Nos bastidores da música: Rodrigo Borges no ‘Papo Xadrez’

Um dos maiores produtores do País vai ao podcast compartilhar sua trajetória pessoal e profissional

Postado em: 07-09-2022 às 08h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Nos bastidores da música: Rodrigo Borges no ‘Papo Xadrez’
Esse episódio e todos os outros que já aconteceram até aqui, estão disponíveis na íntegra pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez’ | Foto: Isabella Lima

Guilherme de Andrade

A 29° transmissão ao vivo do ‘Papo Xadrez’ ocorreu nesta segunda-feira (5) com o produtor musical Rodrigo Borges. Na produção de grandes eventos como Playground, Abstract, Puxadinho, Só Track Boa e Viiiixe, Rodrigo se consagra como um dos maiores produtores do País. Seu trabalho traz, inclusive, grandes nomes da música internacional para Goiânia, como Bonnie Tyler e David Guetta. O episódio transmitido nesta semana continua disponível na íntegra pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez’.  

Ao falar do início de tudo, Rodrigo conta que sempre esteve envolvido pela organização de eventos, desde a adolescência, quando produzia festas para os amigos, até os dias de hoje. Nos anos 2000, ele se mudou para Nova York e lá, também, trabalhou com eventos. Da panfletagem na porta dos clubes até o trabalho interno nessas casas: os guias nesse momento foram determinação e foco. Um ano depois do seu retorno ao Brasil acontece a primeira edição da Playground Festival Music. 

Continua após a publicidade

A primeira consagração na carreira do produtor veio com este festival, que logo no início ultrapassou as expectativas de público. A ideia, que surgiu do amigo ‘Bocão’, tomou forma muito rapidamente e hoje a Playground já conta com mais de 100 edições, em todas as regiões do Brasil. Essa ascensão não para: em suas realizações mais recentes, a festa se superou em público: foram quase 40 mil pessoas divididas entre 5 palcos. 

Rodrigo fala também dos impactos da pandemia no setor de eventos: “nós fomos os primeiros a parar e os últimos a voltarem”. O produtor conta uma experiência que teve no fim do lockdown. “15 mil pessoas, divididas em 6 áreas separadas, com um palco central”, o primeiro evento dessa retomada considerou as medidas de segurança e o lazer do público, que estava ávido por esse retorno. “Eu não tinha parado para pensar na quantidade de pessoas que a gente realmente empregava…”, finalizou contando de sua equipe.

Uma das questões mais chamativas no histórico do produtor é a sua versatilidade. Grandes nomes da música eletrônica, do sertanejo, do piseiro e até do rock estão em seu currículo. Rodrigo afirma existir muito espaço em Goiânia para todos esses segmentos de mercado, desde que exista planejamento e um pensamento inovador. Ele reforça a fama do sertanejo goiano, estilo já consolidado e aceito culturalmente, mas destaca ainda que “a gente virou uma referência mundial de produção de música através da música eletrônica”. 

Na voz dos apresentadores

Foto: Isabella Lima

Após a transmissão, o apresentador Felipe Cardoso conta: “Com esse papo deu para entender um pouco melhor quando dizem que Goiânia é a Capital do sertanejo mas também da música eletrônica”. O apresentador destaca a quantidade de eventos, em ambos os segmentos, produzidos por Rodrigo na capital goiana, e finaliza dizendo que “é muito importante saber da luta e das dificuldades dos bastidores desses eventos que só conhecemos em momentos de lazer ou pelas publicidades”. 

Na transmissão desta semana, a apresentadora Ananda Leonel precisou se ausentar do estúdio por motivos pessoais, mas ela garante que na semana seguinte estará pronta para mais um ‘Papo Xadrez’. A próxima edição do podcast acontece na próxima segunda-feira (12), às 19h pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez’. Na semana que vem, os apresentadores recebem nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ o especialista em trade Hermann Greb para uma conversa sobre investimentos online, criptomoedas e metaverso.   

Nos últimos episódios

O ‘Papo Xadrez’ alcança sua 29° edição com o produtor musical Rodrigo Borges. O bate-papo com um dos fundadores do festival Playground se une aos outros 28 encontros que já aconteceram até aqui. Da realidade no sistema jurídico brasileiro, nos episódios com o perito Antenor Pinheiro e o defensor público Salomão Rodrigues, até o cotidiano na indústria da beleza, com a empresária e cabeleireira Bárbara Prado: a qualidade e versatilidade consagram a marca do podcast.

Na última edição, os apresentadores Felipe e Ananda tiveram uma conversa com a psicóloga especialista em desenvolvimento infanto juvenil, Natalia Mendes. Os momentos mais críticos na primeira infância, a importância do envolvimento dos pais no processo terapêutico e também os desafios da adolescência na era digital: todas essas questões no episódio da semana passada. No fim do encontro, a terapeuta dá um recado aos pais e responsáveis: “converse com os seus filhos sobre o que você sente também”.

O 27° encontro do podcast foi com a empreendedora e influenciadora Júlia Galvão. A jovem de 22 anos conta como as oportunidades que apareceram para ela, ainda na adolescência, se tornaram porta de entrada para seu empreendimento, a Ambrô. Hoje, Júlia está no comando de sua própria empresa com um faturamento mensal de mais de 6 dígitos. Ela afirma que chegou até aqui seguindo o lema: “Erre pequeno, corrija rápido”. 

Veja Também