Museu Oscar Niemeyer terá entrada gratuita em seu aniversário

O MON é o maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados, dos quais 17 mil são dedicados a áreas expositivas

Postado em: 18-11-2022 às 13h05
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Museu Oscar Niemeyer terá entrada gratuita em seu aniversário
O MON é o maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados, dos quais 17 mil são dedicados a áreas expositivas. | Foto: Roberto Dziura

“Esse é um dia muito simbólico para a cultura paranaense. Um museu também se constrói com o seu público. Então, abrir as portas de forma gratuita é um presente do MON para a comunidade que tanto nos prestigia e faz parte desses 20 anos”, afirma a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “O maior presente que o museu pode receber neste dia é um grande número de visitantes”, comenta a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika.

O MON é o maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados, dos quais 17 mil são dedicados a áreas expositivas. O museu recebe aproximadamente 380 mil visitantes anuais. Atualmente, o público pode visitar as exposições em cartaz: ‘Afinidades II – Elas!’; ‘Poty, Entre Dois Mundos’; ‘Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses (Colonialismo)’; ‘Sou Patrono’; ‘Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea’; ‘Recortes de um Lugar’; ‘Luz e Espaço’; ‘Grid’; ‘Bancos Indígenas do Brasil’; ‘África, Expressões Artísticas de um Continente’ e ‘O Mundo Mágico dos Ningyos’, além do ‘Espaço Niemeyer’, ‘Pátio das Esculturas’ e ‘Cones’.

Para comemorar o aniversário de 20 anos, várias atrações foram programadas. Entre elas: Exposição ‘Poty, Entre Dois Mundos’; Exposição ‘Afinidades II – Elas!’; Instalação da obra ‘Terzo-Paradiso’, um coletivo de artistas locais, na área externa; Exposição ‘Invisível e Indizível’, do escultor espanhol Jaume Plensa; Projeto ‘Museu Fora das Paredes’, no parque do MON; Lançamento de 3 novos catálogos de exposições recentes do MON: ‘Ascânio MMM’, ‘Orlando Azevedo’ e ‘Rodrigo Andrade’; Lançamento do catálogo do acervo do MON.

Continua após a publicidade

Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Veja Também