Mágico Maroja abre turnê nacional em Goiânia

Maroja vem se especializando em magia cômica e, apoiado pela Funarte, manteve contato com mestres circenses Brasil afora

Postado em: 30-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mágico Maroja abre  turnê nacional em Goiânia
Maroja vem se especializando em magia cômica e, apoiado pela Funarte, manteve contato com mestres circenses Brasil afora

O artista circense Diogo Maroja estreou o espetáculo Mágica nos Trópicos, em Goiânia, na última sexta-feira (28). A turnê vai passar por mais seis estados brasileiros. Antes de embarcar para Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro, o mágico se apresenta neste sábado (30), às 18h30, no Parque Flamboyant. 

Segundo o mágico, premiado pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Bolsa Funarte Residência em Artes Cênicas, além de impressionar o público, Mágica nos Trópicos deseja lembrar o enorme poder da magia existente no coração de cada ser humano. “Esse poder se trata da capacidade de transmutar a realidade, realizar sonhos e desejos para além das limitações da lógica e da racionalidade”, ressalta ele.

Continua após a publicidade

Com direção de Felipe Thiago Teixeira, Mágica nos Trópicos  reúne diferentes modalidades do ilusionismo – como a prestigitação, o mentalismo, o escapismo, os efeitos de produção de objetos e os equipamentos mágicos. 

Maroja vem se especializando em magia cômica e, apoiado pela Funarte, manteve contato com mestres circenses Brasil afora. Segundo ele, o produto deste trabalho de formação é o novo espetáculo, que resgata o formato itinerante e tradicional da transmissão de conhecimentos da mágica.

A trajetória do artista se iniciou, há cinco anos, com a montagem de Moleza Leveza na Terra das Ilusões, com direção de Manoel de Jesus (Palhaço Sapequinha). Nesta experiência inicial na pele do Palhaço Moleza, ele viajou por nove municípios goianos, ampliando sua vivência como mágico, que agora se apresenta em outras regiões brasileiras. Em cada um dos estados, Diogo também realiza uma oficina de introdução às artes mágicas. 

O novo espetáculo foi sendo concebido no contato com grandes mestres da arte circense em 2017. No Rio de Janeiro, o projeto de aperfeiçoamento foi conduzido por Felipe Thiago Teixeira (mágico Rossini). Organizador de diversos encontros, convenções e festivais na área da mágica, Rossini é um dos mais respeitados mágicos da cena brasileira, mantendo viva a tradição do ilusionismo por meio do compartilhamento dos saberes herdados de sua família. Atualmente, coordena o Centro Cultural das Artes Mágicas (Cecam), também situado no Rio de Janeiro, que se dedica à formação de novos mágicos.

Na Bahia, manteve contato com o peruano Jhonatan Ocampo, representante da forte influência dos artistas latino-americanos na cena cultural brasileira. Artista autodidata natural de Lima, atualmente radicado no Brasil, Jhonatan se dedica, há quase dez anos, a apresentações de mágica por ruas, parques, praças e ônibus nos países Brasil, Peru, Bolivia, Equador, Colômbia. Nesse período, ministrou aulas no Centro Cultural Kinti Wasi, no Equador, por dois anos.

Em Alagoas, Teófanes da Silveira (palhaço Biribinha) coordenou o processo de transmissão dos conhecimentos mágicos, compartilhando com Maroja os saberes herdados em seus 60 anos de carreira. “Biribinha é um dos mais respeitados ícones da cena circense brasileira, um patrimônio vivo da memória e tradição circenses”, finaliza o artista goiano.


SERVIÇO

‘Mágica nos Trópicos’

Quando: sábado (30)

Onde: Parque Flamboyant (R. 15, 103-157, Jardim Goiás – Goiânia)

Horário: 18h30

Entrada gratuita

Veja Também