Com consagração de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ e Brenda Fraser, Oscar 2023 premiou os favoritos da categoria

Atores de 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' e ‘A Baleia’ foram o grande destaque da premiação

Postado em: 14-03-2023 às 08h42
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Com consagração de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ e Brenda Fraser, Oscar 2023 premiou os favoritos da categoria
Atores de 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' e ‘A Baleia’ foram o grande destaque da premiação | Foto: Divulgação

A cerimônia da 95ª edição do Oscar, a principal premiação do cinema, aconteceu neste último domingo (12), no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas recebeu as celebridades Hollywood e premiou os destaques desta temporada. ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ foi o grande vencedor da noite, levando sete dos 11 prêmios que concorria. Além de fazer história no Oscar, o filme se tornou o mais premiado da história do cinema, conquistando 165 prêmios nesta temporada.

O grande destaque da noite ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (Everything Everywhere All at Once) foi consagrado com o prêmio de Melhor Filme e levou também as estatuetas de Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Direção (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), Melhor Roteiro Original (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), Melhor Montagem (Paul Rogers), Melhor Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis). 

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo‘ é dos mesmos criadores da comédia ‘Um Cadáver Para Sobreviver’ (2016), premiado no Festival de Sundance. Evelyn Wang (Michelle Yeoh) é uma imigrante chinesa batalhadora em sua rotina diária e que acreditava levar uma vida normal. Tudo vira de pernas pro ar quando ela descobre que tem a capacidade de explorar universos paralelos. Sem fazer a menor ideia do porque isso foi acontecer, ela acaba por encontrar outras Evelyns, de outras vidas, e algumas delas com habilidades especiais. E é justamente isso que ela precisará usar para salvar o multiverso de um grande mal. Agora, tudo o que Evelyn mais quer é voltar para casa e ficar livre dessa louca aventura.

Continua após a publicidade

A protagonista Michelle Yeoh se tornou a primeira asiática a vencer o Oscar de melhor atriz. Em seu discurso, enfatizou que nunca é tarde para realizar os seus sonhos. Ela ainda dedicou o seu prêmio a todas as mães do mundo: “Elas são as verdadeiras super-heroínas e sem elas, ninguém estaria aqui hoje”.

Também em destaque, o Oscar laureou Brendan Fraser como o Melhor Ator do último ano por sua atuação dramática e desafiadora em ‘A Baleia’. Além disso, o mais recente longa-metragem de Darren Aronofsky teve o seu trabalho pioneiro de maquiagem e cabelo reconhecido em sua respectiva categoria técnica, representado pelo trio Adrien Morot, Annemarie Bradley-Sherron e Judy Chin.

Fraser se transformou fisicamente para viver o personagem: um homem com obesidade severa que não consegue sair do sofá. Professor de literatura, ele precisa se confrontar com seu passado, que envolve uma filha adolescente (Sadie Sink) e sua ex-mulher (Samantha Morton). O roteiro é escrito por Samuel D. Hunter, baseado em sua peça homônima.

“O que eu gosto sobre ‘A Baleia’ é como nos convida a ver a humanidade dos personagens, que não são totalmente bons ou maus, eles têm nuances como qualquer pessoa e vivem vidas muito ricas”, conta o diretor Aronofsky, que se interessou em adaptar a peça desde que a viu, mais de dez anos atrás.

Fraser, por sua vez, conta que teve uma entrega total ao personagem, como nunca fizera antes, para mostrar toda a força e vulnerabilidade de Charlie. “Ele tem uma melancolia que o paralisa que vem do fato de nunca poder ter sido a pessoa que queria ser. Ele carrega muitos sentimentos de culpa”, explica o ator.

Outros destaques 

Outro destaque da premiação foi o longa alemão ‘Nada de Novo no Front’ que ganhou quatro categorias: Melhor Filme Internacional, Direção de Arte, Fotografia e Trilha Sonora Original. Guillermo del Toro venceu mais um Oscar, desta vez por ‘Pinóquio’, em que usou a técnica stop-motion para dar vida à uma nova versão do boneco de madeira.

Uma produção da CNN Film também foi premiada: ‘Navalny’ venceu como Melhor Documentário. A produção acompanha a história do líder da oposição russa Alexey Navalny desde sua ascensão política até a tentativa de assassinato de que foi vítima e sua busca por revelar a verdade.

Filmes como ‘Os Banshees de Inisherin’, ‘Os Fabelmans’, ‘Elvis’ e ‘Tár’, que concorriam em várias categorias, foram esquecidos pela Academia e saíram de mãos vazias da premiação.

Veja Também