Museu de Língua Portuguesa celebra um ano de reabertura

Ao todo, foram 40 eventos promovidos pelo Núcleo de Exposições e Programação Cultural do Museu

Postado em: 30-07-2022 às 09h51
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Museu de Língua Portuguesa celebra um ano de reabertura
A entrada no Museu da Língua Portuguesa será gratuita por todo o fim de semana | Foto: Reprodução

O Museu da Língua Portuguesa comemora um ano de sua reabertura no próximo domingo, dia 31 de julho. E para celebrar esta data contará com uma apresentação gratuita da cantora Tulipa Ruiz e seu irmão, o músico Gustavo Ruiz. E o melhor: além do show, a entrada para o museu será gratuita tanto no sábado (30) quanto no domingo (31).  

Tulipa e Gustavo vão se apresentar diretamente da Praça da Língua, um dos locais da mostra principal do Museu da Língua Portuguesa. Nesta performance de voz e violão, ela vai revisitar faixas de seus quatro álbuns (‘Efêmera’, ‘Tudo Tanto’, ‘Dancê’ e ‘Tu’) – algumas surpresas também são esperadas. A performance vai começar às 12h. Os ingressos, limitados à lotação do espaço, serão distribuídos gratuitamente a partir das 11h, na bilheteria do Portão A, por ordem de chegada.  

Também como parte da comemoração do aniversário de reabertura, a entrada no Museu da Língua Portuguesa será gratuita por todo o fim de semana. Além do sábado (30), que tradicionalmente já tem entrada grátis, o mesmo acontecerá no domingo (31). Para evitar filas na entrada do Museu, a dica é emitir o ingresso antecipadamente pelo Sympla.  

Continua após a publicidade

“Nesse primeiro ano de retorno às atividades, pudemos retomar a dimensão da língua portuguesa como patrimônio, aprofundando várias questões contemporâneas da nossa exposição principal nas mostras temporárias e atividades. Tem sido muito gratificante ver nossas exposições cheias, criando diálogos com diferentes públicos”, afirma Renata Motta, diretora-executiva do Museu. “Também conseguimos estabelecer uma relação muito mais potente com o território em que o Museu está inserido, e que tem tantos desafios sociais”, completou. 

Destaques

Desde a sua reabertura, o Museu da Língua Portuguesa recebeu mais de 260 mil visitantes, que, ao longo deste período, puderam se encantar com a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e no mundo por meio de sua exposição principal e também em mostras temporárias como a ‘Língua Solta’ (de julho a setembro de 2021) e ‘Sonhei em português!’ (de novembro de 2021 a junho de 2022). Em breve, será inaugurada a mostra ‘Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação’, que vai falar sobre as línguas e as culturas indígenas brasileiras.   

O retorno foi marcado pela expansão física do museu, que passou a realizar atividades no saguão B e no saguão central da Estação da Luz. De instalações, como ‘O Conto da Ilha Desconhecida’, em homenagem ao escritor português José Saramago, a oficinas voltadas para o público infantil no Estação Férias e saraus, boa parte deles comandado pelo ativista cultural Sérgio Vaz. 

Veja Também