Cerveja, duendes e adereços verdes

No Brasil, apesar de não ser feriado, algumas cidades promovem diversos eventos na semana do dia 17 de março. Uma ótima maneira de fugir do tradicional e participar de outras culturas

Postado em: 18-03-2023 às 10h25
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>Cerveja, duendes e adereços verdes</strong>
Foto: Reprodução

As influências são irlandesas, mas a criatividade é tipicamente brasileira. Comemorado dia 17 de março, Saint Patrick’s Day já ganha adeptos por aqui. A festa cultural da Irlanda se expandiu para vários países a partir da imigração e no Brasil não seria diferente. Sempre com muita cerveja e adereços verdes, a cor oficial da festa, o evento tira os amantes das influências europeias de casa para curtir cada detalhe desse universo ainda pouco conhecido. Em Goiânia, lugares como a Cervejaria Dias e o Shopping Cerrado também entram no clima.

Você já participou de algum evento alusivo ao Staint Patrick’s Day? Essa comemoração, originalmente irlandesa, ganhou o mundo e, hoje, acontece em alguns lugares do Brasil, inclusive na capital goiana. Mas, como será que essa tradição surgiu e o que é típico nela? Te conto fatos e curiosidades sobre o Dia de São Patrício, e te apresento onde você pode conhecer de perto e viver essa experiência. Um verdadeiro passeio pela Irlanda e seus encantos, mesmo sem nunca ter estado por lá. 

O Saint Patrick’s Day acontece no dia 17 de março, data em que se lembra o aniversário de morte de São Patrício, o padroeiro do País europeu. Sendo atualmente, o maior e mais festejado feriado da Irlanda. Por incrível que pareça, a história do feriado mais famoso da Irlanda começa na Grã-Bretanha. São Patrício, o símbolo irlandês, nasceu no século IV, na Inglaterra. A história conta que ele viveu até os 16 anos no País, com crenças e costumes pagãos. Inclusive, seu nome sequer era Patrício originalmente.

Continua após a publicidade

O que mudou o destino de São Patrício foi o fato de que foi raptado por piratas e vendido como escravo à Irlanda. Lá, ele viveu em cativeiro por 6 anos, quando começou a se aproximar da religião católica. Porém, Patrício conseguiu fugir da prisão e voltar à Inglaterra, onde estudou por 12 anos em um mosteiro e acabou se tornando um bispo católico em 432. Foi quando ganhou o nome de Patrício.

Sentindo um chamado divino para retornar à Irlanda e livrar o País do paganismo celta, Patrício voltou ao país que o prendeu para evangelizar os povos na doutrina católica. Lá, ele foi missionário durante 30 anos e se mudou para County Down, condado onde faleceu em 17 de março de 461. O Dia de São Patrício surgiu em 1903 como uma comemoração religiosa da vida desse homem santo. 

Ela acontecia sempre no dia 17 de março, aniversário da sua morte. Porém, a data caía sempre em meio à quaresma, que já é um período de restrições comportamentais aos fiéis católicos. Para que a celebração não fosse ofuscada pelos sacrifícios da quaresma, a Igreja Católica suspendeu essas restrições na data, fazendo com que ela se tornasse um momento do povo irlandês comemorar com comida farta, músicas, festas e bebidas. Mas, a celebração como se conhece hoje ainda demoraria a acontecer.

Como o Dia de São Patrício é comemorado?

Quando o assunto é comemorar o St. Patrick’s Day, a festa varia conforme o País que a sedia.  Na Irlanda, berço da comemoração, são realizadas paradas de bandas e apresentações de artistas variados. Comidas e bebidas verdes também são vendidas e a população sai em peso para as ruas e pubs. No Brasil, apesar de não ser feriado, algumas cidades promovem diversos eventos na semana do dia 17 de março. Uma ótima maneira de fugir do tradicional e participar de outras culturas.

Em Goiânia, na Cervejaria Dias, que está localizada no Jardim Goiás, o Saint Patrick’s Day conta com muita cerveja, opções gastronômicas e show ao vivo. Com diversas opções de chopp, o público também pode desfrutar de drinks e hambúrgueres especiais, além de muita cultura e agitação. “O objetivo é trazer um pouco da cultura Irlandesa, proporcionando uma nova experiência para os nossos clientes, agregando uma boa cerveja com comidas típicas e um ambiente agradável”, ressalta Fernanda Ribeiro, gerente geral da casa.

Pelo segundo ano consecutivo, o Shopping Cerrado também promove a comemoração irlandesa neste sábado (18), das 14h às 22h, sob o comando da Parada 21 Bebidas. O som da abertura e encerramento do evento fica por conta do DJ Ferrá, que se apresenta das 14h às 16h e das 21h às 22h, e ainda no intervalo dos shows, das 18h às 19h. O público também pode conferir o repertório rock’n’roll da Bandinha de Rock e da banda Vertize, que subem ao palco das 16h às 18h e das 19h às 21h, respectivamente. As apresentações musicais têm entrada franca.

Símbolos da comemoração de St. Patrick’s Day

Além da cor verde, existem alguns símbolos que se repetem ao longo da festa de St. Patrick’s Day. O trevo de três folhas já era considerado pelos povos nativos irlandeses (celtas) como um símbolo de boa sorte. Por isso, conta a lenda que, para conseguir explicar a Santíssima Trindade aos pagãos, São Patrício usou o trevo como uma metáfora. Deus seria como o trevo de três folhas: uma unidade que se divide em Pai, Filho e Espírito Santo.

Para conseguir converter os povos celtas em católicos, Patrício precisou adotar a estratégia de adaptar alguns símbolos como a cruz celta. Foi assim que a transição da religião aconteceu de maneira amistosa. Com esse objetivo, ele teria unido a cruz católica à cruz solar (de origem irlandesa) para criar a cruz celta, usada até hoje na festa de St. Patrick’s Day. 

Já os Leprechauns, na cultura celta, de onde surgiu o povo irlandês, são uma espécie de duendes bem humorados que consertavam os sapatos das fadas. A festa resgata essa figura do folclore como forma de relembrar a origem do povo. O prato Corned Beef Boiled, de carne com repolho é considerado o prato oficial de St. Patrick’s Day, preparado para combinar com os litros de cerveja que são consumidos.

Veja Também