Monja Coen Roshi é a convidada do projeto Café de Ideias hoje

Será abordados temas que mais afligem o ser humano no século 21: a depressão e o caminho para a felicidade

Postado em: 27-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Será abordados temas que mais afligem o ser humano no século 21: a depressão e o caminho para a felicidade

A monja Coen Roshi é a convidada do projeto Café de Ideias desta sexta-feira (27) no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A missionária zen budista vai contar sua experiência na luta contra a depressão e na busca por uma vida mais simples e plena por meio da palestra Contra a angústia e o sofrimento ou um caminho para a felicidade. O evento é gratuito.

Monja Coen abordará uma das temáticas que mais afligem o ser humano no século 21: a depressão e o caminho para a felicidade. Suas reflexões e rica trajetória apontam para um caminho possível em direção a uma vida mais simples e plena – essa é a temática que o público poderá conferir durante o evento. 

Continua após a publicidade

Coen Roshi

A monja é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Ela foi ordenada monja, em 1983, e, após viver 12 anos no Japão, retornou ao Brasil para liderar, durante seis anos, as atividades do Templo Busshinji, sede da tradição Soto Shu da América do Sul. Em 2001, fundou a Comunidade Zen Budista, com sede no Templo Tenzui Zenji, no bairro do Pacaembu em São Paulo.

Atualmente, Coen orienta grupos afiliados no Rio Grande do Sul, DF, Paraíba, Rio de Janeiro e interior de São Paulo (Ribeirão Preto) e participa de diversas atividades públicas – incluindo encontros interreligiosos, buscando promover o princípio da não violência ativa e da cultura de paz. Autora dos livros Viva Zen, Sempre Zen, Palavras do Darma, A Sabedoria da Transformação, 108 Contos e Parábolas Orientais, O Monge e o Touro e O Sofrimento é Opcional, a monja traz uma rica bagagem sobre um assunto que afeta muitas pessoas: a depressão. 

Café de Ideias

O projeto do CCON foi criado em 2012. Em 2017, recebeu a psicanalista Regina Navarro e o filósofo Luiz Felipe Pondé em eventos que reuniram mais de 1,3 mil pessoas. O produtor musical Nelson Motta abriu a temporada 2018, no dia 9 de março, e o jornalista Zuenir Ventura palestrou no dia 6 de abril. Além de Monja Coen, neste primeiro semestre o Café terá a presença da psicanalista Maria Rita Kehl em 25 de maio.

Para participar do evento não é preciso fazer inscrição ou retirar ingresso para assistir à palestra. No entanto a organização do Café de Ideias recomenda que o público chegue com alguma antecedência para garantir sua vaga. Serão disponibilizadas 1.200 cadeiras, divididas em dois auditórios. O principal, onde estará a palestrante, terá cerca de 800. O secundário, com telão, mais 400. Não será permitido reservar cadeiras.

‘CAFÉ DE IDEIAS COM MONJA COEN’

Quando: sexta-feira (27) às 19h30

Onde: CCON (Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4.490, Qd. Gleba, Lt. 1, Setor Fazenda Gameleira – Goiânia)

Entrada gratuita

 

Veja Também