Quinta-feira, 28 de março de 2024

Dia do Vinho Brasileiro terá evento especial em Goiânia e descontos em rótulos nacionais

Comemoração evidência rótulos produzidos Brasil afora

Postado em: 27-05-2023 às 09h37
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia do Vinho Brasileiro terá evento especial em Goiânia e descontos em rótulos nacionais
Comemoração evidência rótulos produzidos Brasil afora | Foto: Divulgação

Todo primeiro domingo de junho (no caso, o próximo dia 4), é comemorado o Dia do Vinho no Brasil. A data foi instituída em 2003, no Rio Grande do Sul, mas só virou lei oficialmente em 2017. E o que não falta são motivos para festejar. A produção e o consumo de vinho cresceram substancialmente no País nos últimos anos.

A sommelière d’A Kombi do Vinho, Emilia Carvalho Almeida, que também é sócia do Brinda Brasil desde 2016, resolveu explorar a data comemorativa e apresentar aos seus clientes o que se produz de bom pelo País afora com o Brinda Brasil (versão pocket). “Tradicionalmente, o vinho brasileiro é associado à Serra Gaúcha, principalmente, Vale dos Vinhedos que abrange Bento Gonçalves, Guaribaldi, Caxias do Sul e Flores da Cunha, berço da viticultura brasileira. Porém, atualmente, temos vinhedos espalhados pelo Brasil, em latitudes e terroir diversos”, afirma a especialista.

Ela preparou uma noite especial para a sexta – feira (2), a partir das 20h, para comemorar a data com degustação do que há de melhor sendo produzido em terras brasileiras, com 10 rótulos de vinhos nacionais e três comidinhas brasileiras incluídas, além de dez dias de promoção, de 1º a 10 de junho para oferecer descontos de até 15% nos rótulos nacionais. 

Continua após a publicidade

Emilia revela que a seleção dos vinhos para a semana comemorativa foi feita de maneira a trazer uma amostragem das principais zonas de produção de vinho. “Do Rio Grande do Sul, vinhos da Campanha Gaúcha e Serra Gaúcha. Teremos ainda rótulos de Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Pernambuco”, evidencia.

Preferência

No Brasil, há uma diversa participação das espécies viníferas sendo plantadas, tanto destinadas a vinhos tranquilos quanto a alguns espumantes. No entanto, as principais são Moscato, Cabernet Franc, Riesling, Merlot, Syrah, Tannat, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Touriga Nacional e Alvarinho. Cada espécie vai depender da diversidade de climas que favoreça variados cultivos de norte a sul e de leste a oeste do País.

“A diferença entre seco, meio seco e doce é a quantidade de açúcar residual no vinho, classificado conforme a legislação brasileira, que é de 4 gramas por litro no seco, 5 a 25 gramas no meio seco e mais de 25 gramas no doce”, explica a sommelière. Segundo ela, existe uma preferência mundial aos vinhos tintos e a diferença entre as tonalidades de vinho está no processo de vinificação. “O tinto é vinificado com a casca da uva no processo todo para conseguir a coloração escura, já o rosé passa pelo processo parcialmente com a casca para pegar um pouco da coloração e, no vinho branco, é utilizado apenas o bago da uva, não tendo contato com a casca”.

Veja Também