Bocas del Toro está entre as 50 cidades mais lindas do mundo

Lugar simples, rústico, mas não muito conhecido

Postado em: 31-07-2023 às 09h02
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Bocas del Toro está entre as 50 cidades mais lindas do mundo
Lugar simples, rústico, mas não muito conhecido | Foto: Divulgação

Um lugar simples, rústico e não muito conhecido. Assim começo falando do destino Bocas del Toro, no Panamá. Ele entrou para a lista das 50 pequenas cidades mais lindas do mundo e hoje vamos saber um pouco mais da província que tem encantado. Espere encontrar uma paisagem pouco desenvolvida e uma atmosfera amigável e descontraída. Bocas também abriga uma floresta tropical, algumas das culturas indígenas como a Ngäbe e a NasoTjerdi, além de muitas das praias mais famosas do País.

Bocas del Toro, no Panamá, é um destino pé na areia, roots, despretensioso, que você pode curtir sem correria, no melhor estilo paz e amor. E são exatamente essas características, somadas à energia do lugar, que fazem todos se apaixonarem por esse conjunto de ilhas tão místicas do Caribe Panamenho. Não à toa, segundo a edição internacional da Condé Nast Traveler, a cidade figura na lista das 50 pequenas cidades mais lindas do mundo. E te digo, vale a pena se programar para desvendar as particularidades desse paraíso.

Localizado na costa norte do Caribe do Panamá, fronteira com a Costa Rica, Bocas del Toro é considerado um dos principais destinos de viagem no País e conta com nove ilhas principais, 52 cays e milhares de ilhotas. Entre as principais, estão as três ilhas: A ilha principal, Ilha Colón; a Ilha Bastimentos, que é uma das maiores do Panamá; e a pequena Ilha Carenero. A cidade, ainda pouco conhecida, está no Primeiro Parque Marinho Nacional, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.  

Continua após a publicidade

Motivos para viver essa experiência não param. Conhecido como ‘Galápagos do Caribe’, a cidade é também um dos lugares com mais diversidade biológica do mundo e um dos destinos de turismo ecológico mais visitados do País. A região ainda conta com uma beleza natural intocada, que engloba, além das praias lindas com natureza exuberante, você poderá explorar praias desertas, arrecifes de coral repletos de vida marinha, nadar com peixes-boi, ver estrelas do mar e muito mais. 

Bocas Del Toro também abriga um laboratório natural de estudos evolutivos e de mudanças climáticas, além do primeiro Mission Blue Hope Spot do Panamá, um programa focado na reabilitação e preservação do ecossistema marinho. 95% das espécies de corais caribenhos podem ser encontradas por lá. Logo, você pode esperar observar uma maravilhosa variedade de criaturas de recifes tropicais, incluindo tubarões-lixa, arraias e muitas espécies de caranguejo e lagosta. 

Caso seja um mergulhador experiente, você pode dar um mergulho na ciência com o Smithsonian. Para atividades marinhas mais acessíveis, dirija-se ao Parque Nacional Isla Bastimentos, onde você pode surfar, mergulhar com snorkel e com cilindros de oxigênio. Para uma variedade ainda maior, faça um passeio bioluminescente ou explore a Caverna dos Morcegos de Nivida. Ao visitar Bocas Del Toro, você pode passar seus dias explorando a natureza local e suas noites curtindo a vida noturna.

O clima de Bocas del Toro é tropical úmido e visita-lo é ter a certeza de chuva em pelo menos um dia, até mesmo nos meses mais secos. O período de chuvas vai de abril a agosto e de novembro a janeiro. Portanto, se puderem escolher o período para visitar Bocas, escolha fevereiro, março, setembro e outubro. Não é garantia que não vai chover, mas a probabilidade diminuiu bastante. Ou seja, se tiver a oportunidade, vá. O arquipélago de nove ilhas do Caribe panamenho é um destino subestimado e que merece visibilidade.

Onde ficar em Bocas del Toro?

Há uma enorme variedade de hotéis em Bocas del Toro, desde os mais simples até alguns mais luxuosos, mas todos no estilo rústico de Bocas. Um dos destaques é o La Coralina Island House, localizado em Paunch Beach, a poucos minutos de carro do centro de Bocas Town. O hotel tem apenas 26 suítes e 8 villas, cada uma delas com vistas impressionantes para o mar do Caribe. Está cercado pela rica natureza da região e, desde sua inauguração, em 2021, vem se mostrando como um destino focado no bem-estar.

O La Coralina conta com um spa repleto de tratamentos holísticos, retiros wellness e de autoconhecimento, além da vibração única da arquitetura inspirada nas cores e formas de Bali. Outro destaque é a gastronomia, que redefiniu a culinária caribenha e foca em ingredientes frescos locais elaborados em uma cozinha contemporânea simples e deliciosa. Gastronomia esta, que é rica em frutos do mar frescos, o que dá uma graça a mais à cultura local. Para chegar ao paraíso Bocas é preciso pegar um voo de 45 minutos saindo da Cidade do Panamá. Se joga!

Veja Também