Cinealmofada 2022 irá homenagear ‘Seu Bartô’, projecionista do Cine Cultura por 30 anos

Coletivo Cine Cultura é uma associação de amigos da histórica sala pública de cinema de Goiás

Postado em: 27-08-2022 às 07h56
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Cinealmofada 2022 irá homenagear ‘Seu Bartô’, projecionista do Cine Cultura por 30 anos
O filme exibido será ‘O último Cine Drive in’ (2015) | Foto: Divulgação

Memória afetiva, espaço de encontro, forros e almofadas coloridas, filmes que marcaram época e estão fora dos grandes portais de streaming marcam a terceira edição de um evento muito querido pelo público goianiense. E nesse domingo (28), a sessão será às 19h, na Praça Cívica, em tela de projeção montada no Centro Cultural Marieta Telles Machado, sede do Cine Cultura e do Museu da Imagem e do Som de Goiás. 

O filme exibido será ‘O último Cine Drive in’ (2015). O filme de por Iberê Carvalho foi escolhido pelo público a partir de uma lista tríplice que contava com ‘Cine Tapuia’ (2006), de Rosember Cariry e ‘Falando sobre árvores’ (2019), de Suhaib Gasmelbari. O Cinealmofada 3ª Temporada é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, e uma realização da Barroca Filmes e Coletivo Cine Cultura, apoiado pelo Cine Cultura. 

O terceiro encontro desta edição do Cinealmofada será dedicado ao Seu Bartô (Bartolomeu Marinho), uma das pessoas que fazem parte da história do Cine Cultura e também de muitas outras salas de cinema do nosso estado. Projecionista, querido por todos, Seu Bartô trabalhava no Cine Cultura desde 1992, como técnico de manutenção em projetores de cinema 35 milímetros, sendo um dos poucos profissionais nesta área, em Goiânia. Apaixonado por cinema, ajudou a montar várias salas de projeção, na capital e pelo interior do estado. Bartolomeu nos deixou na madrugada do dia 22 de fevereiro de 2021, em decorrência da Covid-19

Continua após a publicidade

O Coletivo Cine Cultura e a Barroca Filmes reconhecem que o Cine Cultura é um espaço de resistência artística e cultural no centro da capital, e que essa resistência só é possível graças a pessoas como Seu Bartô, que se empenhou ao longo de décadas para  que ele continuasse em funcionamento.  

Cinema democrático 

As duas últimas edições do Cinealmofada aconteceram nos anos de 2012 e 2014 e reuniram milhares de pessoas que apreciam o cinema como forma de lazer, reflexão e expressão cultural. Há 8 anos a Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, chamada comumente de Praça Cívica, foi a tela preenchida com olhos atentos de pessoas que levavam suas almofadas e apetrechos, bebidas e petiscos, para acompanhar uma programação especial, criada com a participação do público e com o principal propósito de ocupar o espaço público comum com arte, por meio de obras cinematográficas que marcaram gerações. É com esse mesmo espírito que em 2022 o CineAlmofada está de volta.

Segundo uma das organizadoras do evento, a produtora Camilla Margarida, um dos principais objetivos do Cinealmofada é a democratização do cinema e a valorização dos espaços destinados ao cinema independente. De acordo com Camilla, o projeto nasceu em 2012 justamente porque o Cine Cultura estava fechado para reforma, e, naquele ano, sem perspectiva de reabertura. Ao mesmo tempo nasceu o Coletivo Cine Cultura, que é uma associação de amigos da histórica sala pública de cinema de Goiás, organizado para promover a defesa e dar visibilidade àquele equipamento cultural, que corria o risco de ser extinto, e também para reforçar a necessidade do estado oferecer espaços democráticos de apreciação da sétima arte.

Sobre o evento, Camilla ainda complementa: “O Cinealmofada é isso! É um cinema democrático, é livre pra todo mundo, é na praça, é ao ar livre, um lugar onde as pessoas não se constragem em ir. Então, a ideia é, de fato, criar esse ambiente acolhedor, aberto para os mais diversos tipos de público, sem restrições sociais, com todos os aspectos de acessibilidade garantidos”.

Veja Também