Peeling é capaz de tratar manchas e rejuvenescer aspecto da pele

Já usado por Gisele Bündchen e Cláudia Raia, peeling é capaz de tratar manchas e manter aspecto de bem cuidada e saudável

Postado em: 02-08-2022 às 09h38
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Peeling é capaz de tratar manchas e rejuvenescer aspecto da pele
O procedimento demanda cuidados como evitar exposições ao sol, usar protetor solar, evitar tocar a área tratada e usar cremes hidratantes | Foto: Reprodução

Presente entre os tratamentos estéticos mais feitos pelas famosas do Brasil e do exterior, como Claudia Raia e Gisele Bündchen, o peeling remove as células mortas da pele por meio da aplicação de substâncias ácidas e é capaz de tratar manchas, rejuvenescer e deixar a pele com aspecto mais liso. No entanto, o tratamento é rodeado de dúvidas e para esclarecer essas questões, a biomédica e especialista em saúde estética, Vânia de Paula, explica os tipos de tratamentos e as funções de cada um.

“O Peeling é o processo de remoção das camadas superficiais da pele. Com essa remoção, a pele fica reestruturada e estimula a produção de colágeno que é a substância que dá firmeza à pele e a deixa com o aspecto de renovada. Essa remoção também é eficaz para prevenir problemas faciais e dermatológicos, como cicatrizes, craves, espinhas e manchas”, explica Vânia. Segundo a especialista, há dois tipos de peeling: O físico e o químico. Esses tipos se dividem em outros subtipos que são usados conforme as especificações de pele da pessoa.

O peeling físico é feito por meio do uso de equipamentos, cremes abrasivos ou aparelhos que realizam uma descamação mecânica na pele. Pode ser feito por fluxo de cristais, os chamados ‘peeling de cristal’, que é utilizado para combater cicatrizes de acne, remover manchas de sol e de cravos ou rugas finas, sem o uso de produtos químicos. As sessões podem ser feitas de uma a duas vezes por semana, conforme o estado da pele, e em qualquer parte do corpo, apesar de ser mais comum no rosto.

Continua após a publicidade

Já o peeling de diamante, também conhecido como microdermoabrasão, consiste em uma esfoliação na pele feita com uma caneta com uma lixa diamantada na ponta para a remoção das células mortas na camada mais superficial. É recomendado para quem deseja amenizar as machas, eliminar estrias brancas e vermelhas e diminuir a oleosidade da pele. As sessões duram cerca de 15 a 30 minutos e podem ser feitas uma vez no mês. As duas versões do tratamento exigem cuidados pré e pós procedimento.

Vânia revela que exposição ao sol e uso de protetor solar é um dos cuidados mais importantes. “Tanto o peeling de cristal quando o de diamante necessitam de atenção no pré e pós-procedimento. É recomendável que se evite exposição ao sol e faça uso constante do protetor solar. Além disso, é importante consultar um profissional antes de realizar outros procedimentos de estéticos. Justamente por esse risco em se expor ao sol, esse tipo de procedimento é mais procurado durante o inverno”, diz.

Ao contrário do físico, o peeling químico usa substâncias ácidas para fazer a remoção das camadas danificadas da pele e promover o crescimento de camadas lisas. Além de auxiliar na produção de colágeno, o peeling é ideal para quem deseja eliminar linhas de expressão. “O peeling químico superficial é mais usado por quem quer clarear e tirar marcas de acne e rugas que estão superficiais. Já no químico médio, é usado ácidos para remover manchas mais profundas. Por fim, o químico profundo é recomendado para as pessoas que têm a pele danificada pelo sol e acidentes que sofreu e deixou cicatrizes, por exemplo”, comenta Vânia.

Assim como no outro tipo, esse procedimento também demanda cuidados, como evitar exposições ao sol e usar protetor solar com frequência. É importante evitar tocar a área tratada, já que ela estará sensível, e usar cremes hidratantes para evitar que novas manchas apareçam. Enfim, para manter a pele com aspecto bem cuidado e saudável é preciso estar sempre atento ao seu corpo e as suas necessidades. Autoestima e cuidado com si vai além do físico, é uma forma de manter uma boa autoestima e consequentemente, sua saúde mental equilibrada.

Veja Também