Quinta-feira, 28 de março de 2024

Para os amantes da cultura italiana

Em sua 17ª edição, Festival Italiano de Nova Veneza resgata cultura e fomenta turismo com muita música, apresentações artísticas, gastronomia

Postado em: 03-06-2023 às 09h00
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Para os amantes da cultura italiana
Festival que segue até domingo (4), busca valorizar a história da cidade, formada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos | Foto: Reprodução

Com o tema ‘Uma Itália em Nova Veneza’, a 17ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza segue até este domingo (4) com acesso gratuito para a população. A festa foi criada para valorizar a história da cidade, formada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos. No patamar dos grandes festivais do Brasil a festa conta com uma ampla programação dedicada à cultura italiana com muita música, apresentações artísticas, gastronomia e muito mais. 

No total são 55 expositores nas áreas de artesanato, comida e bebida. Além disso, há dois restaurantes e a Cantina da Nonna servindo os visitantes. Só a Cozinha da Nonna, que é a cozinha oficial do evento, 60 cozinheiras estarão envolvidas na preparação de cerca de 20 mil porções do cardápio com 20 opções. Pensando nesse público, o restaurante elaborou um cardápio especial de pratos que levam a tradicional receita italiana, com valores que partem de R$ 20.

No cardápio estão inclusos pratos como Spaghetti Alla Carbonara, conhecido como um dos molhos italianos mais apreciados no mundo inteiro; Polpette, que são as famosas almôndegas, que fazem parte da culinária italiana, entre outros tradicionais da cultura italiana. Mesclando as duas culturas o festival traz o prato Goiás é Bom Demais, famoso desde o seu lançamento, ainda na primeira edição do festival, o molho feito com pequi, frango desfiado e açafrão é exemplo da junção de ambas as culinárias. Um outro sabor é o do Creme Zucca, com inspiração no prato Penne Alla Mantovana, clássico da região centro-oeste da Itália, o creme de zucca é um molho que se destaca pelo uso diferenciado da abóbora cabotiá com toque de goianidade.

Continua após a publicidade

Além do sabor, as danças típicas trazem o clima de alegria do italiano. Expressivo em sua essência, os italianos não se comunicam apenas através de palavras, expressões faciais e gestos. As danças ganharam força no País a partir do século XIV com o Renascimento e passaram a fazer parte de suas tradições folclóricas, contando muito sobre o país e seu povo, que valoriza a convivência à mesa e com a família. Marcada pelo ritmo e pela alegria, dançar, para o italiano, é uma forma de confraternizar e celebrar conquistas.

É por isso que a dança faz parte da programação do 17° Festival Italiano de Nova Veneza, agendado para os dias 1º a 4 de junho em Nova Veneza, Goiás. Cerca de 24 dançarinos do premiado Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro virão da cidade homônima de Nova Veneza, em Santa Catarina, para apresentar 13 coreografias, de diversos gêneros, desde projeção folclórica, danças de migração até a tradicional Tarantela. O grupo permanece na cidade até domingo (4).

O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Veneza GO, com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Goyazes. Tem também apoio da Câmara Municipal da cidade, SEBRAE Goiás, Deputado Estadual Bruno Peixoto, Assembleia Legislativa de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura e Governo de Goiás, e parceria com o SESC-GO.

Como chegar?

1 – De Goiânia, a opção é ir pela GO 462, que sai pela Avenida Eurico Viana, no setor Parque das Nações, passa pelo Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, por Santo Antônio e chega direto à cidade. Por essa alternativa, são 28 quilômetros de distância. 

2 – Outra alternativa é seguir pela 070, rodovia que na capital pode ser acessada pela Avenida Anhanguera e chega a Inhumas. De lá, o trajeto para Nova Veneza se dá também pela GO 222 e a distância é ainda menor: 20 quilômetros. 

3- Para quem vem de Anápolis, a indicação é a GO 222, que parte de Anápolis e segue até Nerópolis, sendo que o visitante deverá passar por dentro da cidade para acessar novamente a rodovia GO 222 até Nova Veneza. O trajeto tem 40 quilômetros é o indicado para quem vem de Brasília também. 

4 – Desde 2018, Nova Veneza ganhou uma nova alternativa de acesso com a pavimentação da antiga estrada Santa Bárbara, é a GO 420. Com 6,7 quilômetros, ela liga a cidade de Nova Veneza à GO-080, após a cidade de Nerópolis. Por este caminho, quem vem de Goiânia anda 37 quilômetros; de Anápolis, são 45 quilômetros.

Veja Também