Saúde: Especialista dá dicas e cuidados de higiene bocal

A campanha visa a conscientização da população a respeito da importância da saúde bucal

Postado em: 21-03-2023 às 08h16
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Saúde: Especialista dá dicas e cuidados de higiene bocal
A campanha visa a conscientização da população a respeito da importância da saúde bucal | Foto: Divulgação

No mês que marca o Dia Mundial da Saúde Bucal (20), a comunidade odontológica do Brasil lança o movimento Março Brilhante. A campanha visa a conscientização da população a respeito da importância da saúde bucal. Apesar do país ser referência quando o assunto é odontologia, muitos brasileiros ainda sofrem com problemas bucais, sendo que a falta de dentes, cáries e doenças gengivais são alguns dos principais desafios enfrentados pela população. 

O desconhecimento a respeito da forma de higienização bucal adequada, além das desigualdades socioeconômicas que impossibilitam o acesso ao dentista são as principais causas dos problemas relacionados à saúde bucal e que podem afetar também outras áreas do corpo, como explica a cirurgiã dentista, Angélica Siqueira, especialista em dentística restauradora, implantodontia, prótese e mestranda em odontologia.

“A saúde bucal é muito importante porque a boca é a porta de entrada do nosso organismo. Ela é o início do sistema digestório, então toda a minha digestão, o comportamento do meu esôfago, do meu estômago, do meu intestino e a nutrição que vai para o meu corpo se inicia na boca. Se eu não tiver uma boa mastigação dos alimentos, eu vou trazer um prejuízo para o meu organismo”, ressalta.

Continua após a publicidade

Segundo o Instituto do Coração (InCor), 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes por problemas cardíacos estão relacionadas a infecções bucais não tratadas. Além disso, doenças como pneumonia e artrite podem ser causadas pela má higienização bucal, quando a população de bactérias que vive na boca aumenta e uma parte cai na corrente sanguínea, provocando infecções.

A cirurgiã dentista chama atenção ainda para o cuidado da boca como um todo, que irá proporcionar saúde para o corpo e também bem estar mental. “Um sorriso saudável e bonito abre portas. Existe um contexto de saúde biológica, mas também o da saúde mental. Então precisamos pensar na saúde, na função e na estética, nessa ordem e com equilíbrio”.

Prevenção

Para manter a saúde bucal, é preciso estar atento à prevenção. Por isso, Angélica Siqueira destaca cuidados como boa escovação, uso correto do fio dental e o autoexame regular, para identificar possíveis anormalidades, que devem ser avaliadas por um profissional. Além de visitas regulares ao dentista, que irá avaliar se está havendo a remoção da placa bacteriana. 

“As pessoas pensam que tratamento odontológico é caro, mas a prevenção não é. Pare em frente ao espelho, olhe como está a situação da bochecha, da língua, para identificar quando há algo diferente e procurar o dentista. Então o profissional irá avaliar a necessidade e as possibilidades de tratamentos quando necessário e, o quanto antes for avaliado, melhor para o paciente. Haverá menos desgaste, menos intervenção e menos custos”, ressalta Angélica.

Veja Também