Projeto AnimaGyn intensifica experiências entre artistas dentro da linguagem teatral

As aulas desta etapa ocorrem na Oficina Cultural Geppetto

Postado em: 21-09-2022 às 08h53
Por: Lanna Oliveira
Neste segundo módulo, a ministrante é a arte-educadora Liana Yuri | Foto: Divulgação

A cena teatral da capital goiana se movimenta e projetos destaca e potencializa talentos nas mais diversas áreas artísticas. Uma busca incessante de promover troca de experiências e conhecimentos é combustível para o segundo módulo do Projeto AnimaGyn ensina a arte da Engenharia de Papel, ou, Pop-up para Teatro. De forma gratuita e presencial, até sábado (24) é ministrado o programa de formação para o Teatro de Animação. As aulas desta etapa ocorrem na Oficina Cultural Geppetto, no Setor Pedro Ludovico. 

Neste segundo módulo, a ministrante é a arte-educadora Liana Yuri, que se especializou nos EUA, no Oregon College of Arts, em técnicas de engenharia de papel para criação de livros pop-ups e livros artísticos. Liana fala sobre Pop-up para Teatro de Animação e faz uma apresentação sobre as possibilidades de se criar uma dramaturgia do teatro de animação com os livros pop-ups, além da construção de personagens em papel, com técnicas como Origami, Kirigami e Engenharia de Papel.

Segundo seus organizadores, a iniciativa busca descentralizar atividades de formação artística, oferecendo aos profissionais de nossa região, e a quem busca iniciação nas artes cênicas, o acesso a conteúdos diferenciados. A ideia também é intensificar as trocas de experiências entre artistas já reconhecidos e um público que busca conhecimento específicos dentro das possibilidades da linguagem teatral. Uma oportunidade que agrega valor ao mercado artístico e proporciona capacitação para que a arte goiana alcance lugares cada vez mais distantes.

Continua após a publicidade

Em cada uma das etapas, os organizadores do projeto buscam o reconhecimento da relevância desta forma de encenação, assim como sua contribuição para a história das artes e sua significância para o trabalho do ator e do criador contemporâneo. As formas animadas transportam o espectador para universos tão diversos quanto se é possível imaginar. Além deste módulo, Criação de Formas Animadas (Upcycling), Teatro de Sombras, Máscaras: Mito, Rito e Animação e Roteiro e Dramaturgia fazem parte da programação.

De acordo com Milton Aires, um dos coordenadores do projeto, “pode-se entender o Teatro de Animação como uma arte constituinte das múltiplas identidades do ser humano, cuja essência e reminiscência presente em muitas civilizações atravessou o tempo reinventando-se até chegar ao porte de uma arte de constante atualização tecnológica entres as artes humanas”. Milton ainda complementa: “O teatro de animação figura-se com uma intensa produção, pesquisa e renovação de linguagem teatral no mundo”.

Veja Também