Fondues, massas, chocolates e vinhos

Com dias mais amenos em Goiânia, o Essência preparou uma série de sugestões que vão além daquele bom sofá, cobertor e Netflix para curtir os dias mais frios

Postado em: 01-12-2022 às 13h43
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Fondues, massas, chocolates e vinhos
Com dias mais amenos em Goiânia, o Essência preparou uma série de sugestões que vão além daquele bom sofá, cobertor e Netflix para curtir os dias mais frios. | Foto: Reprodução

A última semana em Goiânia tem sido de temperaturas mais baixas, coisa rara por aqui. As noites chuvosas se apresentam como uma oportunidade para os goianos tirarem do armário aquele casaco que quase nunca usa e experimentar as diversas opções gastronômicas que aquecem o corpo e a alma. Sim, o momento pede, além daquele bom sofá, cobertor e Netflix, também um bom vinho e uma comida bem quentinha e saborosa. É fato que precisamos aproveitar a sensação mais fria desses dias, já que não sabemos quando serão os próximos, por isso o Essência te convida a incluir algumas receitas no seu cardápio nessa semana.

Atividades físicas e frio não parecem combinar muito, não é? Na realidade, tudo o que queremos é ficar debaixo do cobertor e se esbaldar com caldos e chocolates quentes cremosos, pães quentinhos, fondues, queijos, vinhos e por aí vai. Por isso, é bem normal sair da dieta durante esses dias do ano e tudo bem comer essas delícias de vez em quando. Os primeiros pratos que passam pela cabeça dos goianos assim que a temperatura cai é a feijoada, pamonha e os caldos. Mas que tal aproveitar para experimentar receitas diferentes e igualmente saborosas? O resultado são pratos cheios de sabor, com inspirações brasileiras, francesas e italianas.

Uma boa pedida é fazer coisas de longo cozimento, dessas que deixam a casa com cheiro que dá para sentir da rua. Guisados, braseados, molhos bem apurados, muito creme e manteiga acompanhados de pão, polenta, macarrão são boas pedidas. Entre essas receitas, a rabada se destaca e se for no fogão à lenha melhor ainda. Sele ela bem, refogue bastante cebola e alho, e não esqueça do molho de tomate e vinho. Deixe cozinhando até ficar macia, acrescente um bocado de ervas frescas, deixe o molho engrossar e sirva com polenta, agrião e mais nada. Prepare tudo com bastante carinho enquanto sente o cheiro da lenha tomando vinho.

Continua após a publicidade

Para esses dias que precisam de uma comida que abraça, poucos imaginam que massa longa com molho, curta ou lasanha são pratos que combinam com o clima frio. Mas existem algumas dicas para fazer a massa perfeita. Primeiro, é preciso escolher uma massa de boa qualidade, depois coloque bastante água para ferver. Macarrão precisa de espaço e então de muita água para cozer já com sal. Calcule 1 litro de água para cada 100 gramas de macarrão. Após ferver tire a massa bem firme, e assim, você termina a cocção no molho. E, para finalizar, é importante evitar colocar azeite ou manteiga, eles untam a massa, e dificultam a aderência do molho.

E claro, não poderíamos deixar de fora o delicioso e versátil fondue, receita já conhecida e amada por muitos. A receita é simples: basta um bom queijo, um vinho branco bem seco e pão com casca. Originalmente, os queijos indicados são os suíços Gruyère e Emental, ou o Vacherin e Appenzelle. Caso queira baratear a receita vale comprar as versões nacionais de boas marcas dos mesmos tipos. Para variar os queijos é importante observar o teor de gordura (entre 40% e 50%) e tempo de maturação. Devem ser queijos curados, pouco úmidos e consistentes. Sempre ralados. Sirva com carne, pães ou legumes e vegetais.

Talvez tenham pensado que esqueci da melhor parte, as sobremesas que mais combinam com dias assim, mais frescos. Pois bem, não esqueci e já começo logo falando das opções do fondue doce. Com origem na Suíça, a receita foi ficando cada vez mais elaborada e da mesa dos camponeses suíços acabou ganhando os ambientes mais finos e claro, foi melhorando com o jeitinho brasileiro. O clássico de chocolate é fácil de fazer e leva apenas três ingredientes: chocolate ao leite, meio amargo e creme de leite. Depois de misturar os ingredientes até derreter, sirva com frutas, marshmallow, pedaços de bolo, biscoito maria, wafer e waffles.

Existem duas receitas clássicas que também têm a cara do frio. Chocolate quente com chocolate 80% de cacau, leite e açúcar. Para colocar em cima, mini marshmallows ou raspas de chocolate branco. Fica muito bom, pois vão derretendo com o calor. Outra pedida imbatível é uma torta de maçã morna com caramelo, a Tarte Tatin. O segredo é caramelizar bem as maçãs com açúcar e manteiga. Aí vale usar a massa para torta de preferência. Para coroar, sugiro um caramelo usando açúcar e creme de leite. Derreta o açúcar até ficar dourado, deglaceie com creme de leite e coloque ainda quente sobre a torta morna. Agora é hora de aproveitar essas delícias!

Veja Também