita para hepatite é oferecida em Goiânia
Hepatologista Patrícia Borges ressalta que a testagem em massa possibilita o diagnóstico precoce da hepatite | Foto: Arquivo

Em 20 anos, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 689.933 casos de hepatites virais no Brasil, de acordo com o Boletim Epidemiológico sobre as hepatites virais, divulgado no ano passado pelo Ministério da Saúde. Para alertar a população sobre a doença, julho ganhou a cor amarela nas ações e um dia ‘D’: 28 de julho é considerado o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais. 

As hepatites virais são infecções no fígado e consideradas silenciosas, uma vez que a maioria dos casos não apresenta sintomas e geralmente são diagnosticados em estágios avançados. Quando presente, o quadro clínico pode manifestar-se com queixas inespecíficas tais como fadiga, desconforto ou dor abdominal, coceira, febre e vômitos. Além disso, pode ter sinais mais sugestivos de comprometimento hepático, como, icterícia (pele e/ou olhos amarelados), urina de cor escura e fezes mais claras.

Como forma de fazer esse diagnóstico precoce, o Órion Complex promove, em parceria com a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia e com apoio da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), um dia de testagens gratuitas para a população. Hoje (28), das 8h às 17h, todos que passarem pela recepção do local, com entrada pela Avenida Mutirão, no setor Marista, poderão fazer o teste de hepatite B e C, HIV e sífilis gratuitamente, além de receber orientações em relação às doenças. 

Continua após a publicidade

“A maioria das pessoas desconhece que possui a doença e a testagem em massa possibilita o diagnóstico precoce. Se ele acontecer tardiamente, a hepatite já pode ter evoluído para uma cirrose ou câncer de fígado. Além disso, quando a pessoa descobre, evita a contaminação de outras, que acontece atráves do sexo sem preservativo e de objetos perfuro-cortantes”, destaca a hepatologista Patrícia Borges, que é embaixadora da SBH em Goiás e CEO do Liver – Instituto Brasileiro do Fígado.

O teste para hepatite é parecido com o de glicose, feito apenas com uma gotinha de sangue e o resultado também sai em poucos minutos. Aqueles que estiverem positivados para alguma das enfermidades serão orientados e encaminhados para unidades de saúde especializadas para o devido acompanhamento. “Nos outros anos, fizemos cerca de 500 testes neste evento, que aconteceu em locais diferentes. Porém, devido ao fluxo de pessoas no Órion, estamos preparados para fazer mais que isso neste ano”, conta Patrícia.

Testagem para Hepatite

Julho Amarelo no Órion

Quando: quinta-feira (28), das 8h às 17h

Onde: Avenida Mutirão, Setor Marista – Goiânia

Testes: Hepatite B e C, HIV e Sífilis

Participação: Gratuita

Veja Também