Floripa Conecta: Evento pretende ser o maior em atividade econômica da capital catarinense

Projeto foi criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional, unir a tecnologia e o turismo

Postado em: 27-03-2023 às 08h42
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Floripa Conecta: Evento pretende ser o maior em atividade econômica da capital catarinense
Projeto foi criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional, unir a tecnologia e o turismo | Foto: Divulgação

De norte a sul do País, cidades respiram o turismo e vivem do movimento que os visitantes fazem nesses destinos. Santa Catarina, por exemplo, considerando tanto o turismo internacional quanto o doméstico, foram 5,4 milhões de passageiros registrados durante o ano de 2022. Mas nos próximos meses as regiões mais visitadas experimentam a baixa temporada, por isso traçam estratégias para driblar a situação. No caso de Florianópolis, eles anunciam o Floripa Conecta 2023, maior semana de eventos.

Na baixa temporada do inverno, Floripa aqueceu o sistema econômico e reuniu os diversos eventos da economia criativa. O principal objetivo de todo o movimento é estimular a mistura de segmentos, potencializar oportunidades de desenvolvimento, e sobretudo, ampliar as conexões entre a população local, e por consequência, tem atraído turistas de todo o País. “Floripa Conecta tem como principal propósito fazer com que os potenciais de Florianópolis andem juntos, tais como turismo e tecnologia, gastronomia e design, arte e música, entre outros”, diz Thaynan Mariano, Diretor Executivo do evento.

Tudo acontece por meio do conceito de economia criativa, levando em consideração que ativos criativos geram crescimento e desenvolvimento econômico. Assim como um dos maiores festivais de cinema, música e tecnologia, o SXSW – South by Southwest, em Austin, no Texas – USA, o Floripa Conecta tem atraído turistas ao redor do país, conectando inúmeros cenários de empreendedores e fãs desses mercados em exponencial crescimento.

Continua após a publicidade

O Floripa Conecta aqui no Brasil se destaca em um movimento de conexão entre iniciativas públicas, privadas e eventos na cidade de Florianópolis. Criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional, unir a tecnologia, o turismo e a economia criativa, e acima de tudo, ser um hub de eventos no mês de menor atividade econômica da capital catarinense.  “Com o movimento, agosto se tornou um mês que veio para despontar a economia criativa de uma das ilhas mais ricas do Brasil”, continua Mariano.

A próxima edição, em comemoração aos 350 anos da cidade, está prevista para acontecer de 1º a 31 de agosto de 2023, que será a 3ª edição do movimento. Para mais detalhes, no dia 28 de março acontecerá o grande lançamento do Floripa Conecta 2023 no Sebrae Santa Catarina. Neste dia, organizadores, investidores e o prefeito da cidade se reunirão para apresentar as perspectivas e a chamada pública de eventos deste ano. Para mais informações é pelo site floripaconecta.com.br e Instagram @floripa.conecta.

Mais de Floripa

Se você passar pelo evento, porquê não aproveitar uns dias para conhecer o que Florianópolis tem para oferecer aos visitantes? O destino oferece muitas opções de lazer, praias paradisíacas, lagoas, dunas e trilhas em meio à Mata Atlântica. Em Floripa tem também casarão colonial, sítios arqueológicos, opções variadas de esportes e muito agito. Bares, restaurantes e boates dominam o Canto da Lagoa, o Canto dos Araçás, o Centrinho, e a Avenida das Rendeiras, o Caminho para a Praia Mole. No centro, shoppings e toda a modernidade de uma cidade grande.

Com 500 mil habitantes e mais de 1,5 milhão de visitantes por temporada, Florianópolis é a capital brasileira com o melhor índice de qualidade de vida. Por isso muitos acabam escolhendo esse paraíso para viver. A ilha é perfeita para a prática de esportes dentro e fora d’água e não falta opção do que fazer em Florianópolis. Tem surf nas praias do leste e sul, windsurfe e caiaques na Lagoa da Conceição, mergulho na Ilha do Arvoredo, sandboard nas dunas da Joaquina.

Tem voos duplos de parapente nos morros das praias; Mole, Brava e Lagoa da Conceição, além de diversas trilhas para caminhadas, que conduzem a praias selvagens, como a fantástica Lagoinha do Leste. Mas quem pensa que o destino só tem praias a oferecer está muito enganado, na cidade há muitas opções como várias construções históricas, tanto no centro como ao redor da ilha, como é o caso das Fortalezas datadas do século XVIII.

Conheça os principais pontos turísticos de Florianópolis, além das praias: Ponte Hercílio Luz, cartão postal; Avenida Beira Mar; Morro da Cruz, o mirante; Praça Hercílio Luz e Parque da Luz; Centro Histórico; Mercado Público; Praça XV de novembro; Palácio Cruz e Souza; Forte Santana; Lagoa da Conceição; Lagoa do Peri; entre outros pontos turísticos. Enfim, caso queria espairecer da   semana do maior evento de economia criativa, as dicas são muitas e boas.

Veja Também