De um sonho a um restaurante intimista em casa

Lucas Santos é um dos chefs mais conhecidos de Goiânia e fala sobre dificuldades e desafios até criar seu próprio restaurante dentro de casa no podcast ‘Papo Xadrez’

Postado em: 20-12-2022 às 16h35
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: De um sonho a um restaurante intimista em casa
Todos os episódios seguem disponíveis na íntegra pelo canal Youtube ‘Papo Xadrez’ | Foto: Isabella Lima/Papo Xadrez

O episódio desta semana do ‘Papo Xadrez’ aconteceu com o chef de cozinha, Lucas Santos. A 44° transmissão do podcast abordou, de forma descontraída, mas profissional, sua história e trajetória até se tornar dono de um dos restaurantes mais conhecidos de Goiânia. Acompanhe os cortes desse encontro pelo nosso perfil no Instagram, @xadrezpapo.

Lucas Santos, apesar de ser bem famoso na capital goiana, não nasceu aqui. Nascido e criado até os 6 anos em Augustinópolis, Tocantins, Lucas se mudou para Goiânia para poder estudar e planejar um futuro melhor e, hoje, com quase dez anos de profissão, fez seu nome e sua história na cidade com o restaurante ‘Lote 17’.

Desde que se lembra, Lucas gostou de cozinhar, mas nunca viu aquilo como uma profissão a ser seguida. Querendo cursar medicina, ele acabou desistindo e foi cursar Design Gráfico, entrou numa faculdade, mas no 6º período começou a perder a paixão e desistiu. Com a rotina estressante, Lucas descontava a raiva na cozinha, fazendo algum prato antes de dormir e foi quando a mãe de uma namorada mostrou que ele tinha talento para a gastronomia e foi onde decidiu pesquisar sobre. O chef não entrou de vez no curso, mas pensou e se aprofundou ao ponto de se apaixonar e seguir como chef culinário.

Continua após a publicidade

“Cozinhar não é fácil. Uma coisa é você cozinhar para sua casa, para sua família e outra coisa é cozinhar profissionalmente. Tem muita gente que fala ‘Ai eu gosto de cozinhar e vou fazer gastronomia’, mas não é assim. Não é todo mundo que nasceu pra trabalhar na cozinha, como cozinheiro, mas pra quem não se adapta tem outras opções”, diz Lucas sobre a faculdade e sobre quem deseja seguir na profissão.

Ao contrário do que muitos pensam, existe a possibilidade de misturar diversos estilos de comida em um só. Lucas conta sobre o estilo que ele aborda no restaurante: “O meu estilo de cozinha não tem identidade fixa, porque a gente mexe com uma comida contemporânea, ou seja, é tudo. Em um prato contemporâneo é possível pegar pratos italianos e misturar com outros estilos, como usar um ingrediente goiano, por exemplo”, comenta.

Enquanto muitos fechavam as portas durante a pandemia, o chef Lucas viu naquilo uma oportunidade de se reinventar e criou seu restaurante em casa. A ideia, a princípio, surgiu em 2018 enquanto estava em Portugal, mas com medo de como os goianos iriam receber a ideia de uma mesa compartilhada com pessoas que nunca viu, deixou a ideia guardada.

Com 3 anos de funcionamento, a sua agenda é lotada de segunda a sábado e contou com a presença de inúmeros famosos, como Marília Mendonça, Humberto e Ronaldo, Rafa Kalimann, Icaro e Gilmar, entre outros. “Eu não planejei abrir o Lote 17, assim: vamos começar tal dia e tal. Não. Ele aconteceu de forma natural. Quando vi já tava conhecido, um monte de gente, famosos, Marília Mendonça indo”, lembra.

Além de assuntos culinários, o chef contou sobre os desafios na cozinha, de convites a programas de televisão e sobre seu projeto até chegar de fato abrir o seu restaurante dentro de casa, em Goiânia, e a experiência que serve para o cliente. Entre perguntas e respostas, histórias e risadas, o chef Lucas Santos, deixou sua história e sua marca no podcast. Para acompanhar o bate papo completo, acesse o nosso canal do YouTube ‘Papo Xadrez’.

Na voz apresentadores 

O apresentador Felipe Cardoso contou no bate-papo sua paixão por miojo com feijão e brinca com isso. “O bate-papo com o chef Lucas foi muito bacana e descontraído. Foram horas de transmissão e nos bastidores tirando dúvidas, dando dicas e falando sobre os gostos culinários. Quando falei sobre gostar de comer miojo com feijão, o chef riu e até deu um exemplo da comida italiana que é servida dessa forma. Com certeza farei uma reserva no restaurante dele e levarei minha família”.

A apresentadora Ananda Leonel lembra sobre a criação do Lote 17 durante a pandemia. “A ideia que ele teve, em criar um restaurante dentro de casa durante a pandemia, e hoje, manter o mesmo método de atendimento é simplesmente sensacional! Não vejo a hora de fazer minha reserva”, diz.

Nos últimos episódios

Lucas Santos, chef culinário, está na 44° transmissão ao vivo do podcast ‘Papo Xadrez’. Lucas se junta aos outros 50 convidados que estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ de frente com os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso. Dos encontros dedicados ao mundo da música e seus bastidores, aos episódios sobre a indústria da moda: nenhuma pauta fica de fora do ‘Papo Xadrez’.

Veja Também