Projeto visa estruturar trilhas com padrões de mapeamento, sinalização e rede de estabelecimentos essenciais

A cada estrada percorrida e cidade desbravada, o Brasil surpreende por nos apresentar paisagens deslumbrantes

Postado em: 11-08-2022 às 09h05
Por: Lanna Oliveira
Os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e o ICMBio mantêm a RedeTrilhas com foco no apoio à construção e ao desenvolvimento de roteiros | Foto: Divulgação

A cada estrada percorrida e cidade desbravada, o Brasil surpreende por nos apresentar paisagens deslumbrantes. Um País continental que oferece as mais diversas opções turísticas, sendo uma das mais procuradas, as trilhas em áreas naturais. Espalhadas ao longo dos Estados, a atração turística chama a atenção dos governos que buscam incentivar as iniciativas. Exemplo disso foi a apresentação, esta semana, da trilha de longo percurso ‘Volta ao Rio’. Ela conecta os principais atrativos naturais, turísticos e culturais do estado do Rio de Janeiro.

A Trilha de Longo Curso Circular do Estado do Rio de Janeiro ‘Volta ao Rio’ reúne mais de 500 km de percurso, abrangendo 11 cidades do estado do Rio de Janeiro, como Niterói, Cabo Frio, Petrópolis e a capital fluminense. O projeto inclui também os 183 km da Trilha Transcarioca, primeira trilha de longo curso a fazer parte da RedeTrilhas, iniciativa interministerial que incentiva o turismo em áreas naturais, além da geração de emprego e renda para as comunidades em volta destes percursos.

Os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e o ICMBio mantêm a RedeTrilhas com foco no apoio à construção e ao desenvolvimento de roteiros integrados que fortaleçam a conservação da biodiversidade e a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil. Já são seis trilhas de longo curso no País distribuídas em quase dois mil quilômetros. São elas: Trilha Transcarioca (RJ), Trilha Caminho de Cora Coralina (GO), Trilha Sucupira (MG), Trilha Caminhos da Serra do Mar (RJ), Trilha Transmantiqueira (MG) e Trilha dos Canyons (RS).

Continua após a publicidade

O evento de apresentação ocorreu nesta semana em Teresópolis e contou com diversas personalidades políticas. “Estamos sempre atentos a essas oportunidades, porque a expectativa tem afinidade com o que Teresópolis cultiva junto aos atrativos naturais que fazem parte do nosso cotidiano. Seguindo orientação do Prefeito Vinicius Claussen, procuramos estreitar ainda mais as nossas relações com as autoridades no assunto. Já estamos nos articulando para o próximo evento”, relatou a secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi.

O objetivo da expansão da trilha ‘Volta Rio’ é alcançar cerca de 1200 km, conectando destinos das regiões metropolitana, Costa Verde, Costa do Sol, Vale do Café, Serra Verde Impe rial e Agulhas Negras, transformando-se na rede fluminense de trilhas. Aproveitaram a oportunidade para também ressaltar também o papel dos municípios na implementação e gestão de projetos voltados ao turismo, discutindo os benefícios e desafios da construção desse sistema de trilhas estadual.

Com o intuito de conectar os principais atrativos naturais, turísticos e culturais do Rio de Janeiro, a trilha ‘Volta ao Rio’ tem a pretensão de se tornar a maior trilha sinalizada da América do Sul. A inspiração para a iniciativa advém de projetos exitosos como ‘Caminho de Santiago’, ‘Florida Trail’, ‘Sentiero d’Italia’, ‘Colorado Trail’, entre outras. Há uma certeza de a brasileira que irá se firmar como umas das trilhas mais bonitas e variadas do mundo, ofertando ao caminhante a experiência e o contato com a serra e o mar no mesmo trecho.

As cidades participantes contam com paisagens exuberantes, mais de 50% de seus territórios são preservados por meio de decretos municipais e um voluntariado forte e atuante. Em Niterói, por exemplo, são 45 trilhas, a maioria localizada em unidades de conservação. Fato que apresenta um potencial para o ecoturismo que, cada vez mais, se apresenta como oportunidade de preservação e de geração de emprego e renda. O turismo exala possibilidades de diversão e de negócios.

Para quem busca um pouco de paz ou de aventura, nada melhor do que entrar em contato com a natureza, certo? Então é o momento de se jogar no Rio de Janeiro, já que ele é um dos centros urbanos com mais atrativos naturais do mundo. Não se acomode com a correria da sua rotina, as trilhas do ‘Volta ao Rio’ estão te esperando. Procuro um guia profissional e se prepare para uma experiência inesquecível. Estar em contato com a natureza te oferece mais do que apenas um novo lugar, mas também novas histórias para contar e emoções a compartilhar.

Veja Também