Paraúna encanta turistas por suas belezas naturais

Com pouco mais de 10 mil habitantes, a cidade guarda belezas ainda pouco exploradas e possui uma preservação encantadora

Postado em: 01-08-2022 às 08h47
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Paraúna encanta turistas por suas belezas naturais
Alguns moradores da região afirmam que Paraúna recebe visitas de seres de outros planetas | Foto: Divulgação

Nesta edição, o Essência te convida a conhecer a cidade de Paraúna, no interior de Goiás, e que está situada a 150 km da Capital. Com pouco mais de 10 mil habitantes, conforme o último Censo (2018), a cidade guarda belezas ainda pouco exploradas e, por isso, guarda uma preservação encantadora. Alguns moradores da região afirmam que Paraúna recebe visitas de seres de outros planetas. Esse misticismo se deve a formações rochosas em arenito, com formatos bem curiosos, que foram feitas pela natureza e a ação do tempo, durante milhares de anos. Segundo os geólogos, as formações rochosas são de idade permo-carbonífera, com cerca de 290 milhões de anos e provenientes de erosão que deu formas tão originais às rochas.

Serra das Galés

A primeira parada é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, o parque ‘Arqueólogo Serra das Galés’, que desde 1996 é reconhecido como Reserva Particular do Patrimônio Natural. Lá se encontra a tão famosa ‘Pedra do Cálice’, ‘Pedra da Tartaruga’ e tantas outras. A ‘Pedra do Cálice’ tem cerca de 15m de altura e a vinícola da cidade colocou o nome do vinho produzido por lá de ‘Cálice de Pedra’ para homenageá-la. Quem passar pelo parque também pode conhecer a pedra ‘Lorde Francês’, que visivelmente consegue-se enxergar a silhueta de um homem com vestes e cabelo de um lorde.

Serra da Portaria

No ‘Vale da Portaria’ também há vestígios de construções de antigas civilizações, que podem ter ligação com os povos maia e inca, que desafiam a imaginação dos turistas. Um dos pontos de visitação é o intrigante relógio que marca as horas pela posição do sol. No pé da serra encontra-se também uma queda d’água que forma uma bela piscina natural, adequada para banho.

Continua após a publicidade

Serra da Arnica

Muito procurada por atletas para praticarem trilhas em motos, essa serra tem grandes paredões de pedra que lembram uma fortaleza e uma formação rochosa que lembra um felino em posição de esfinge. A serra ganhou esse nome por ser coberta pela planta ‘arnica’ e é outro espaço da cidade que está envolto em mistérios por ser um local pouco visitado.

Muralha de Pedra

Outra formação rochosa curiosa que todos que tem a oportunidade de conhecê-la se impressionam. Esta forma uma grande estrutura que se assemelha ao um muro, mas o que chama atenção são os mais de 80 km de extensão com pedras que formam degraus.

Ponte de Pedra

Talvez um dos pontos mais visitados da cidade e mais apreciados pelos moradores de Paraúna. Distante 60 km da cidade, a ação das águas do ‘Rio Ponte de Pedra’ formou uma ponte natural e uma gruta cheia de estalactites e estalagmites de grande beleza e interesse científico. Uma verdadeira obra de arte feita pela natureza. Quem for visitá-la pode ficar à vontade para levar suas quitandas para um piquenique ou até mesmo os ingredientes para um delicioso churrasco.

Cachoeiras do Cervo e do Desengano

E para os amantes de cachoeiras, Paraúna não deixa a desejar. As duas mais famosas da região são a do ‘Cervo’ e a do ‘Desengano’. A cachoeira do ‘Cervo’ tem complexos de saltos e cachoeiras que formam poços perfeitos para banho, uma de suas quedas tem aproximadamente 12m de altura. Já a cachoeira do ‘Desengano’ é uma das três quedas do complexo e uma das mais visitadas. A paisagem pode ser vista de longe, começando a experiência antes mesmo de chegar.

Igreja do Cristo

Para finalizar, o famoso ‘Cristo Redentor’ fica localizado no alto da serra no centro da cidade. Quando você se aproxima do local já avista uma bela praça que a noite, bem iluminada impressiona. Subindo a serra percebe-se a quantidade de verde, o que deixa a paisagem do caminho ainda mais bonito. No alto além do Cristo há uma capela simples, mas que vale a pena conhecer. Como todos os pontos turísticos da cidade estão em uma redoma de misticismo, esse não poderia ser diferente. As histórias contadas pelos moradores sobre esse lugar nem sempre têm um final feliz. Mas esses fatos não anulam a beleza e a experiência que essa cidade proporciona pra quem se dispõe a conhecê-la de forma integral.

Veja Também