Pipoca, cobertor e aquele bom filme

Entre clássicos romances e histórias realistas, Fernanda Schein revela suas escolhas para a data mais romântica do ano

Postado em: 10-06-2023 às 10h30
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Pipoca, cobertor e aquele bom filme
Entre clássicos romances e histórias realistas, Fernanda Schein revela suas escolhas para a data mais romântica do ano. | Foto: iStock

Para dar continuidade ao fim de semana mais romântico que já se viu por aqui, o Essência termina a sessão ‘love is in the air’ com a o amor em destaque. Não preciso relembrar que nesta segunda-feira (12) celebra-se os relacionamentos com o Dia dos Namorados e hoje, falaremos de como a simplicidade de um dia a dois pode ser transformadora. Filminho, cobertor e aquele bom filme com seu par pode ser uma ótima pedida. E para te poupar de rolar catálogos infinitos, cineasta lista cinco filmes para assistir a dois.

O Dia dos Namorados está chegando e para os casais que não curtem as filas enormes dos restaurantes no dia mais romântico do ano, a pedida perfeita é um bom filme e um cobertor quentinho com o seu amor. Pensando nisso, a cineasta Fernanda Schein, que vem se destacando na cena internacional, parte do time de edição de grandes projetos da Netflix e super premiada também no cinema independente, listou cincco filmes para ninguém perder horas no menu inicial dos streamings. Hora de convidar o crush e preparar a pipoca!

“Para quem gosta de cinema clássico, esse é um dos meus romances preferidos”, dia a cineasta sobre o filme ‘Breve Encontro’ (1945). Dirigido por David Lean, Laura e Alec, dois estranhos, se conhecem acidentalmente em uma estação de trem e logo se sentem atraídos um pelo outro. Apesar de ambos serem casados, eles se encontram regularmente, vivendo um romance secreto e intenso. Contudo, o peso da moralidade e das responsabilidades familiares começa a pesar, colocando em cheque seus sentimentos e desafiando a durabilidade de seu amor proibido.

Continua após a publicidade

A trilogia ‘Antes do Amanhecer’ (1995), ‘Antes do Pôr do Sol’ (2004) e ‘Antes da Meia-Noite’ (2013) acompanha o encontro fortuito de Jesse e Celine em três momentos cruciais de suas vidas. “Essa trilogia é perfeita para maratonar, especialmente para aqueles casais românticos e realistas, que gostam de filosofar e conversar sobre o amor e suas consequências”, explica Fernanda. Essa trilogia de Richard Linklater é um retrato poético e realista do amor, explorando as complexidades e transformações do sentimento ao longo do tempo.

Entre as mais diversas fases que o casal se vê, no primeiro filme ‘Antes do Amanhecer’, eles se conhecem em Viena e passam uma noite inesquecível juntos, discutindo sobre a vida e o amor. Nove anos depois, em Paris, na segunda produção ‘Antes do Pôr do Sol’, os dois se reencontram e refletem sobre suas escolhas, sonhos e decepções. Por fim, no terceiro ‘Antes da Meia-Noite’, Jesse e Celine estão em uma nova fase do relacionamento, enfrentando conflitos e questionando o futuro. 

Vale lembrar que o amor é atemporal, não é só dos jovens! O cinema às vezes ilustra demais os romances joviais, e falha em criar histórias para acompanhar os romances da velhice e todas suas lindas nuances. Dirigido por Michael Haneke, a produção nos leva à vida de Anne e Georges, um casal de idosos que enfrenta os desafios da velhice juntos. O filme ‘Amor’ é lindo e muito realista. “Uma espiadinha de uma fase da vida que todos nós um dia vamos passar, mas nem sempre pensamos sobre isso”, alerta de spoiler.

“Esse é um daqueles filmes bem polarizados, teve quem amou e quem odiou. Eu achei o filme maravilhoso enquanto produção/história, mas foi um pouco difícil pra eu assistir. Sou uma pessoa que não gosta muito de conflito, e assistir uma discussão de duas horas me fez sentir dentro daquela briga – o que só mostra o quão envolvente o filme é. Esse é para os casais fortes, buscando explorar conflitos”, conta a cineasta sobe o filme ‘Malcom & Marie’ (2021), do diretor Sam Levinson.  Um retrato cru e visceral do amor e da vulnerabilidade de um casal.

Em ‘Me Chame Pelo Seu Nome’, baseado no romance de André Aciman e dirigido por Luca Guadagnino, somos transportados para o verão de 1983, na Itália. Elio, um jovem de 17 anos, passa suas férias em uma vila italiana com sua família. Lá, ele conhece Oliver, um estudante americano que está trabalhando como assistente de pesquisa de seu pai. À medida que os dias ensolarados se desenrolam, Elio e Oliver desenvolvem uma profunda conexão, descobrindo juntos o despertar do desejo e do amor. 

O filme retrata com delicadeza e sensibilidade a descoberta da sexualidade, a paixão avassaladora e os desafios emocionais de um romance proibido, capturando a efervescência do primeiro amor e as complexidades da identidade. “Tem algo mais romântico que um verão na Itália? Sou completamente apaixonada por tudo nesse filme! As locações, a fotografia, a atuação, a montagem… É intenso, é sexy, é romântico e é uma história linda demais”, diz apaixonada. Não vai faltar histórias para você mergulhar ao lado do crush.

Saiba mais sobre Fernanda Schein

Do interior do Rio Grande do Sul para Los Angeles, a cineasta e editora Fernanda Schein já atuou em diversos projetos importantes do cinema e da publicidade. Fez mestrado na New York Film Academy e partir daí, fez parte da produção de projetos como o filme ‘Forbidden Wish’, melhor longa pelo Santa Monica Film Festival disponível no Prime Video e produções independentes, como ‘The Boy in The Mirror’, vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no California Women’s Film Festival.

Foi editora/montadora principal de projetos dirigidos por Rob Styles, como ‘A Social (Media) Construct’ e ‘Sleeping Awake’. Agora está brilhando cada vez mais com o recém lançado ‘I See You’ e como parte do dream team da Campfire, importante produtora em Los Angeles, responsável por ‘Neymar: O Caos Perfeito’. Já prestes a estrear, ‘Envenenados: O Perigo na Nossa Comida’, para a Netflix, também em 2023 terá o longa-metragem ‘Farewelling’, dirigido por Rodes Phire e o curta ‘Last Minute’, de Joel Junior.  

Veja Também