Os filmes ‘Segredos do Putumayo’, ‘A Viagem de Pedro’ e ‘Marte Um’ seguem em cartaz no Cine Cultura

O dia a dia de uma família negra na periferia de uma grande capital permeia o enredo de ‘Marte Um’

Postado em: 10-09-2022 às 09h57
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Os filmes ‘Segredos do Putumayo’, ‘A Viagem de Pedro’ e ‘Marte Um’ seguem em cartaz no Cine Cultura
Já o longa-metragem nacional ‘Casa de Antiguidades’, flerta com o cinema fantástico e o regionalismo caipira | Foto: Divulgação

‘O Território’, documentário da National Geographic, e ‘Casa de Antiguidades’ são as estreias deste sábado (10), do Cine Cultura. Lembrando que seguem em exibição na sala os filmes ‘Segredos do Putumayo’, ‘A Viagem de Pedro’ e ‘Marte Um’, este último, indicado pelo Brasil para representar o País na disputa pela indicação estrangeira ao Oscar. Na sexta-feira, as sessões do cinema foram suspensas em razão de dedetização no prédio.

Em ‘O Território’, a trama traz um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento trazido por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira. Com uma cinematografia inspiradora e um design de som ricamente texturizado, o filme leva os espectadores para dentro da comunidade Uru-eu-wau-wau e oferece acesso sem precedentes às queimadas e desmatamentos ilegais causados pelos invasores em terras protegidas da Amazônia.

Parcialmente filmado e co-produzido pelo povo Uru-eu-wau-wau, ‘O Território’ se baseia em imagens verídicas capturadas ao longo de três anos, enquanto a comunidade arrisca sua vida para montar sua própria equipe de mídia na esperança de expor a verdade.

Continua após a publicidade

Já o longa-metragem nacional ‘Casa de Antiguidades’, flerta com o cinema fantástico e o regionalismo caipira, numa das grandes presenças de Antonio Pitanga nas telas. Ainda na programação, além de ‘A Viagem de Pedro’ e ‘Segredos do Putamayo’, destaca-se ‘Marte Um’, produção brasileira indicada pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2023. O Cine Cultura é o único cinema de Goiânia a exibir o filme.

Sinopses

‘Segredos do Putumayo’ – Em 1910, Roger Casement, cônsul britânico no Rio de Janeiro, empreendeu uma investigação sobre as denúncias de crimes contra comunidades indígenas cometidos pela empresa britânica Peruvian Amazon Company. Baseado em seu diário perturbador, o documentário traça a imagem angustiante descoberta por Casement de um sistema industrial-extrativo respaldado por assassinatos e trabalho escravo no meio da selva amazônica.

‘Marte Um’ – O dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir vivendo num Brasil em mudanças.

‘A Viagem de Pedro’ –  1831. Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. O filme se passa no Oceano Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa na qual se misturam membros da corte, oficiais, serviçais e escravizados, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo.

O Cine Cultura está localizado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica. Os ingressos podem ser adquiridos antes da sessão, na bilheteria do local, pelo valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Veja Também