Preparador de misses Paulo Filho fala sobre os desafios dos concursos de beleza

Cecília Azenha é sucessora da Charlotte Moroni, goiana que tinha vencido a última edição do concurso

Postado em: 25-03-2023 às 08h44
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Preparador de misses Paulo Filho fala sobre os desafios dos concursos de beleza
Cecília Azenha é sucessora da Charlotte Moroni, goiana que tinha vencido a última edição do concurso| Foto: Divulgação/ Brasilio Wille

São milhões de garotas com o mesmo sonho. Porém, existem diversos desafios a serem superados para quem quer começar ou já está começando no mundo Miss. Para isso existe um profissional responsável pela preparação para que o sonho se torne realidade. O especialista em concursos de beleza, Paulo Filho é um grande exemplo e vem atuando nos últimos anos na preparação de candidatas para competições de beleza e já conquistou oito títulos internacionais para o Brasil. 

Em entrevista ao Essência, Paulo conta sobre como começou a sua carreira de consultor de misses. “Eu me apaixonei pelos concursos de beleza em 2005, na época, por uma coincidência ao trocar de canal na TV, me deparei com a transmissão do Miss Universo 2005. Aquele show incrível me encantou, e desde então sempre estive pesquisando e estudando o segmento. A paixão que era um hobby, em 2017 tornou-se meu propósito de vida, ao pedir demissão no meu trabalho para seguir com meu projeto Hora da Miss, e posteriormente desenvolver o trabalho de consultoria de preparação para misses”.

Recentemente Paulo Filho esteve presente na preparação de Cecília Azenha de apenas 8 anos de idade que foi coroada neste último domingo (19) como a nova Miss Brasil Infantil. A pequena paulista, natural de São José do Rio Preto (SP)  garantiu a vaga para defender o país no concurso mundial Mini Miss Universo, que deve acontecer em agosto, na Colômbia.

Continua após a publicidade

Enquanto preparador infantil, essa é a terceira vitória seguida de Paulo no Pequena Miss Brasil, uma vez que, além de Cecília, pupilas suas levaram títulos em 2021 (Ana Carolina Leite, do MS) e 2022 (Charlotte Moroni, de GO). O conceituado preparador, que está há 17 anos no ramo, é responsável ainda pela conquista de mais de 10 títulos internacionais de misses para o país nos últimos anos. No Brasil, ele já foi jurado em mais de 200 competições e avaliou mais de quatro mil candidatas entre crianças, adolescentes e adultas.

“Meu objetivo sempre foi ajudar garotas a realizarem seus sonhos. Nunca imaginei me tornar alguém conhecido por isso. Eu fico de verdade muito orgulhoso, com a última vitória conquistada em Fevereiro, chegamos a impressionantes 12 coroas (12 títulos de primeiro lugar para o Brasil em concursos internacionais de beleza). Saber que esses resultados levam o nome do nosso país ao topo, e mais do que isso, criam oportunidades para que tantas outras garotas sonhem, isso é impagável. Eu agradeço a Deus por ser abençoado e ao lado de minhas pupilas estar protagonizando momentos incríveis nesse segmento que amamos!”, confidencia o preparador. 

Imersão na prática 

Segundo o especialista hoje as principais competições buscam uma Miss completa, uma candidata que tenha sim beleza estética, mas, que essa beleza seja integral, uma miss precisa ter poder de comunicação, dar preferência em mais de um idioma, desenvoltura de palco, porque isso passa confiança. Elegância é essencial, por exemplo, durante o confinamento (etapa em que as misses convivem em uma competição) nesse momento é possível  analisar a elegância com que ela se porta nas mais diversas situações

O que um consultor faz vai além do fator preparação. “Eu fico feliz em dizer que não existe nada parecido no Brasil. Eu trabalho com formatos de 1, 3 e 5 dias, onde a garota passa por uma imersão, nesse período ela aprende sobre as competições de beleza, e eu entendo seu perfil, suas características, qualidades e pontos a desenvolver. Com maior conhecimento sobre minha pupila, escolhemos sua competição e meu trabalho é desenvolver uma estratégia de sucesso, que na minha opinião é um projeto que tenha muito da essência da minha aluna, porém, alinhada ao que a competição busca em sua rainha”, narra Paulo. 

A consultoria também é uma oportunidade de aprender mais sobre o mundo e principalmente sobre si mesma. “A garota se reencontra com seus medos, e meu objetivo é conduzi-la para que supere todo e qualquer obstáculo que surja em seu caminho. Com a estratégia definida, um planejamento é desenvolvido usando práticas de gerenciamento de projetos do PMBOK (principal guia de boas práticas, diretrizes e definições relacionadas à gestão de projetos no mundo)”.

Questionado sobre a temporada de 2023, Paulo Filho destaca: “2022 foi um ano incrível para o Brasil. Sobre 2023, tenho excelentes rainhas em preparação, começamos o ano vencendo o Miss Charm International, uma importante competição no Vietnã. Para o segundo semestre teremos brasileiras competindo na Costa Rica, Venezuela, Espanha, Malásia, Paraguai e Equador. Estamos otimistas por mais títulos para o Brasil”, finaliza.

Veja Também