Hábitos saudáveis para rotinas corridas

Quem disse que comer de forma saudável também não pode ser prático? confira um manual simples e fácil para começar e manter uma vida saudável

Postado em: 04-02-2023 às 13h04
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Hábitos saudáveis para rotinas corridas
Comer bem pode ser mais prático do que imaginamos, com a ajuda de alguns atalhos e estratégias inteligentes | Foto: Reprodução

É preciso organização e planejamento para conseguir levar uma vida saudável e disposta de uma alimentação variada e balanceada, mas nem sempre há tempo para isso. O café da manhã fica para depois, o almoço passa despercebido e o dia acaba em fast food. Segundo estudo do professor Carlos Augusto Monteiro (USP), 21% das calorias que o brasileiro consome vêm de alimentos industrializados, tendo um impacto significativo na saúde das pessoas do país. 

“Promover a alimentação saudável durante o dia-a-dia da população não é algo comum na TV, internet e redes sociais. O mais fácil vem primeiro, tanto pela conveniência, quanto pela comodidade do consumo de ultraprocessados”, conta Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, rede de lojas especializada em produtos naturais e nutrição esportiva. Comer bem pode ser mais prático do que imaginamos, com a ajuda de alguns atalhos e estratégias inteligentes.

Tudo começa no café-da-manhã, uma das refeições mais importantes do dia. Investir em uma preparação nutritiva traz mais disposição para o dia. Cereais, como aveia, granola, em um saboroso iogurte natural e mais algumas frutas da estação também são uma ótima pedida. Banana, mamão e maçã são frutas deliciosas e práticas, que ainda duram bastante tempo na fruteira e podem estar facilmente à mão em todo café da manhã.

Continua após a publicidade

Esses itens a granel que todo mundo precisa ter em casa, sejam eles aveia, granola, frutas secas, oleaginosas como são vendidos por quilo, é possível comprar a quantidade desejada de cada item, facilitando o armazenamento, o frescor  e a durabilidade de cada produto. “Esses produtos  fornecem aos nossos clientes a oportunidade de experimentar e escolher a quantidade que desejarem, gerando mais economia e menos desperdício”, explica Edmar.

O almoço e o jantar são as refeições mais complicadas de serem estabelecidas. Seja na rotina de quem come fora todo dia ou para quem faz a refeição em casa, na correria do home-office. Todas elas exigem uma organização ainda mais eficiente. Apostar em preparar a própria comida pode ser a alternativa mais barata e saudável, usando alimentos naturais como verduras e legumes e dando foco em uma proteína de qualidade. Tudo isso pode ser preparado com antecedência em um final de semana escolhido do mês e através de marmitas de vidro, podem ser congeladas por até 3 meses, mantendo os nutrientes e sabor, facilitando o dia-a-dia corrido.

Já um dos maiores riscos está nos lanchinhos entre uma refeição e outra. A praticidade não pode estar aliada ao fácil. Também é preciso ter itens saudáveis à mão, como barrinhas de proteína e cereais, nuts, frutas secas, chips de batata doce – itens que podem ser facilmente levados de um lugar a outro, ter sempre em casa, e ainda por cima, produtos que sejam saborosos e nutritivos, saciando a fome de forma mais eficiente.

E por fim, a Cafeína, ingrediente indispensável no dia a dia de muitos que aumentará a disposição e o vigor diário. Serve também como pré treino, na aceleração do metabolismo de forma natural e saudável, e ainda, pode aumentar a queima de gordura e o gasto de calorias no corpo. Como brinde, ainda melhora o foco, a performance em atividades físicas e diminui a fadiga. 

A saúde do corpo e da mente precisam estar em sintonia com a saúde alimentar. Um combo de alimentos ricos em nutrientes, escolhidos de forma estratégica só tem a colaborar e resultar em uma saúde física de excelência, um bom condicionamento do corpo, disposição e bem-estar.

Foto: Reproduçãi=o

Veja Também