Do sonho à realidade: diretor do SEBRAE explica o caminho do empreendedorismo

De acordo com Antônio Carlos, o SEBRAE tem o papel de auxiliar o micro e pequeno empresário que deseja ter o próprio negócio, mas é preciso “sonhar com o pé no chão”.

Postado em: 31-01-2023 às 17h02
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: Do sonho à realidade: diretor do SEBRAE explica o caminho do empreendedorismo
De acordo com Antônio Carlos, o SEBRAE tem o papel de auxiliar o micro e pequeno empresário que deseja ter o próprio negócio, mas é preciso “sonhar com o pé no chão”. | Foto: Isabella Souza Lima

Na segunda-feira (30), o Diretor Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Antônio Carlos compareceu ao estúdio do podcast Papo Xadrez. Em bate-papo informativo, Antônio Carlos explicou o trabalho do SEBRAE no fomento aos pequenos negócios, as mudanças geradas pela pandemia e a importância do planejamento.

Mineiro criado em São Paulo, o engenheiro agrônomo e diretor do SEBRAE vive há 15 anos nestas terras e conta ao papo: “com muita alegria e satisfação, me tornei goiano!”. Ainda em 2019, Antônio assumiu a tarefa de reerguer a secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a primeira gestão do governador Ronaldo Caiado. 

“Temos um papel determinante porque a gente transforma vidas dentro da nossa missão”, afirma o superintendente. De acordo com ele, o SEBRAE tem o papel de auxiliar o micro e pequeno empresário que deseja ter o próprio negócio, mas é preciso “sonhar com o pé no chão”. 

Continua após a publicidade

Antônio ressalta o período conturbado da pandemia, em que, segundo ele, boa parte dos empresários reduziu em 90% o seu faturamento na crise sanitária de Covid-19. No entanto, o superintendente observa que houve adequação e aprendizado, o que exigiu o uso de tecnologias e inovações no âmbito empresarial. 

Em meio ao cenário de constantes mudanças, o diretor destaca o papel do SEBRAE no “diagnóstico e entendimento do negócio para, oportunamente, auxiliá-lo na tomada de crédito, acompanhar e monitorar todo esse trabalho”. A abertura de um empreendimento vai além da solicitação de recursos, é preciso geri-los e promover o crescimento empresarial. 

Ao todo, em Goiás, o SEBRAE conta com aproximadamente 200 colaboradores e 13 entidades – são previstas outras duas para 2023. O diretor avalia que um em cada quatro empresários goianos – em um universo de 800 mil empresas – foram atendidos pela instituição, mas “apesar de todo o trabalho do SEBRAE, temos muito a fazer”.

Do varejo à indústria e ao agronegócio, espera-se atender a todas as demandas que chegam ao SEBRAE em 2023. “Nós estamos trabalhando com muitos produtos, muitas ações, consultoria especializada junto ao empreendedor, atendimento ao artesanato e na economia criativa”, explica Antônio. 

Entre os projetos do SEBRAE, o superintendente cita o Amarê Fashion, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e três de setembro do ano passado: foi uma ação focada no fortalecimento dos pequenos negócios da moda goiana. Além disso, o programa GO! JOVEM 2023, que aproxima a juventude goiana do empreendedorismo e coloca a tecnologia a serviço do pequeno negócio. 

Porém, são inúmeros os desafios: Antônio conta que é preciso ajudar o empresário goiano a recompor o faturamento e incrementar o lucro, convivendo com o cenário de mudanças. Após a pandemia, “temos o trabalho de ajudar o empresário a crescer e, eventualmente, superar toda essa fase de meses e anos em que o seu negócio foi comprometido”, complementa.

Em um mercado cada vez mais exigente e tecnológico, o diretor do SEBRAE ressalta que há espaço para todos e, ainda, é preciso produzir com sustentabilidade. Desde a ideia até a consolidação do micro e pequeno negócio, Antônio prevê que o SEBRAE garante ao empresário a visão de que precisa para garantir o tão sonhado êxito empresarial. 

Ao papo, o diretor do SEBRAE frisou seu compromisso com a sociedade goiana e mostrou que é possível iniciar um negócio com empenho e planejamento. Confira alguns trechos da entrevista no instagram do Papo Xadrez ou assista à entrevista completa no canal do YouTube, ‘Papo Xadrez’.

Nos últimos episódios

Antônio Carlos, engenheiro agrônomo e diretor superintendente do SEBRAE, está na 49ª transmissão ao vivo do podcast ‘Papo Xadrez’. Antônio se junta aos outros 56 convidados que estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ de frente com os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso. Dos encontros dedicados ao mundo da música e seus bastidores, aos episódios sobre a indústria da moda: nenhuma pauta fica de fora do ‘Papo Xadrez’.

Veja Também