De catador a empresário: conheça a história de Reinaldo Fernandes

Todos os episódios seguem disponíveis na íntegra pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez’

Postado em: 07-12-2022 às 16h49
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: De catador a empresário: conheça a história de Reinaldo Fernandes
Todos os episódios seguem disponíveis na íntegra pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez’. | Foto: Isabella Lima

O episódio desta semana do ‘Papo Xadrez’ ocorreu com o empresário, Reinaldo Fernandes. A 42ª transmissão do podcast relembrou toda sua trajetória desde os seis anos, como engraxate e vendedor até se tornar um empresário de sucesso, dono de 53 lojas da rede DrogaMárys. Acompanhe os cortes desse encontro pelo nosso perfil no Instagram.

Reinaldo conta que desde pequeno teve o sonho de empreender. “Com seis anos, a gente (família) passava muita dificuldade financeira. Éramos seis irmãos, pai pedreiro, mãe secretária do lar, então comecei a vender picolé, laranjinha e engraxar, acho que foi aí que surgiu a veia de empreender. Tudo o que fazia, eu pensava que poderia fazer mais, pois iria ganhar mais”.

Aos 12 anos, após trabalhar um bom tempo como catador de papel e reciclagem, a pedido da mãe, o empresário saiu das ruas e conseguiu um emprego em uma loja de eletricidade que o chefe da sua mãe era dono. Ganhando meio salário mínimo, com 15 dias de empresa aprendeu tudo e se tornou destaque e passou a fazer tudo sozinho com o mesmo salário, mas ele queria mais.

Continua após a publicidade

Foi onde começou sua vida no ramo farmacêutico. Começou como entregador em uma drogaria com uma bicicleta, mas sempre esteve disposto a aprender e com nove meses aprendeu e se tornou vendedor. Aos 21 anos entrou em outra rede, onde trabalhou por 14 anos e fez tudo para poder crescer, chegando ao cargo mais alto de supervisão, mas ele nunca se acomodou.

Chegou em um momento de sua vida que queria ainda mais. “Eu queria ir para os Estados Unidos, Europa, ter uma camionete e ter condição para poder morar melhor. Já tinha minha primeira filha e a minha ex-esposa estava grávida da Bruna e eu falei que estava preparado e eu vou montar uma drogaria para mim”, cita. Mesmo com todos desacreditando e o chamando de louco, Reinaldo vendeu um barracão que alugava e seu carro e comprou a primeira loja da DrogaMárys, na Vila Canaã.

Com luta, continuou trabalhando por mais três meses na antiga empresa e na sua, até decidir focar totalmente no seu negócio que já estava lhe gerando lucro. Com o dinheiro do acerto, na qual sua esposa queria usar para se mudar para uma casa melhor, ele abriu a segunda loja.

Como qualquer empresário, Reinaldo teve dificuldades e desafios ao longo de sua jornada como empreendedor. “O comércio em geral vive ciclos, então não consigo dizer algo que realmente foi desafiador, mas se for pra citar, eu diria que o maior desafio foi fazer ela crescer e mudar de patamar”, cita.

Atualmente, Reinaldo busca formar pessoas e viver um pouco mais com qualidade de vida. “Empreendedorismo toma muito o seu tempo. Por muito tempo, eu trabalhei na loja das 7h às 23h30, porque eu precisava fazer acontecer. Eu tinha uma filha que tinha acabado de nascer, eu abri mão de um plano de saúde, de um salário bom, então eu pensava que eu tinha que fazer acontecer de qualquer jeito”.

De uma vida com dificuldades a uma vida de empreendedorismo de sucesso, Reinaldo nunca desistiu de seus sonhos e da sua vontade de formar e ajudar as pessoas que estão próximas, por isso, ele deixa um recado para quem, assim como ele, deseja empreender. “Você tem que querer. Não é querer hoje e daqui um tempo desistir. Não! Tem que ter consistência. Você tem que querer e quando você quer, você traça um plano e vai em frente. Se você não tem um plano de onde quer chegar, você não chega a lugar algum”, fala.

Na voz apresentadores 

A apresentadora Ananda Leonel se diz muito motivada com o bate-papo da semana. “Foi sensacional o bate-papo com o Reinaldo. Ouvir uma história enriquecedora, no qual transformou não só a vida dele, mas também de diversas pessoas em sua volta, me deixou motivada. E uma das dicas que ele deixou, foi sobre ter foco. Afinal, sem foco e determinação, não chegamos a lugar nenhum”.

O apresentador Felipe Cardoso destaca a história de vida do empresário. “A história de vida dele (Reinaldo) é algo que nos motiva. Ver que ele, desde pequeno, lutou para poder ajudar sua família e hoje ser um grande empresário, nos mostra que, independentemente de onde queremos chegar, se tivermos determinação e não desistir daquilo que queremos, conseguimos conquistar tudo o que queremos”, destaca.

Nos últimos episódios

Reinaldo Fernandes, empresário e dono da rede farmacêutica DrogaMárys, está na 42ª transmissão ao vivo do ‘Papo Xadrez’. O bate-papo foi sobre o trabalho voluntário dedicado à melhoria da condição de vida de animais em situação de rua na capital goiana. Reinaldo se junta aos outros 48 convidados que estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ de frente com os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso. Dos encontros dedicados ao mundo da música e seus bastidores, aos episódios sobre a indústria da moda: nenhuma pauta fica de fora do ‘Papo Xadrez’.

Veja Também