Lamira: Companhia tocantineses chega em Goiás com o espetáculo “Sobre Si”

Da introspecção e da experiência de maternar em plena pandemia nasceu um trabalho intimista da Lamira Artes Cênicas

Postado em: 25-05-2023 às 09h22
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Lamira: Companhia tocantineses chega em Goiás com o espetáculo “Sobre Si”
Da introspecção e da experiência de maternar em plena pandemia nasceu um trabalho intimista da Lamira Artes Cênicas | Foto: Divulgação

A peculiar perspectiva feminina sobre a experiência de maternar em plena pandemia rege o novo trabalho da companhia tocantinense Lamira Artes Cênicas. Os ciclos da vida são contados através da dança, teatro, circo e música. Eles chegam à Goiânia e Aparecida de Goiânia para apresentar o espetáculo ‘Sobre Si’. As apresentações ocorrem no Teatro SESC Centro nesta quinta-feira, 25 de maio, e no Teatro de Bolso Cidade Livre na sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de maio. Todas às 20h com entrada gratuita.

Da introspecção e da experiência de maternar em plena pandemia, nasceu um trabalho intimista e comovente que apresenta a vida sob a perspectiva feminina. A Lamira Artes Cênicas, de Palmas (TO), apresenta o seu mais novo espetáculo ‘Sobre Si’. Este é um trabalho inédito e autoral, fruto de uma pesquisa desenvolvida em tempos de isolamento, que teve sua estreia em 2022. “O espetáculo tem o olhar de uma mulher jovem e uma mulher idosa, abordando temas como maternidade, ancestralidade e sabedoria”, comenta Carolina.

Carolina, que assina a concepção e coordenação geral do espetáculo, ressalta a participação de uma mulher idosa que nunca esteve em palco antes. Trata-se de Guadalupe Machado, que divide o palco com Carolina Galgane. O que reforça o compromisso da companhia em valorizar o olhar feminino em todas as suas etapas e complexidades. “Criamos o espetáculo ‘Sobre Si’ para abordar os ciclos do viver, as experiências da vida e as relações no mundo a partir do olhar de mulheres diversas”, continua. 

Continua após a publicidade

‘Sobre si’ é fruto de uma pesquisa que iniciou com o lançamento do vídeo dança ‘Quando Dormes’ primeiro lugar nacional no prêmio Funarte RespirArte 2020, que teve sua estreia em 2021. Em seguida, em 2022, a companhia lançou a plataforma digital nacional ‘A Doce Matéria Mater’, que contém 24 obras de todas as linguagens artísticas, de mulheres de todo o País que também são além de artistas, mães. O espetáculo é resultado do aprofundamento da pesquisa sobre ser mulher na contemporaneidade.

O público goiano, acostumado aos espetáculos mais extrovertidos e de rua da companhia, pode esperar um trabalho mais sutil e intimista, que faz um convite a um mergulho em si e ao mundo que talvez você ainda não compreenda. “É um espetáculo poético, que se conecta mais com as pessoas de forma mais sensível. Ele traz esse tema introspectivo como espelho dos temas que estavam movendo a companhia na pandemia, quando foi concebido”, antecipa João Vicente, diretor do espetáculo. 

Além das apresentações abertas no Teatro SESC e no Teatro de Bolso Cidade Livre, Lamira ainda faz uma sessão exclusiva para grupo de idosos atendidos pelo SESC nesta quinta-feira (25), às 15h. Também recebe o espetáculo os idosos do Abrigo Solar das Acácias às 10h. Após cada espetáculo, a companhia tem um bate-papo com o público, compartilhando sobre o processo de criação e fazendo sessão de fotos. Este espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022.

Sobre o grupo

A Lamira é um grupo de artes cênicas tocantinense que busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural. Desde seu início, a companhia constrói espetáculos que servem de referência estética à Capital onde está inserida. 

Representando a produção cênica tocantinense pelo Brasil, a companhia Lamira já circulou por mais de 90 cidades em 25 estados e Distrito Federal, passando por todas as regiões do País, e atingindo um público de mais de 55 mil pessoas. Por meio de pesquisas e intercâmbios entre grupos, a cia. vem construindo possibilidades para atender às diversas demandas do público. Isso permite que tenham um repertório de espetáculos de rua, infantis, contemporâneos e conceituais.

Veja Também