Rapper Renedy lança single sobre o comportamento goianiense

Com um humor satírico novo single será lançado com videoclipe nesta quinta-feira (23)

Postado em: 23-03-2023 às 09h34
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Rapper Renedy lança single sobre o comportamento goianiense
Com um humor satírico novo single será lançado com videoclipe nesta quinta-feira (23) | Foto: Divulgação

Como explicar a sociedade goianiense para quem não vive em Goiás? É isso que o rapper Renedy se propõe em seu novo single ‘Terra do Pequi’, com lançamento hoje (23), em todas as plataformas digitais. A ideia do som nasceu durante um período em que o rapper morou em Portugal, na Europa. As novas amizades gringas e as diferenças culturais motivaram o artista a desenvolver a letra a partir do seu ponto de vista sobre o comportamento dos goianos.

“É pra cabá com os pequi ‘du’ Goiás. O negócio aqui é bão e o trem é doido demais”, diz o refrão do som. O humor satírico de Renedy é o que torna a obra musical diferente de tudo que você já ouviu sobre Goiânia, mas sem perder o tom da crítica. Na composição, o rapper aponta comportamentos “paia” como machismo, ironiza vivências da burguesia, denuncia a injustiça sofrida pela juventude periférica, sem deixar de exaltar a cultura goiana através de expressões típicas de quem vive aqui. “Tem base?”

“O clipe marca a minha volta ao cenário musical goiano, depois de uma pausa de 2 anos. De uma maneira cômica, esse trabalho expõe os tipos de expressões usadas pelos goianos e mostra o quanto isso deixa os estrangeiros ou não conterrâneos confusos. Sem dúvida, um som interessante que visa ampliar e valorizar as curiosidades da cultura de Goiânia”, explica Renedy.

Continua após a publicidade

Terra do Pequi e seu especial videoclipe com gravação de trechos na Europa, tem uma equipe técnica totalmente goiana. É um som produzido por Saggaz Beats, um dos mais importantes beatmaker da capital. Também contou com Mixagem e masterização do Estúdio 1º Mandamento, filmagem pelos goianos Amanda Silveira e Abner Marcelo, e edição de vídeo por LCKV produções.

Carreira musical 

Nascido na periferia de Goiânia, Renedy é um rapper que começou sua carreira musical ainda na adolescência. Aos 16 anos, ganhou o concurso ‘V-OBRAS FLOW DANCE MUSIC FESTIVAL’, cantando canções de sua própria autoria. Em 2011 foi finalista no concurso ‘FESTIVALSESI DE MÚSICA’, na categoria ‘Composição Própria’. Ao se envolver de forma completa na cultura hip hop, Renedy participou das batalhas de mc´s realizadas em sua cidade, onde foi campeão em duas ocasiões, e finalmente reconhecido na cena do rap goiano.

Renedy também faz parte do coletivo ‘WU-KAZULO’, formado por artistas de 3 gerações do rap goiano: Yelowman, RasTibuia, Luz Negra, Dam Caseiro, Sem lembrança, Saggaz Beats e, é claro, o próprio Renedy. Com o grupo, se apresentou em diversos eventos em Goiânia e entorno, além de representar o rap da cidade em grandes festivais locais de enorme peso, como o Festival Bananada e o Cerrado Mix.

Em 2020, veio o tão esperado terceiro álbum solo do rapper, intitulado ‘Do Subúrbio aos Corações Nobres’, que o rapper considera como o melhor disco da sua carreira. De tão importante, o álbum recebeu um documentário especial, dividido em 3 partes e disponível no Youtube.

Para além de projetos musicais, Renedy também é um importante ativista e produtor cultural no movimento Hip Hop. Foi um dos organizadores do projeto ‘A Quinta é Nossa’, que trazia batalha de mc´s e shows de artistas locais na Praça da Paz, no Jardim Nova Esperança. No mesmo lugar, participou também do projeto ‘Tenda Cultural’, onde eram distribuídos livros de poesia, palestras e shows. 

Nas escolas dos bairros de periferia, o rapper fez parte do projeto “Rap nas Escolas” onde ele cantava e transmitia suas experiências artísticas através de palestras sobre diversos assuntos ligados aos jovens da periferia.

Na visão de um jovem periférico, rapper Renedy rima sobre comportamento da sociedade goianiense

Veja Também