Cozinha Raiz Pirenópolis reúne mais de 30 chefs nesta semana

Com a missão de apresentar a culinária dos quatro cantos do País, o evento entra em sua sexta edição e segue com a programação até domingo (21)

Postado em: 19-08-2022 às 08h28
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Cozinha Raiz Pirenópolis reúne mais de 30 chefs nesta semana
O evento representa a busca da cidade em se firmar no turismo gastronômico, modalidade que cria ações para apreciar a gastronomia | Foto: Divulgação

Aliar gastronomia, turismo e diversão é uma receita que tem encantado os apaixonados por viver novas experiências. E foi com esse intuito que o chef Gilmar Borges idealizou o Festival Gastronômico – Cozinha Raiz Pirenópolis. Com a missão de apresentar a culinária dos quatro cantos do País, o evento entra em sua sexta edição e segue com a programação até domingo (21) no interior do Estado. Tendo como pano de fundo as belezas naturais de Pirenópolis, a gastronomia ganha evidência e surge radiante.

Uma das atrações principais de Goiás, Pirenópolis é uma cidade referência quando se fala em turismo. Entre cachoeiras, trilhas e a aconchegante Rua do Lazer, ela recebe o projeto que visa contar histórias por meio da gastronomia. O Festival Cozinha Raiz tem como objetivo principal apresentar e divulgar a rica diversidade gastronômica do Brasil. Nasceu como um projeto do Chef Embaixador da Gastronomia Brasileira Gilmar Borges, fazendo uma ligação entre a ancestralidade e a alta gastronomia. 

O evento representa a busca da cidade em se firmar no turismo gastronômico, modalidade que cria ações para apreciar a gastronomia como uma experiência única e inovadora em momentos de pura diversão. Validar a compreensão de que os pratos típicos de cada região são uma parte importante da experiência dos turistas para vivenciar um destino também envolvem a atmosfera que se encontra na cidade neste fim de semana. É certo de que realçar os traços da tradição, cultura e da história de cada lugar será o ponto alto do festival.

Continua após a publicidade

Neste ano, o chef convida os grandes nomes da cena gastronômica do Brasil para estarem nesta luta apresentando os territórios gastronômicos brasileiros, os biomas com suas riquezas em ingredientes; e é claro incentivar o turismo de experiência que está em destaque em todo Brasil. Com mais de 25 anos de pesquisa e luta em prol da cozinha raiz brasileira, Gilmar procura valorizar as receitas ancestrais com suas histórias e tradições, mantendo viva a memória afetiva de cada receita catalogada no projeto com destaque para os mestres Griôs.

Nas suas ações estão o registro, a divulgação e incentivo a culinária tradicional de cada local onde o evento acontece, fortalecendo a agricultura familiar, os pequenos produtores da região. A cada edição, o evento se fortalece levando toda esta riqueza para o mundo. Para esta 6ª edição, o tema escolhido é ‘Cozinha Raiz, o maior patrimônio do Brasil’. Mais de 30 chefs de cozinha de todo Brasil participam. Na grade, cozinha/aulas shows, workshops, oficinas e feiras gastronômicas, degustações programadas, harmonizações de bebidas artesanais e muito mais.

Entre os chefs participantes, todos grandes nomes da cena gastronômica, estão: da Paraíba, o Cumpadre João (@chefcumpadejoao); do Amapá, Flora Dias (@flora_restaurante); do Pará, Ângela Sicilia (@angelasicilia); de São Paulo, Cidinha Santiago (@cidinha_santiago); da Amazônia, Alessandro Rodrigues (@chefalessandrorodrigues); do Acre, Jaire Cunha (chefjairecunha); o goiano Ângelo Domiciano (@angelodomiciano_cook), João Diamante (@joaodiamante) e Pedro Alex (@chefpedroalexoficial), ambos vindo do Rio de Janeiro.

Aproveite a vasta diversidade gastronômica para imergir profundamente na imensidão cultural que os chefs podem oferecer. O passeio mágico pela gastronomia brasileira é a oportunidade de ter contato com os territórios gastronômicos de todo Brasil. Explorar a culinária e os prazeres da mesa sempre esteve associado a momentos de lazer e a viagens. Pois bem, é chegada a hora de se aproximar do alimento em níveis diferentes da cadeia de valor e aprender com quem tem muito para compartilhar.

Veja Também