Dançadores do Rosário: ‘um cartão postal das congadas de Catalão’

Livro de Lúcia e Maria Luíza reúne fotografias e textos para destacar uma das principais festas populares locais

Postado em: 25-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dançadores do Rosário: ‘um cartão postal das congadas de Catalão’
Livro de Lúcia e Maria Luíza reúne fotografias e textos para destacar uma das principais festas populares locais

GABRIELLA STARNECK*


Continua após a publicidade

O livro Dançadores do Rosário, de Lúcia Teixeira de Carvalho e Maria Luíza M. Mendonça, será lançado nesta segunda-feira (25) na Vila Cultural Cora Coralina. A obra registra de forma escrita e fotográfica as congadas de Catalão, mostrando o intenso colorido da festa, a alegria do povo, os ternos de Congo e a beleza de uma das mais tradicionais comemorações locais da cultura popular. 

Editada pela Editora Tallento com apoio do Governo do Estado, Dançadores do Rosário’é “tipo um cartão postal da festa para ser distribuído fora da cidade, sem falar que é um documento – já que registra o evento por meio de fotos e textos”, afirma Lúcia Teixeira ao Essência. Além disso, o livro traz, por meio das imagens, a evolução fotográfica, tanto no aspecto visual, já que as primeiras fotos foram tiradas no ano de 1986, bem como acompanham a evolução tecnológica da fotografia, indo da forma analógica até a digital.


Livro

Com a finalidade de documentar as congadas de Catalão, Dançadores do Rosário reúne fotografias captadas pelas lentes de Lúcia Teixeira de Carvalho, desde 1986, com um resumo da tese Dançadores do Rosário, de Maria Luísa M. de Mendonça – que inclusive deu nome à obra. “Eu venho fotografando desde 1986, já que fui criada na cidade em que festa ocorre. E, fazendo uma faxina em casa, vi que tinha muita foto guardada e pensei ‘será que isso daria um livro?’. Então comecei a fotografar ainda mais a festa e escanear as fotos que já havia tirado”, diz Lúcia. O design gráfico ficou a cargo de Antônio Carlos de Jesus Cruz.

A fotógrafa ainda conta que, em princípio, ela havia conversado com a irmandade da Nossa Senhora do Rosário sobre o livro que estava estruturando: “Fiz um resumo da obra, imprimi e levei para eles, mas o pessoal da irmandade queria que eu retratasse os 21 ternos de Congo, então desenvolvi ainda mais o trabalho”. Em relação à parte escrita, Lúcia Teixeira pensou na parceria com sua prima, Maria Luísa, pois ela havia feito uma tese sobre a festa. “Não tivemos nenhuma dificuldade em conciliar texto com a fotografia, foi uma sinergia perfeita”, finaliza Lúcia Teixeira.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov


SERVIÇO

Lançamento de ‘Dançadores do Rosário’

Quando: segunda-feira (25) às 18h30

Onde: Vila Cultural Cora Coralina (Rua 23, esquina com a Rua 3, Centro de Goiânia)

Entrada gratuita

 

Veja Também