Cacau Mila é a 25º convidada do ‘Papo Xadrez’
A terapeuta tântrica e influenciadora falou sobre sexo, autocuidado e relacionamentos abusivos
Guilherme de Andrade
A 25° edição do ‘Papo Xadrez’ ocorreu com a influenciadora digital e terapeuta tântrica Cacau Mila. Durante o encontro, os assuntos giraram em torno das vivências das mulheres, seja num relacionamento ou sozinhas. O autocuidado e o amor próprio são postos por Cacau como a base de todas relações, seja uma relação consigo ou com outros. O bate-papo de segunda-feira (8) segue disponível na íntegra pelo canal do Youtube ‘Papo Xadrez’.
Cacau começa o encontro falando de suas experiências enquanto Camila Lourenzo da Silva, jovem que nasceu e cresceu em Amorinópolis, no interior do Estado de Goiás. Durante esse período, sua vida girava em torno de sua família, da igreja e dos serviços sociais que fazia. Olhando para trás, para a estudante de História na UEG, ainda com cabelos longos, sem nenhuma tatuagem e que cantava nos cultos da igreja, Cacau diz que, hoje, “a criança que eu fui um dia está com muito orgulho de mim”.
Depois que saiu de sua cidade natal, Camila começa a se tornar Cacau. “A Camila aprendeu a ser Cacau para viver na cidade grande”, resume a influenciadora. Movida pelo desejo de alcançar as pessoas e fazer coisas grandiosas, ela se muda para Florianópolis e em seguida para Goiânia. “Eu não teria conseguido chegar aqui se eu não tivesse criado a cacau para aprender a me defender, para ser firme, para sustentar minha opinião…”, concluiu.
Após a mudança de Camila para Cacau (processo esse ainda em construção), a influenciadora começou a ficar famosa por aquilo que faz hoje. Conselhos sobre as sensibilidades múltiplas do corpo da mulher, dicas para escapar de relacionamentos abusivos, discussões sobre uma sexualidade saudável e boas práticas durante o sexo: questões básicas para o cotidiano das mulheres discutidas sem censura alguma.
A partir desse ponto, Cacau se envolve mais profundamente com questões relacionadas ao feminismo, promovendo inclusive uma campanha contra a violência doméstica. Ela diz que as violências sofridas por mulheres têm sido mais discutidas e que isso é positivo no combate a essas práticas, mas que esse avanço ainda é restrito a algumas bolhas. Ciente da posição que ocupa perante aquelas que a assistem, ela finaliza: “sou a manifestação do sonho de muitas mulheres que vieram antes de mim, que queriam ter gritado, queriam ter ido embora, que queriam ter enfrentado um homem e não tiveram coragem…”
Na voz dos apresentadores
Depois do encontro com Cacau, a apresentadora Ananda Leonel comentou: “é urgente ter mulheres que passaram por esse processo de libertação de si, falando para outras mulheres que talvez estejam na mesma situação”. A apresentadora destacou a importância das pautas trabalhadas pela influenciadora. “Reconheci muitas vezes ao longo das falas de Cacau situações vividas por mim e por diversas amigas”, finalizou reforçando o combate às violências cotidianas vividas por mulheres, apenas pela condição de ser mulher.
Felipe Cardoso, parceiro da Ananda na apresentação, reforça a importância do bate-papo dessa semana. “Saber e combater as violências cotidianas que muitas mulheres sofrem em silêncio é fundamental para construir qualquer relacionamento saudável”, comentou. O apresentador destaca a importância da jornada pessoal de Cacau como exemplo para mulheres e também para homens. “Seja homem ou mulher, é fundamental que todos acessem o conhecimento que a Cacau oferece”, finalizou.
Nos últimos episódios
O bate-papo com Cacau Mila ocorre na 25° edição do podcast. A terapeuta tântrica soma-se ao grupo heterogêneo de convidados do ‘Papo Xadrez’. Seja no encontro com a vereadora Aava Santiago (PSDB), seja no episódio com Iyalorisá Marileia de Òsùmàrè, o programa se consolida em sua versatilidade. O bate-papo com Cacau e todos os outros que já aconteceram até aqui estão disponíveis na íntegra pelo canal do Youtube ‘Papo Xadrez’.
No último episódio, os apresentadores Felipe e Ananda estiveram com o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pré-candidato a deputado federal, Edward Madureira (PT). No bate-papo sobre gestão pública e política, o professor conta sobre sua experiência na UFG como docente e como reitor. Do crescimento que se viu na instituição durante suas duas primeiras gestões, até o período de cortes e ataques à universidade pública que vivemos nos últimos anos: Edward não escondeu nada de nossos apresentadores.
Em sua vigésima terceira edição, o podcast recebeu a vereadora por Goiânia, Aava Santiago (PSDB). Durante o encontro, a parlamentar falou de suas origens na periferia do Rio de Janeiro, de sua trajetória enquanto mulher e mãe, além, claro, de sua atuação cotidiana como política profissional. Aava, que agora é candidata a deputada federal, quer levar a luta por políticas públicas voltadas à mulher, e à população em situação de vulnerabilidade, da esfera municipal para a federal.