A 5ª edição do Festival Jazz na Vila une boa música e gastronomia

O evento recebe cerca de 20 artistas, entre músicos goianos e brasilienses que se apresentam em restaurantes, bares e pousadas da Vila de São Jorge

Postado em: 12-11-2022 às 11h30
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: A 5ª edição do Festival Jazz na Vila une boa música e gastronomia
O evento recebe cerca de 20 artistas, entre músicos goianos e brasilienses que se apresentam em restaurantes, bares e pousadas da Vila de São Jorge. | Foto: Cris Andrade

Caminhar pelas ruas de barro vermelho para conhecer o artesanato local, fazer uma visita a singela capela do centro, ou registrar os belos paredões pintados à mão distribuídos ao longo da cidade são ótimas opções para quem deseja mergulhar na cultura da Vila de São Jorge. Porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o destino surpreende pela simplicidade e vida natural exuberante, mas neste fim de semana ganha mais um atrativo. A 5ª edição do Jazz na Vila ocorre até terça-feira (15) em restaurantes, bares e pousadas locais.

Destino escolhido por quem gosta de se aventurar por paisagens naturais, a Vila de São Jorge encanta os turistas. Nesta semana, com a 5ª edição do Jazz na Vila, não seria diferente. O evento que reúne músicos goianos e brasilienses, recebe cerca de 20 artistas como Izabella Rocha, fundadora e ex-integrante do grupo Natiruts. O line-up conta ainda com Tico de Moraes, Bruno Berê, Renato Segredo, Juninho di Sousa Duo, Marcos Santos Duo, entre outros. A curadoria é do pianista, compositor e produtor musical Flávio Silva, uma das atrações do festival.

Os artistas fazem apresentações em restaurantes, bares e pousadas da vila e conta com couvert artístico de R$ 20, sendo o cortejo e o Jam session gratuitos. “O processo de escolha dos artistas para o festival é interessante: algumas indicações, artistas que já participaram de outras edições, novos artistas, sempre prezando pela qualidade e variedade. Nessa edição teremos uma novidade, que é a realização de uma ‘Jam session’, onde os artistas participantes poderão tocar juntos num palco ao ar livre”, comenta Flávio. 

Continua após a publicidade

O cortejo promovido pelo festival é apresentado neste sábado (12) e domingo (13) pelas ruas da cidade, das 15h às 15h40. O momento termina com o trio base: piano, baixo acústico e bateria, no palco externo na praça, para uma apresentação de mais uns 40 minutos. Já a Jam Session com Flavio Silva Trio ocorre em um palco aberto para todos os participantes do festival, nos mesmos dias, às 23h. O evento conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás.

Os shows estão distribuídos pelos estabelecimentos Rústico Premium Grill, Mirante, Palipalan, Luar da Vila, Manhã de Sol, Paladar Bistrô, Cozinha do Cavaleiro, Ei Dudu Camargo, Puxadinho do Luar, Na Mata, Farofa, Santo Cerrado, Cristal da Terra, Flats Suíte, Flats Comfort e Coffee Shop São Bento. “A Chapada dos Veadeiros é um lugar mágico, de paisagens exuberantes, e a oportunidade de realizar um festival de música nesse ambiente é ímpar. Realmente é muito especial unir música de qualidade, excelente gastronomia aos já conhecidos atrativos da região: a natureza e a hospitalidade dos moradores e pousadas”, ressalta o curador. 

Aproveite a cidade

A pequena Vila de São Jorge localizada a cerca de 266 km de Brasília e 36 km de Alto Paraíso de Goiás é um lugar que ainda não perdeu o encanto de interior, mesmo sendo um lugar de grande fluxo de turistas por causa das belas atrações naturais. As ruas do lugar ainda são de terra e tudo é bem simples. É possível dar uma volta e conhecer tudo na vila andando, em alguns minutos. O destino é um local simples mas que concentra o agito da região, com bares que viram a noite com pessoas tocando e cantando.

Se você está de passagem pela via, há lugares que você não pode deixar de conhecer. O principal deles é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. No total são quatro trilhas: A trilha da Seriema, a mais tranquila; a Trilha dos Saltos, cujas cachoeiras são as principais; a Trilha dos Cânions, com cachoeiras e cânions de pedra; e a Trilha das Sete Quedas, que consiste em uma travessia de 23 km, mas só está aberta na temporada de seca (maio a outubro). Em 2001, o parque ganha da UNESCO o título de Patrimônio Mundial Natural.

Na estrada que vai de Alto Paraíso a São Jorge está o Jardim de Maytrea, do lado direito da estrada e a vista do mirante vale a parada. Maytrea é um termo, que significa aquele que dominou as Três Mayas, ou as Três Ilusões, ou os Três Mundos, e muito utilizado por sociedades esotéricas. O formato das pedras do Vale da Lua, que fica a 10 km de São Jorge na direção de Alto Paraíso, também impressiona. O ponto é uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros, e uma das mais exóticas do Brasil. 

E por fim, não poderíamos deixar uma das atrações mais bonitas de São Jorge de fora, a Cachoeira do Segredo. Ela possui uma trilha bem complicada de 8 km ida e volta e é necessário contratar um guia. A cachoeira possui 120m de altura e é rodeada de pura natureza e águas geladas. Diz a lenda que fica maravilhosa em outubro quando o sol bate no poço e a deixa iluminada. A pequena Vila de São Jorge, apesar da simplicidade, vai te encantar. Não perca tempo, vá para curtir o Festival Jazz na Vila e conhecer as belezas naturais dos arredores.

Veja Também