‘Iluminado’: Djavan lança primeiro disco com filhos e netos

A nova canção, feita assim em família e seguindo a batida folk sugerida pela filha, inspirou em Djavan uma letra que falasse de esperança

Postado em: 18-08-2022 às 08h41
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Iluminado’: Djavan lança primeiro disco com filhos e netos
Djavan reúne pela primeira vez seus filhos e netos para uma gravação em família da canção | Foto: Ricardo Brunini

Djavan, sinônimo de potência e brasilidade. Cantor, que passeia na genialidade como um fenômeno que é, agora apresenta o seu 25º álbum ‘D’. Produzido e arranjado pelo próprio, o novo trabalho do cantor conta com uma canção feita em parceria com seus filhos e netos. A canção ‘Iluminado’ vem acompanhada de um videoclipe que acaba de ficar disponível nas plataformas digitais. A reunião familiar é inédita e já provoca emoções nos fãs. Nada mais emocionante do que assistir um dos maiores artistas do País se entregar a sensibilidade que só a família pode proporcionar.

Coisa de disco com número redondo, 25, espécie de bodas de prata do artista com a sua voz e suas melodias e letras gravadas, ‘D’ talvez proponha um jogo, seja um enigma: um estilo e um pensamento artístico a serem decifrados nas canções. O título-enigma nasceu das conversas entre Djavan e Giovanni Bianco, designer brasileiro de presença internacional (já trabalhou, por exemplo, com Madonna), diretor criativo e responsável pela capa e pela direção dos clipes do novo álbum. ‘D’ é antes de tudo uma impressionante safra de canções, todas com a marca registrada do autor. 

Em particular, a música ‘Iluminado’ é um registro a parte desse álbum. Djavan reúne pela primeira vez seus filhos e netos para uma gravação em família da canção. Seus versos, tão potentes em sua simplicidade e cristalinos como se também estivessem iluminados pelo sol, já dizem tudo que precisa ser dito, contam mesmo a história da canção: “Tudo é possível/Como um dia de sol/É jogar o anzol/Esperar/Pra ver o que vem”. Ela passeia por melodias sinuosas, harmonias ricas e surpreendentes. Característica do projeto, que investe em diversos gêneros e ritmos, e sem qualquer perda do acento pop, pelo contrário. 

Continua após a publicidade

Foi em janeiro deste ano, auge do verão azul nordestino, Djavan estava com alguns de seus filhos para a virada de ano na casa de praia da família, em sua Alagoas natal. As outras onze músicas de ‘D’ já estavam prontas e gravadas e ele aproveitava os dias de paz para escrever as letras. Como sempre que a família se reúne, todos de alguma forma se relacionando com música, começou-se a se tocar e cantar. Até que, como se fosse a brisa vinda do mar, a partir da batida do ukulele veio a ideia da melodia e da letra. E Djavan compôs, ali mesmo naqueles dias, ‘Iluminado’.

A nova canção, feita assim em família e seguindo a batida folk sugerida pela filha, inspirou em Djavan uma letra que falasse de esperança, de fazer o bem, da vontade de cantar, do espírito que se tem com filhos e netos em torno, de iluminar a vida através da música. Djavan acha que é a canção mais pop do álbum, que em si já é bastante pop. E que lhe proporcionou um velho sonho (e que era o sonho de todos): gravar com os filhos e netos, dos mais velhos e já músicos profissionais Flavia Virginia, Max e João Viana, aos filhos mais novos Sofia e Inácio (“que toca um violão igual a mim”, surpreende-se o pai) e os netos Thomas Boljover e Lui Viana.

A gravação começa pela voz de Flavia, a filha mais velha, cantora e compositora que gravou pela primeira vez com o pai também muito novinha. E estão lá o ukulele de Sofia Viana que deu origem a tudo, a percussão de João (o filho baterista) e os violões de Max (que também estreou ao lado do pai em 94) e Inácio costurando-se com o do próprio Djavan. Todos os oito cantam na faixa, inclusive os desenhos complexos do arranjo vocal criado por Djavan. Como se, também nos versos autoexplicativos da canção, o compositor e sua prole dessem, cantando, a receita de como tudo pode ficar iluminado como o dia de sol que inspirou a canção.

Veja Também