Força e Empreendedorismo Feminino

A influenciadora Bruna Toneto inspira ao mostrar resiliência e inventividade em meio à dificuldade

Postado em: 11-01-2023 às 17h52
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Força e Empreendedorismo Feminino
Na primeira edição do ano do Papo Xadrez, Bruna Toneto mostrou a resiliência feminina diante das dificuldades e o lado de mãe, esposa e empreendedora | Foto: Isabella Lima/Papo Xadrez

Por: Everton Antunes

No 46º episódio do podcast Papo Xadrez, os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso receberam a estrategista digital e empresária, Bruna Carla Toneto, em um bate-papo emocionante e inspirador. Mãe de gêmeos, a empresária já atravessou muitas dificuldades ao perder os pais e hoje inspira diversas mães e mulheres que buscam lucrar com as redes sociais. 

A convidada não imaginava ser mãe de gêmeos, embora sempre brincasse com a possibilidade de tê-los. Em meio a diversas reviravoltas – entre elas, a descoberta de ser filha adotiva –, Bruna sempre se inspirou na figura proativa da mãe, Sandra, e lutou pela independência: “Acho que eu cresci vendo a minha mãe fazendo isso e aflorou dentro de mim o espírito empreendedor”, explica.

Continua após a publicidade

Adotada por Sandra e Carlos, ela comenta que o amor nunca faltou e seus pais sempre a apoiaram. A empresária conta que a mãe biológica sofria de distúrbios psicológicos e não teve condições de criar ela e os irmãos, com quem teve contato aos 19 anos, idade em que descobriu sua origem. 

Certo dia, Bruna conta que o irmão biológico, Rafael, lhe enviou uma mensagem por Facebook e revelou à irmã que ela havia sido adotada. Desacreditada, a empresária investigou sobre a família biológica e, posteriormente, os pais adotivos revelaram toda a verdade: “ali meu mundo caiu”, confessa; mas também disse que, a partir daí, o amor por Sandra e Carlos só aumentou.

Se a empresária não era filha biológica de Sandra, era tão destemida e “aventureira” quanto a mãe adotiva. Por volta dos 20 anos de idade, ela e o então namorado – hoje, marido – , Pedro Toneto, decidiram ir a Londres na tentativa de crescer na vida, mesmo sem saber o idioma do país. 

Longe de casa e enfrentando o clima frio e intenso da capital inglesa ao lado do esposo, Bruna conta que passou por muitas adversidades, mas logo percebeu como poderia ganhar dinheiro. Ao trabalhar como diarista, Bruna foi perspicaz e aumentou a carteira de clientes: a empresária passava de porta em porta e oferecia serviços de limpeza  – o que, dentro de poucas semanas, garantiu a ela uma carteira de clientes generosa: “eu enxerguei que para ganhar dinheiro naquele lugar, eu precisaria pensar fora da caixa, sem saber falar inglês, com o pouco que sabia”

No auge de Bruna em Londres, o marido desenvolveu depressão e sentia saudades do calor brasileiro. Nessa época, quando Pedro já estava no Brasil, a mãe da influenciadora descobriu um câncer, mas decidiu não contar à filha, pois ela tinha objetivos a cumprir antes de retornar ao país. 

Mesmo com muita dificuldade, Bruna volta ao Brasil e diz que, à época, encontrou Sandra na UTI, recém-operada, porém debilitada: “eu nunca tinha visto a minha mãe tão magra daquele jeito”, lamenta. “Cuidei da minha mãe por um mês e quinze dias como se fosse um neném”, conta Bruna, que viu uma mulher independente como Sandra sofrer com a doença. Entre a descoberta do diagnóstico e a cirurgia, a mãe da influenciadora se queixava de dores intensas e veio a óbito em três meses. 

Bruna também contou ao Papo que, logo após a perda da mãe, descobriu a gravidez de gêmeos e teve que interromper o negócio que havia começado ao voltar para o Brasil: Toneto tinha um salão de beleza e não podia manipular produtos químicos, conforme orientam especialistas. “Levei uma gestação incrível”, diz Bruna, que agradece o suporte do pai e marido.

A influenciadora digital também revela sua trajetória com o Marketing Digital e as redes sociais. Antes do parto, Bruna postou um vídeo que retrata momentos da gestação e contou que, logo depois de acordar do parto e acessar o celular, o número de seguidores alavancou: “quando eu acordei no dia seguinte, que eu fui mexer no meu celular, tinha 10 mil seguidores”, comenta. 

Bruna perdeu o pai pouco tempo depois e, juntamente com o marido, precisou descobrir meios de cuidar da casa e filhos. As redes sociais e o Instagram foram o caminho para a independência da empresária: “No meu primeiro mês, eu fiz seis mil reais”, lembra ao dizer que o marketing digital e o marketing de afiliados mudaram a sua vida. 

Há quase dois anos na carreira digital, a empresária explica os métodos ‘Decole Seu Instagram’ e ‘Estrutura Fênix’ que ajudam mulheres a conquistarem a tão sonhada independência financeira por meio das redes sociais, do zero. Ela ainda afirma que o sucesso do seu perfil vem com a identificação dos seguidores com o seu cotidiano, sem censuras ou idealizações.

Bruna prossegue dizendo que ainda pretende realizar muitos planos em 2023 – entre outros, lançar novos cursos e realizar mentorias. Ainda não acabou, “eu quero inspirar mulheres a pensarem fora da caixa, que essas mulheres enxerguem que elas podem fazer o que quiserem”, acrescenta.

Na primeira edição do ano do Papo Xadrez, Bruna Toneto mostrou a resiliência feminina diante das dificuldades e o lado de mãe, esposa e empreendedora. Assista ao episódio completo no canal do Youtube, ‘Papo Xadrez’, e confira os principais trechos da entrevista no instagram do podcast, @xadrezpapo.

Nos últimos episódios

Bruna Toneto, empresária e estrategista digital, está na 46ª transmissão ao vivo do podcast ‘Papo Xadrez’. Bruna se junta aos outros 53 convidados que estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ de frente com os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso. Dos encontros dedicados ao mundo da música e seus bastidores, aos episódios sobre a indústria da moda: nenhuma pauta fica de fora do ‘Papo Xadrez’.

Veja Também