Edward Madureira no ‘Papo Xadrez’

O ex-reitor e pré-candidato a deputado federal conta de sua trajetória na educação e de seus planos na política nacional

Postado em: 03-08-2022 às 08h32
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Edward Madureira no ‘Papo Xadrez’
Da universidade pública, para a iniciativa privada, de volta à universidade e rumo à gestão pública | Foto: O Hoje

Guilherme de Andrade 

A 24° edição do ‘Papo Xadrez’ ocorreu nesta segunda-feira (1º) com o ex-reitor da Univeridade Federal de Goiás (UFG) e pré-candidato a deputado federal, Edward Madureira (PT). O encontro anunciado para esta semana era com a empresária Júlia Galvão, mas ela não pôde comparecer por questões de saúde. No lugar do papo sobre empreendedorismo, falamos sobre educação e políticas públicas com Madureira, que já foi reitor por três mandatos e também esteve no comando da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). A transmissão continua disponível na íntegra pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez’.  

No início da conversa, Madureira fala de sua infância em Goiânia. Filho único de servidores públicos, sempre foi aluno dedicado e respeitoso. “Eu não gosto de levar vantagem, por isso tenho poucos desafetos”, explica contando sobre os valores herdados da família que estão com ele até o hoje. Saudoso ele lembra da antiga Goiânia e critica o atual modelo de desenvolvimento imposto à cidade: “A gente vê com tristeza Goiânia perdendo área verde, perdendo espaços de lazer, uma pressão imobiliária muito grande…”, concluiu.

Continua após a publicidade

Ainda em seus 17 anos, e já prestando vestibular para entrar no ensino superior, Edward não havia se encontrado profissionalmente. No momento da inscrição para as provas da UFG, ele tinha consigo uma ficha para o curso de Física, que resolveu rasgar no último momento e prestar para Agronomia. Aprovado, terminou a graduação em quatro anos e logo seguiu para um mestrado na área. Hoje ele diz ter se encontrado: “se pudesse faria tudo de novo”, finaliza. 

Falando de suas gestões enquanto reitor, ele destaca dois momentos principais. Um primeiro momento onde as universidades tinham respaldo financeiro do governo federal para crescer, período esse de maior desenvolvimento da história da UFG. O segundo momento seria durante sua última gestão, já no governo Bolsonaro, com ataques públicos às universidades e seus orçamentos, mas também durante a pandemia. Falando das contas atrasadas e da possibilidade de paralisação ele resume: “Foi um malabarismo manter a universidade de pé”.

Por último, Edward fala de suas aspirações políticas. Trazendo sua experiência enquanto agrônomo, professor, pesquisador e reitor ele promete dar atenção especial para a educação no país. O ex-presidente da ANDIFES fala da potência e da estrutura que o Brasil tem para desenvolver ciência, ressaltando a falta de verba para funcionamento devido desse espaço e dessa mão de obra. “Todos nós precisamos de educação a vida inteira”, ele finaliza defendendo a criação de uma bancada da educação nas casas de lei do país.

Na voz dos apresentadores

Felipe Cardoso, um dos responsáveis pela apresentação do podcast, se diz satisfeito após a transmissão desta semana. “Eu já conhecia a figura do Edward, mas agora saber da história de vida da pessoa por trás da imagem pública dá um novo sentido a suas lutas”, disse o apresentador. Felipe elogia ainda o comprometimento e a atuação do pré-candidato na área da educação e complementa: “tendo a experiência prática no cotidiano do ensino público do país, acredito que, se eleito, podemos esperar uma maior atenção a essa área”.  

Ananda Leonel, colega de Felipe na apresentação, também diz ter saído com uma boa impressão do encontro. “Além de conhecer melhor sua história dentro e fora da faculdade, consegui entender o porquê dele se manter ali”, disse. Ananda ressalta ainda a importância das conquistas alcançadas na UFG durante as gestões de Edward e finaliza contando que, em seu último mandato, “ele sentiu na pele como um governo descomprometido com a educação pode afetar o país, e justamente por isso ele se lança na disputa por esse espaço”.

Nos últimos episódios 

O ‘Papo Xadrez’ alcança sua 24º edição com o ex-reitor e pré-candidato Edward Madureira. O papo sobre política, educação e políticas públicas é apenas um na série de encontros que já aconteceram nos estúdios do Jornal ‘O Hoje’. O podcast se consagra em sua versatilidade: política, moda, música e humor, todo papo pode se tornar um ‘Papo Xadrez’. Esta transmissão e todas as outras que já aconteceram até aqui seguem disponíveis na íntegra pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez’.

Na última edição, os apresentadores Felipe e Ananda estiveram com a vereadora por Goiânia, Aava Santiago (PSDB). Durante o encontro, a parlamentar conta de sua infância na favela do Sapo, no Rio de Janeiro, da juventude em Goiás, até a vida como política profissional. Falando das bandeiras que defende enquanto mulher, crente e favelada, a parlamentar afirma: “eu tenho que trazer mulheres como eu para ocupar esses espaços junto comigo”.

A 22º transmissão do podcast aconteceu com o perito criminal Antenor Pinheiro. Com mais de 30 anos de experiência com acidentes, mortes violentas e investigações criminais, o perito explica o funcionamento de parte do sistema de justiça ilustrando com casos marcantes de sua carreira. Sem poupar críticas ao sistema do qual faz parte, ele finaliza dizendo que “essa balela de bala perdida é preguiça de investigação ou preguiça processual”.

Veja Também