Goiânia recebe a maior experiência imersiva sobre a obra do pintor Van Gogh

Exposição 'Van GoghLive 8K' abrange e deslumbra todos os públicos

Postado em: 18-11-2022 às 12h59
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe a maior experiência imersiva sobre a obra do pintor Van Gogh
Exposição 'Van GoghLive 8K' abrange e deslumbra todos os públicos. | Foto: Divulgação

Goiânia recebe a partir desta sexta-feira (18), a maior experiência imersiva sobre a obra de Van Gogh, a ‘ ‘Van GoghLive 8K’, sendo a Capital, a segunda cidade brasileira a receber a atração. Os goianos poderão vivenciar a maior exposição do gênero no país, com projeções inéditas em alta resolução 8k, montada em 2.800 metros quadrados, com mais de 200 obras distribuídas em seis ambientes, no Flamboyant Shopping (Garden Flamboyant).

Em São Paulo, a exposição imersiva ‘Beyond Van Gogh’ arrastou mais de 380 mil visitantes em apenas três meses. O sucesso foi grande e seus produtores criaram uma instalação ainda maior e com tecnologia de última geração jamais vista em exposições do gênero no Brasil nem no mundo. Assim foi concebida a ‘Van GoghLive 8K’, que estreou mundialmente no Barra Shopping, no Rio, em julho. 

A atração foi trazida pela Blast Entertainment, empresa da DCSET Group e segundo o CEO da DC SET Group, Rodrigo Mathias, o empreendimento é um dos maiores players do setor de entretenimento no Brasil, que tem no portfólio festivais e shows musicais, campeonatos de esportes eletrônicos, exposições, conferências, projetos de conteúdo e a gestão de arenas e espaços públicos, além do gerenciamento de artistas, entre eles o Roberto Carlos. 

Continua após a publicidade

Para incrementar ainda mais a exposição, a atriz Fernanda Montenegro participa da exposição lendo trechos das cartas trocadas entre os irmãos Vincent e Theo Van Gogh, guardadas e publicadas anos depois pela cunhada do pintor, Joanna Van Gogh-Bonger, considerada responsável pelo sucesso póstumo do mestre holandês.

Fascínio das novas gerações 

Vincent van Gogh só vendeu um quadro em vida, até que, mais de 130 anos depois de sua morte, tornou-se um dos maiores artistas, reconhecido mundialmente. Desde que a sensível obra do mestre do impressionismo foi apresentada de forma imersiva, ocorreu um fenômeno global que dividiu as águas na maneira como a arte é consumida pelo público de massa. Já se questionaram como esse fascínio ainda se mantém tão constante? 

Vicent van Gogh realmente morreu soterrado pelos seus sofrimentos. E tudo contribuiu pra isso: pobreza, solidão, falta de reconhecimento e decepção com amigos. Muita da inspiração de Van Gogh vem da vida simples e campestre, hoje grande parte dos campos amarelados de girassóis dos Países Baixos foi substituído por avenidas e prédios contemporâneos. Acredito que uma vida simples, a beleza essencial, e o ciclo da vida é o que conecta Van Gogh aos seus atuais fãs. 

Martin Bailey, autor de ‘The Sunflowers Are Mine: The Story of Van Gogh’s Masterpiece’, acredita que, “se olharmos mesmo para as pinturas, percebemos que eles [os girassóis] estão em diferentes fases”: alguns ainda não floriram, uns estão completamente abertos e outros estão já a perder as pétalas e a morrer. “Van Gogh está a falar sobre o ciclo da vida. Tudo flore e tudo morre, e depois volta a nascer”, disse ao The Telegraph.

Os ambientes 

Por meio da ‘Van GoghLive 8K’, os goianos poderão se conectar com essa efervescente energia do pintor Holandês com textos ilustrativos retirados de cartas originais e embalada por uma trilha sonora também especialmente concebida, com músicas de Debussy, Ravel, Bach, O’Halloran, Pink Floyd, 3 na Bossa, entre outros.

São mais de 200 obras numa área de projeção de 2.800 metros quadrados. Além do enorme salão principal, a exposição traz mais cinco ambientes: um café temático, uma loja de souvenirs,ambientes ‘Instagramaveis’, um campo de girassóis e uma ante sala imersiva, onde um rosto em 3D do pintor é formado a partir de seus autorretratos. 

A experiência nos emociona, nos imerge, nos convida a dançar em meio às artes e a refletir: será que mesmo em dias corriqueiros estamos atentos às belezas da vida?  (Especial para O Hoje) 

SERVIÇO 

Exposição – Van GoghLive 8K 

Quando:  18 de Novembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023

Onde: Avenida Dep. Jamel Cecílio, N° 3.300, Setor Jardim Goiás – Goiânia

Horários: De Segunda à Sábado das 10h às 21h20 e Domingos e feriados das 13h às 20h20

www.vangoghgoiania.com.br

Veja Também