Bike Indoor: Aula de ciclismo em grupo tem estimulado praticantes a se exercitarem

Os resultados compensam, esse é um dos pontos fortes da aula, os benefícios são inúmeros e bastante variados

Postado em: 06-06-2023 às 09h43
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Bike Indoor: Aula de ciclismo em grupo tem estimulado praticantes a se exercitarem
Os resultados compensam, esse é um dos pontos fortes da aula, os benefícios são inúmeros e bastante variados | Foto: Divulgação

Pedalar sem sair do lugar pode até parecer uma atividade chata, mas perder peso na academia nunca foi tão divertido. Com luzes coloridas e muita música eletrônica, o Bike Indoor é uma aula de ciclismo em grupo com prática em bicicletas ergométricas projetadas para a atividade, com design esportivo e aerodinâmico, ao contrário das bicicletas ergométricas comuns. Ninguém amaria uma aula tão intensa se as vantagens não compensassem, concorda? Esse é um dos pontos fortes da aula, os benefícios são inúmeros e bastante variados.

Todos sabem que praticar exercício físico não está no topo da lista dos afazeres que mais amamos. Mas com uma pitada do estimulo certo, conseguimos nos adaptar. Por ser em grupo e divertida, a prática do Bike Indoor tem tomado conta das academias goianas. A grande procura pelas aulas é uma prova que essa modalidade virou mania e pode ser uma opção alternativa para quem busca emagrecer, fortalecer a musculatura dos membros inferiores do corpo e melhorar o condicionamento físico. 

As aulas são sempre animadas e o exercício é bom para o corpo. A duração média é de 45 minutos e cada sessão pode queimar até 800 calorias, segundo a personal trainer Isabella Queiroz. “A quantidade de calorias queimadas varia de acordo com cada metabolismo. Depende também da aula, dos estímulos no exercício e além disso, fortalece muito os músculos inferiores”, explica. Por ser uma atividade intensa, promete ser uma forma rápida e eficaz de combater o excesso de gordura.

Continua após a publicidade

A atividade é perfeita para quem gosta de fazer exercício enquanto se diverte. Afinal, com pessoas animadas, músicas alegres e luzes piscantes, cada aula de Bike Indoor é uma verdadeira festa. Para além da satisfação que você sente em participar dessa experiência, os resultados são o verdadeiro destaque dessa jornada de cuidados com o corpo e com a mente. O primeiro deles é o fortalecimento do sistema cardiovascular e respiratório. Isso acontece porque pedalar é um exercício muito extenuante que acelera o metabolismo e a frequência cardíaca.

Segundo a profissional especialista na modalidade, o exercício ainda aumenta a sua resistência. “Já nas primeiras sessões pode-se sentir uma melhora perceptível na forma como a respiração e o coração funcionam. Isso só vai melhorar se você conseguir aumentar a frequência e a intensidade dos seus treinos”, diz. Também enrijece a musculatura das pernas e dos glúteos. Isso ocorre porque ao pedalar, os músculos mais trabalhados são os mesmos. Em uma aula de Bike Indoor, são simuladas subidas e descidas e seguem um ritmo acelerado e constante.

É importante ressaltar que o Bike Indoor, assim como todas as atividades físicas, estimula e tonifica os músculos com prática frequente e regular. Por isso, é possível emagrecer e tonificar os músculos das coxas, panturrilhas, bumbum e até do abdômen. E quem não quer aquele corpo perfeito e bem definido não é mesmo? Para poder construir os músculos, aposte na intensidade e aumente gradualmente a dificuldade de pedalar com subidas e descidas simuladas. Assim poderá trabalhar melhor as diferentes cadeias musculares.

Quem pensa que movimentar o corpo envolve apenas saúde física e estética, engana-se. Os benefícios alcançam também a esfera psicológica. As atividades físicas que exigem muita energia como o Bike Indoor, irão fazer com que o seu corpo libere muita serotonina, o hormônio do prazer e do bem-estar. “Além de ter a capacidade de relaxar, aumentar a qualidade do sono, trazer um humor melhor, ainda impacta na sua qualidade de vida”, finaliza a personal trainer Isabella Queiroz. Isso previne e combate ao estresse e a depressão.

Veja Também