Dengue: Especialistas recomendam cuidados com sintomas para não haver confusão com a Covid-19

Segundo médico especialista, é importante estimular a hidratação oral e realizar repouso absoluto durante o tratamento

Postado em: 17-03-2023 às 09h05
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Dengue: Especialistas recomendam cuidados com sintomas para não haver confusão com a Covid-19
Segundo médico especialista, é importante estimular a hidratação oral e realizar repouso absoluto durante o tratamento | Foto: Divulgação

O calor, a umidade alta e os dias chuvosos são ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. O Brasil registrou quase 160 mil casos de dengue entre janeiro e fevereiro de 2023, segundo o Ministério da Saúde. Um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2022. No ano passado, Goiás foi o segundo estado do País em mortes por dengue. Especialistas recomendam cuidados para não haver confusão com sintomas de Covid-19.

As reações no organismo podem ser confundidas, e é preciso atenção para distingui-las. A enfermeira e professora do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera, Dienit Verissimo, diz que a febre é o principal motivo da ‘confusão’, pois ela é comum nas doenças citadas.

“Nos primeiros dias as enfermidades têm sinais parecidos, mas com o tempo os quadros apresentam novos sintomas. Febre, dores de cabeça e no corpo, mal-estar são alguns dos sintomas da dengue, que também costumam ser manifestados pelos pacientes que contraem Covid-19, o que pode gerar dúvida no diagnóstico”, afirma.

Continua após a publicidade

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A orientação é observar algumas condições do corpo que podem ser divergentes de uma doença para a outra. “Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias, dores nas articulações são características marcantes, manchas vermelhas pelo corpo, fraqueza, dor atrás do olho”, comenta.

A docente acrescenta que é importante observar os sinais respiratórios e gripais. “A dor de garganta, congestão nasal, tosse seca, coriza etc., são comuns na Covid-19, mas isso não é frequente nas arboviroses”, explica.

A orientação é para que, ao apresentar sintomas, o indivíduo procure um pronto-atendimento o mais rápido possível. A especialista reforça que diante de diversas epidemias ao mesmo tempo no país, é importante para o diagnóstico a realização de exames laboratoriais específicos para o tratamento adequado.

Como combater 

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Veja Também