Brilhando no Cirque Du Soleil, Cássia Raquel fala sobre empoderamento de mulheres pretas

Nascida e criada na periferia carioca, artista é uma das protagonista de 'Alegria', um dos espetáculos de maior sucesso mundial

Postado em: 16-03-2023 às 08h43
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Brilhando no Cirque Du Soleil, Cássia Raquel fala sobre empoderamento de mulheres pretas
Nascida e criada na periferia carioca, artista é uma das protagonista de 'Alegria', um dos espetáculos de maior sucesso mundial| Foto: Divulgação

Nos últimos anos temos visto cada vez mais mulheres pretas ganhando os holofotes e tendo conquistas em diferentes segmentos: música, cinema, teatro, política, moda, beleza e ativismo social são algumas frentes que tem trazido grandes nomes e que tem feito história. O movimento, conhecido como feminismo negro, surgiu porque, no movimento negro, as relações de gênero acabam funcionando como repressoras da autonomia feminina e, no movimento feminista, as discussões de recorte racial são, muitas vezes, preteridas, privilegiando as pautas que contemplam somente as mulheres brancas. 

Em 2022, por exemplo, nomes como Rihanna, Viola Davis, Angela Bassett, Beyonce, Margareth Menezes, Anielle Franco, Ludmilla, entre outras, ganharam destaque pelo seu trabalho e importância dentro das suas áreas. “Ser artista está completamente atrelado a se mostrar como cidadão. Este tipo de engajamento que importa. Eu acompanho muito a Rihanna, seu discurso se converte em atos. Coloca “a mão na massa” quando é preciso e suas empresas pensam em todas as mulheres”, comenta  a atriz e cantora Cássia Raquel.

Ela complementa: “Por exemplo, sua linha de maquiagem tem uma variedade absurda de cores e isso é relativamente novo! Seus desfiles tem corpos fora do padrão… isso é fantástico. Parece uma atitude pequena, mas faz toda a diferença. Eu sou muito fã dentro e fora dos palcos”.

Continua após a publicidade

A cantora, que está em turnê no Japão como uma das protagonistas no espetáculo ‘Alegria’ do ‘Cirque du Soleil’, após o sucesso nos Estados Unidos, fala sobre o mercado cultural e sua relação com as mulheres pretas. 

“Estamos caminhando em passos lentos, mas avançamos. Esbarramos em produções que somente incluem mulheres pretas se for uma exigência, e não apenas pela sua capacidade. Ainda estranham quando estamos em posições de destaque e não de subserviência. É comum, me procurarem para conhecer novas artistas pretas porque eles não sabem nem como começar a procurar. É algo tão simples… somos muitas e tentamos mostrar nosso talento, mas ainda existe resistência”, diz Cássia.

Nascida em Ricardo de Albuquerque, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, fala de como a inspiração em mulheres que fazem a diferença a levaram até o atual momento da carreira, além de como vê seu trabalho servindo de inspiração para novos talentos.

“Estudei minha vida toda sonhando em ter uma carreira internacional. Sou muita grata a todos que influenciaram minhas decisões e não me permitiram desistir. Fico feliz que com frequência, recebo mensagens de pessoas que se orgulham de mim e se sentem representadas. Agora quero ter responsabilidade e sabedoria para manter a admiração delas e motiva-las para que acreditam nos seus sonhos também” finaliza a artista sobre como os exemplos são importantes para formar e dar base a novos talentos.

Veja Também