Melhor Fondue do Brasil elege receita de chef goiana Clara Gaehwiler como a melhor do país

Mistura do queijo usada no concurso pela melhor fondue do Brasil estará disponível no restaurante da própria chef Clara, o Ursus – Steak, Burger & Cheese, em Pirenópolis

Postado em: 30-05-2023 às 08h41
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Melhor Fondue do Brasil elege receita de chef goiana Clara Gaehwiler como a melhor do país
Mistura do queijo usada no concurso estará disponível no restaurante da própria chef Clara, o Ursus – Steak, Burger & Cheese, em Pirenópolis | Foto: Divulgação

Os queijos são uma das delícias mais apreciadas na gastronomia mundial. Dentre sua diversidade, o prazer de apreciar aquele bom fondue é de dar água na boca só de imaginar. Uma receita tradicionalmente suíça, ela ganhou o Brasil e, principalmente, as regiões mais frias. Com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais elaborado e da mesa dos camponeses suíços foi direto para os ambientes mais finos. Se você acha que não pode melhorar, eu te digo: Pode. O primeiro Concurso do Melhor Fondue do Brasil elegeu uma chef de Goiás com o primeiro lugar.

O primeiro Concurso do Melhor Fondue do Brasil aconteceu em 15 de maio na residência do Cônsul-Geral da Suíça, em São Paulo. Esta foi uma das etapas eliminatórias ao redor do mundo para selecionar o candidato que representará o País no Mundial de Fondue da Suíça no final deste ano. Dez candidatos, entre profissionais e amadores, participaram do evento. E uma comissão julgadora avaliou os queijistas e chefs de cozinha que concorreram com suas melhores receitas de fondue.

A campeã do concurso foi a chef goiana Clara Gaehwiler, de Pirenópolis. A vencedora ganhou o concurso usando 50% de Gruyère DOP (o tradicional queijo suíço que era obrigatório ser usado na receita) e a outra metade escolhida por ela: queijos brasileiros da Queijaria Alpina, produzidos em Goiás (Alpino tipo Raclette com 90 dias de maturação e o queijo Stephan com 12 meses de maturação). Com sua combinação, ganhou passagem direta para participar da final internacional em 18 de novembro na Suíça.

Continua após a publicidade

O júri contou com nomes renomados como os suíços Stéphane Jayet e Philippe Chevrier e pela brasileira Débora Pereira, jornalista da revista francesa ‘Profession Fromager’ e diretora da Associação SerTãoBras. Também participou os jornalistas e especialistas brasileiros convidados. Todos partiram do mesmo propósito, encontrar a receita mais equilibrada e saborosa, sem perder a essência da originalidade. Foram nove candidatos que buscaram se atentar as exigências, na mesma medida que deixavam o dom da gastronomia aflorar.

O lado bom para meros mortais como nós, que gostamos de experimentar o que é bom nessa vida, é que, em breve, a mistura do queijo usada no concurso pela melhor fondue do Brasil estará disponível no restaurante da própria chef Clara, o Ursus – Steak, Burger & Cheese, em Pirenópolis, interior do Estado. Além disso, a receita pronta também será vendida para finalizar em casa, no outro empreendimento da chef, chamado de Casa do Suíço Empório, onde ela vende produtos locais e suíços.

Com organização, aroma, sabor e homogeneidade Clara Gaehwiler, filha de um suíço e uma goiana, venceu o concurso no Brasil.  Mas todos os participantes puderam vivenciar uma experiência única. Durante o evento, os convidados desfrutaram de uma apresentação sobre a história do queijo Gruyère, seguida de uma degustação dos diferentes estágios de cura. Fabien Clerc, cônsul suíço no Brasil, comentou: “Pudemos ver os bons queijos brasileiros em aliança com o rei dos queijos suíços, consagrando esse prato típico que é símbolo da nossa cultura”.

Um símbolo suíço no Brasil

A história do fondue se confunde a tantas outras receitas que foram melhorando com o jeitinho brasileiro. São várias as curiosidades que encontramos na história do fondue. Como trata-se de uma iguaria refinada, seguir algumas dicas como a acompanhar com os melhores vinhos também contribui para se ter horas felizes. Especialistas revelam alguns segredos para melhorar a experiência. A primeira coisa que você precisa saber é de onde a vem a expressão que dá nome ao prato.

A expressão fondue vem do termo francês, já que a França faz fronteira com a Suíça. Seu significado é derreter ou fundir. Nos primórdios, para os homens que habitavam as regiões montanhosas era praticamente impossível ir para o centro das cidades em busca de alimentos. Como eles eram produtores de queijo, derretiam o ingrediente e comiam com pão. Desta forma, tinham uma deliciosa comida quentinha para se aquecer nos longos invernos. Dizem que a primeira vez que foi feita foi na Segunda Guerra Mundial. Mas há quem fale que foi no século 18.

Comer fondue, seja os três tipos mais conhecidos de uma vez só ou somente um deles requer todo um ritual. Panela certa, fogareiro no ponto, mesa bonita e lotada: de molhinhos para a carne, pães finamente cortados para o de queijo e frutas e bolachas waffle embebidas no rum para misturar ao chocolate quente. Atualmente, dizem que o fondue de chocolate é o mais popular do mundo. Mas esta receita só começou a agradar aos mais diversos paladares na década de 50. Foi um chef de cozinha de Nova York que o criou pra ser servido como sobremesa.

O fondue de queijo fica uma delícia quando harmonizado com vinho brancos. Neste caso, as versões feitas a partir da chardonnay com pouco de madeira são a dica. Já o de carne fica perfeito com vinho tinto. Experimente os mais suaves. Entre os vinhos tintos mais jovens, prefira os feitos com uva Merlot ou um italiano preparado a partir da uva Primitivo. E com o de chocolate? Aí, a recomendação vai pros vinhos mais adocicados. Embora a decisão mais tradicional seja o bom e velho vinho do porto.

Veja Também