Cacau Mila é a 25º convidada do ‘Papo Xadrez’

A terapeuta tântrica e influenciadora falou sobre sexo, autocuidado e relacionamentos abusivos

Postado em: 10-08-2022 às 08h32
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cacau Mila é a 25º convidada do ‘Papo Xadrez’
Da vida na igreja, até o cotidiano com a Tântrica: Cacau não deixa nada de fora desse encontro | Foto: Cecília Epifânio Nogueira e Ferreira

Guilherme de Andrade

A 25° edição do ‘Papo Xadrez’ ocorreu com a influenciadora digital e terapeuta tântrica Cacau Mila. Durante o encontro, os assuntos giraram em torno das vivências das mulheres, seja num relacionamento ou sozinhas. O autocuidado e o amor próprio são postos por Cacau como a base de todas relações, seja uma relação consigo ou com outros. O bate-papo de segunda-feira (8) segue disponível na íntegra pelo canal do Youtube ‘Papo Xadrez’.

Cacau começa o encontro falando de suas experiências enquanto Camila Lourenzo da Silva, jovem que nasceu e cresceu em Amorinópolis, no interior do Estado de Goiás. Durante esse período, sua vida girava em torno de sua família, da igreja e dos serviços sociais que fazia. Olhando para trás, para a estudante de História na UEG, ainda com cabelos longos, sem nenhuma tatuagem e que cantava nos cultos da igreja, Cacau diz que, hoje, “a criança que eu fui um dia está com muito orgulho de mim”.

Continua após a publicidade

Depois que saiu de sua cidade natal, Camila começa a se tornar Cacau. “A Camila aprendeu a ser Cacau para viver na cidade grande”, resume a influenciadora. Movida pelo desejo de alcançar as pessoas e fazer coisas grandiosas, ela se muda para Florianópolis e em seguida para Goiânia. “Eu não teria conseguido chegar aqui se eu não tivesse criado a cacau para aprender a me defender, para ser firme, para sustentar minha opinião…”, concluiu.

Após a mudança de Camila para Cacau (processo esse ainda em construção), a influenciadora começou a ficar famosa por aquilo que faz hoje. Conselhos sobre as sensibilidades múltiplas do corpo da mulher, dicas para escapar de relacionamentos abusivos, discussões sobre uma sexualidade saudável e boas práticas durante o sexo: questões básicas para o cotidiano das mulheres discutidas sem censura alguma. 

A partir desse ponto, Cacau se envolve mais profundamente com questões relacionadas ao feminismo, promovendo inclusive uma campanha contra a violência doméstica. Ela diz que as violências sofridas por mulheres têm sido mais discutidas e que isso é positivo no combate a essas práticas, mas que esse avanço ainda é restrito a algumas bolhas. Ciente da posição que ocupa perante aquelas que a assistem, ela finaliza: “sou a manifestação do sonho de muitas mulheres que vieram antes de mim, que queriam ter gritado, queriam ter ido embora, que queriam ter enfrentado um homem e não tiveram coragem…”

Na voz dos apresentadores

Depois do encontro com Cacau, a apresentadora Ananda Leonel comentou: “é urgente ter mulheres que passaram por esse processo de libertação de si, falando para outras mulheres que talvez estejam na mesma situação”. A apresentadora destacou a importância das pautas trabalhadas pela influenciadora. “Reconheci muitas vezes ao longo das falas de Cacau situações vividas por mim e por diversas amigas”, finalizou reforçando o combate às violências cotidianas vividas por mulheres, apenas pela condição de ser mulher.

Felipe Cardoso, parceiro da Ananda na apresentação, reforça a importância do bate-papo dessa semana. “Saber e combater as violências cotidianas que muitas mulheres sofrem em silêncio é fundamental para construir qualquer relacionamento saudável”, comentou. O apresentador destaca a importância da jornada pessoal de Cacau como exemplo para mulheres e também para homens. “Seja homem ou mulher, é fundamental que todos acessem o conhecimento que a Cacau oferece”, finalizou.

Nos últimos episódios

O bate-papo com Cacau Mila ocorre na 25° edição do podcast. A terapeuta tântrica soma-se ao grupo heterogêneo de convidados do ‘Papo Xadrez’. Seja no encontro com a vereadora Aava Santiago (PSDB), seja no episódio com Iyalorisá Marileia de Òsùmàrè, o programa se consolida em sua versatilidade. O bate-papo com Cacau e todos os outros que já aconteceram até aqui estão disponíveis na íntegra pelo canal do Youtube ‘Papo Xadrez’.

No último episódio, os apresentadores Felipe e Ananda estiveram com o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pré-candidato a deputado federal, Edward Madureira (PT). No bate-papo sobre gestão pública e política, o professor conta sobre sua experiência na UFG como docente e como reitor. Do crescimento que se viu na instituição durante suas duas primeiras gestões, até o período de cortes e ataques à universidade pública que vivemos nos últimos anos: Edward não escondeu nada de nossos apresentadores.

Em sua vigésima terceira edição, o podcast recebeu a vereadora por Goiânia, Aava Santiago (PSDB). Durante o encontro, a parlamentar falou de suas origens na periferia do Rio de Janeiro, de sua trajetória enquanto mulher e mãe, além, claro, de sua atuação cotidiana como política profissional. Aava, que agora é candidata a deputada federal, quer levar a luta por políticas públicas voltadas à mulher, e à população em situação de vulnerabilidade, da esfera municipal para a federal.

Veja Também