Rio de Janeiro possui pontos turísticos que fogem do circuito tradicional

Apesar do Parque Bondinho Pão de Açúcar ter batido recorde de visitações, a cidade maravilhoso possui lugares nada óbvios

Postado em: 12-09-2022 às 09h32
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Rio de Janeiro possui pontos turísticos que fogem do circuito tradicional
O Bar da Laje, localizado no Morro do Vidigal, traz uma vista espetacular do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação

Um dos destinos mais amado pelos goianos bate recorde histórico de visitantes no período pós-pandemia. O Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, alcançou a marca de mais de 7 mil pessoas visitando a atração no último dia 3. Apesar do ponto turístico ser um dos mais procurados, hoje capital carioca oferece uma extensa programação para quem quer curtir a cidade. Seja você amante da natureza, ou aquele que gosta do agito da cidade grande até os mais tradicionais, que valorizam um bom dia de praia, RJ é o seu lugar.

A cidade maravilhosa continua linda e esperando por você. Sempre listada como o destino mais procurado pelos brasileiros, o Rio de Janeiro é conhecido por proporcionar experiências. Sendo as mais famosas a visita ao Cristo Redentor, Escadaria Selarón, Arcos da Lapa, Parque Lage, entre outras. Mas um ponto turístico tradicional que ganhou destaque esse mês, quebrando recordes, foi o Bondinho Pão de Açúcar. O sucesso de bilheteria recebeu 7.717 visitantes no dia 3 deste mês, na edição do ‘Música Lá em Cima’, em parceria com a Universal Music.

“A nossa motivação diária é oferecer sempre a todos que visitam o Parque Bondinho uma experiência cada vez mais incrível e inesquecível como essa parceria com a Universal. Esses números pós-pandemia nos permitem preencher mais uma página da nossa história com a retomada do turismo na cidade, que, neste momento, respira música durante o retorno do maior festival de música do mundo”, destaca Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar.

Continua após a publicidade

Em seus quase 110 anos de história e funcionamento, o Parque Bondinho Pão de Açúcar já recebeu aproximadamente 50 milhões de visitantes e é o teleférico mais antigo em funcionamento do mundo. Situado em uma importante área de conservação ambiental e entre duas montanhas cobertas pela Mata Atlântica, a atração conta com um trecho inicial que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, numa extensão de 528 metros, a 227 metros de altura. Outros 750 metros separam o Morro da Urca do Pão de Açúcar, sendo o ponto mais alto.

Um novo momento

Foto: Divulgação

Apesar do sucesso dos pontos turísticos tradicionais do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa tem mais a oferecer. Há quem diga que o destino é o mais completo, já que contempla atividades para todos os tipos de turistas. Além dos cartões postais, a biblioteca Real Gabinete Português da Leitura estampa os locais nada óbvios para se conhecer no destino. A estrutura metálica interna, a imponente claraboia, o belíssimo candelabro e as infindáveis estantes de livros fazem deste um dos edifícios mais suntuosos da capital fluminense.

Já o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Feira de São Cristóvão, é um espaço dedicado a promover a cultura e o comércio de produtos nordestinos, nomeado em homenagem ao compositor e cantor popular pernambucano, conhecido como o Rei do Baião. Circulando pelo local você encontra mais de 700 estandes de produtos típicos e 35 restaurantes com as melhores iguarias regionais. Dois grandes palcos recebem repentistas, grupos de forró que trazem ao Rio os sons típicos dessa região.

Para os mais baladeiros, uma ótima opção é o Bar da Laje. Ele traz uma vista absolutamente espetacular do Rio de Janeiro e está localizado no Morro do Vidigal. Como o nome sugere, o estabelecimento tem uma laje que permite ao visitante admirar a paisagem de um ponto privilegiado enquanto come, bebe e ouve música. Se o seu negócio é samba e feijoada, não deixe de visitar o bar aos sábados. No geral, ele é uma ótima pedida para quem quer sair do circuito tradicional de bares da cidade e ainda conhecer um típico morro carioca. 

E por fim, para se aventurar nas belezas da Floresta Atlântica, na região do Realengo, dentro do Parque Estadual Pedra Branca, está o Núcleo Piraquara. A área protegida conta com três piscinas naturais, cachoeiras e praias virgens. Vale a pena guardar um pouquinho das energias para pegar a trilha até a Pedra do Ponto, de onde se avista boa parte dos arredores. A infraestrutura da área de lazer possui deck, parque infantil, sanitários públicos. O parque conta ainda com vários outros atrativos, como o Núcleo Camorim e o Maciço da Pedra Branca.

Veja Também