MPB: Tâmara e Marco Vincit refletem os ciclos da vida em novo episódio

Projeto leva o nome de 'Tâmara' em referência à própria cantora e à fruta, que, poeticamente, foi relacionada pelos artistas aos ciclos da vida

Postado em: 02-05-2023 às 08h51
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia:  MPB: Tâmara e Marco Vincit refletem os ciclos da vida em novo episódio
Projeto leva o nome de 'Tâmara' em referência à própria cantora e à fruta, que, poeticamente, foi relacionada pelos artistas aos ciclos da vida | Foto: Divulgação

Acostumados a compor e cantar juntos, Tâmara e Marco Vincit se uniram para gravar o projeto ‘Tâmara’, um EP com cinco faixas autorais e uma faixa do compositor Pélico. As músicas abordam os ciclos da vida, emoções, sentimentos e experiências da jornada humana. O trabalho conta com a produção musical de Felipe Fantoni e um encarte com concepção e direção artística assinadas pelo próprio Marco Vincit.

Antes de ser lançado, ‘Tâmara’ teve a faixa ‘Semente’ divulgada como single no dia 12 de abril, por representar plenamente o sentido do EP. “O conceito do EP está relacionado a temas como amor, amizade, esperança e mudanças, sem deixar de lado os momentos de incerteza, fazendo um paralelo com a fruta que faz referência ao nome da artista. Semear, nascer, florescer e frutificar”, conta Marco.

É possível, portanto, traçar uma linha temática em comum entre as seis faixas. “As músicas falam de relações pessoais com o mundo e a relação da gente com outras pessoas, mesmo que de forma poética, como é o caso da abertura do EP. A escolha das músicas foi feita para se encaixar no conceito geral”, diz Marco. Apesar disso, o EP é diverso e poético, abordando temas como ciclos de vida, paixão, liberdade, felicidade, caminhos da vida, esperança, resistência, recomeço e superação dos dias difíceis.

Continua após a publicidade

Em relação à sonoridade, os artistas também foram livres de amarras, chegando a uma diversidade sonora significativa, mas apoiados primordialmente na brasilidade e na leveza. “Nós gostamos muito de música brasileira. A ideia sempre foi explorar ritmos diferentes, ao mesmo tempo que com ideias e sonoridades vintage de piano, e até um pouco clássico, como é o caso do cello quando usado, mas sem perder o ar de contemporâneo e tecnológico, por isso a gente queria ter alguns efeitos de synths e programações”, conta Marco. 

Tâmara também compartilhou suas impressões sobre o processo de criação: “Foi incrível trabalhar com Marco e Felipe e ver o projeto ganhar vida com tantos músicos envolvidos. Tivemos liberdade para experimentar diferentes ritmos e sonoridades”.

Sobre o time de instrumentistas, Marco Vincit considera as colaborações de alto nível. “Sem dúvidas, os destaques maiores são para o cello nas músicas ‘Tâmara’ (faixa 1) e ‘Semente’ (faixa 4), executados brilhantemente pelo músico Breno Augusto, que atua também na orquestra sinfônica de Ouro Preto (MG), e para o feat do músico e compositor mineiro Affonsinho, que faz a guitarra solo na música ‘Tanto Faz’ (faixa 2). A produção é do nosso amigo Felipe Fantoni, que, além de produtor, é um baixista incrível”.

Sobre Tâmara

Tâmara nasceu em Francisco Sá, no norte de Minas Gerais. É cantora e compositora, apaixonada por música desde que se entende por gente. Criança aventureira e sonhadora, mudou-se aos 18 anos para Montes Claros (MG), onde estudou em um conservatório, cursando Canto Erudito e Violão Popular por dois anos. Posteriormente, na capital mineira, onde vive atualmente, Tâmara estreou sua discografia em 2023 com o single ‘Semente’. Tâmara é uma artista versátil, inspirada nos clássicos da MPB, do rock nacional e internacional, porém atenta às novidades do cenário musical brasileiro, especialmente aos artistas da nova MPB, tendência clara em sua personalidade artística.

Sobre Marco Vincit 

Marco Vincit é cantor, compositor e multi-instrumentista. Iniciou sua carreira solo no cenário fonográfico em 2020, ao lançar o single ‘O Mar’. Desde então, lançou mais três singles e o EP ‘Quando o Dia Terminar’ (2021), produzido em Brumadinho, sua cidade natal. Nascido em Minas Gerais, Marco descobriu sua paixão pela música brasileira ainda na infância, por meio das aulas de trompete e participação na banda de música de sua cidade. Suas composições são inspiradas e influenciadas pelas paisagens e sons de Minas Gerais, bem como pela rica música brasileira.

Veja Também