Grupo Zabriskie apresenta o espetáculo ‘A Hora do Espanto’

‘A Hora do Espanto’ integra a agenda de espetáculos do mês de março da companhia

Postado em: 03-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Grupo Zabriskie apresenta o espetáculo ‘A Hora do Espanto’
‘A Hora do Espanto’ integra a agenda de espetáculos do mês de março da companhia

Sabrina Moura*


O Grupo Zabriskie deu início, na última sexta-feira (2), ao espetáculo A Hora do Espanto. Ele tem sido apresentado para jovens de escolas públicas do ensino médio, falam de tempos de violência e golpe. Após a apresentação, os atores, Ana Cristina Evangelista e Alexandre Augusto – também responsáveis pela criação da peça – debatem os últimos acontecimentos políticos com o público. “A gente tenta passar para eles um pouco de uma reflexão a respeito do atual quadro político”, comenta Ana Cristina, que completa: “Os alunos e professores encontram relação com os conteúdos ministrados em sala. Em cena, encontramos o cenário de 20 anos depois das medidas adotadas pelo governo de 2016. O contexto é de esgotamento das reservas naturais, uma cruel concentração de renda e uma massa de miseráveis sem esperança!”. 

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com Ana Cristina, há dois personagens, moradores de rua – um ex-engenheiro petroquímico e uma ex-professora – que buscam, de forma bem-humorada, a esperança para sua sobrevivência do lado de fora do muro de um condomínio climatizado. “O espetáculo tem a função de instigar o debate. Nas reflexões, muitos dos jovens e do próprio público se informam. Algumas pessoas não têm noção clara do que está acontecendo no cenário”, diz Ana.

A peça gira em torno de um mundo onde são proibidas a filosofia e a sociologia, os mais poderosos batem nos jovens, expulsam os artistas, humilham professores, ignoram os pensadores, caçam os homossexuais, as lésbicas, os travestis, castram as mulheres, as pretas as brancas, e os poderosos julgam poder cancelar a memória do povo. 

“Percebemos que há pessoas que se instalaram no governo que pertencem ainda à antiga ditadura, no que desrespeita as suas alianças, adotando políticas que, na época da ditadura, já era praticada. A democracia começou a ser estabelecida, e ainda não se consolidou, finaliza. 


SERVIÇO

‘Espetáculo A Hora do Espanto’

Quando: 2, 3, 9, 10, 16 e 17/3 às 20h

Onde: Zabriskie Teatro – Alameda Antônio Martins Borges, nº 121, Setor Pedro Ludovico – Goiânia

Entrada: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)

Veja Também