Cidade de Goiás recebe nesta sexta-feira (19), mais uma edição do Encontro Regional de Cultura

Iniciativa visa auxiliar os municípios na operacionalização da Lei Paulo Gustavo, que destina R$ 129 milhões para o setor cultural goiano

Postado em: 19-08-2022 às 08h49
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidade de Goiás recebe nesta sexta-feira (19), mais uma edição do Encontro Regional de Cultura
A apresentação será realizada das 8h às 13h, no Cine Teatro São Joaquim, unidade da Secult Goiás | Foto: Divulgação

A cidade de Goiás, na região Noroeste do Estado, recebe nesta sexta-feira, (19), o Encontro Regional de Cultura, iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), que visa capacitar e auxiliar as cidades goianas a operacionalizar a Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo. A apresentação será realizada das 8h às 13h, no Cine Teatro São Joaquim, unidade da Secult Goiás.

O encontro é direcionado a prefeituras e seus gestores de cultura, artistas, produtores, associações e pessoas ligadas à área cultural. A meta é esclarecer e simplificar, nesta fase de implementação, todo o processo da lei e sua adequação orçamentária, para que os municípios conheçam os trâmites e possam manifestar interesse. “Nosso objetivo é reunir e dialogar com os municípios de cada região a respeito da lei de fomento e sobre a adesão ao Sistema Nacional de Cultura”, reforça o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro.

Até o mês de setembro, a itinerância irá percorrer várias regiões do Estado, em etapas que se dividem em polos. Na cidade de Goiás, estão inseridos no encontro os municípios de Araçu, Araguapaz, Aruanã, Faina, Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Itaguari, Itaguaru, Itapuranga, Itauçu  e Matrinchã.

Continua após a publicidade

A Lei Paulo Gustavo é um projeto de incentivo do governo federal que se destina a fomentar as atividades do setor cultural. A nova legislação direciona recursos do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios, e garantirá o investimento para a realização de atividades emergenciais ou repassadas para artistas e gestores por meio de certames e seleções simplificadas.

Veja:  10º filme de Jogos Mortais ganha data de estreia para 2023

Veja Também